Referências e participações em Star Trek

Star Trek 2009O filme Star Trek possui uma série de referências à Série Clássica, A Nova Geração, e também a Cloverfield, além de participações especiais de amigos, familiares e de alguns membros da própria equipe de produção. Destaque para o andróide de Star Wars, R2D2, o pingo, o irmão de Zachary Quinto e outros, que, agora, poderão ser vistos no Blu-ray/DVD. Disponibilizamos para você algumas imagens.

Referências.

Mantendo a tradição da ILM em inserir itens de Star Wars nas cenas de fundo de filmes de Jornada (Star Trek VIII: Primeiro Contato teve a presença da Millennium Falcon na batalha contra o cubo Borg), desta vez eles mostraram o andróide R2-D2 nos escombros em órbita de Vulcano. R2-D2 pode ser visto passar na parte esquerda da tela principal por uma fração de segundo.

r2d2 star trek

Mas também temos referências à série original, como a bebida Saurian Brandy usada por Kirk na luta do bar.

Star Trek 2009 Saurian Brandy 1

 Star.Trek.2009.DvDRip-FxM (00-22-13.584)

Saurian Brandy 

Outra presença de elemento da série original no filme é o Pingo, visto numa gaiola do posto avançado em Delta Vega, onde se encontra Scott.

pingo 

Já na cena em que Kirk sai do casulo de fuga em Delta Vega aparece a inscrição NCC 1701-D referente ao número da Enterprise-D do capitão Picard em A Nova Geração.

STNG 1701-d

O nome do Almirante James Komack visto abaixo é uma homenagem ao personagem da série original. Komack esteve em alguns episódios da série como Amok Time e This Side of Paradise. Enquanto que Richard Barnett refere-se ao artista de efeitos visuais que trabalhou em Deep Space Nine e Enterprise

Star.Trek.2009 barnett e komack

Komack _Amok_Time

Naves de rapina romulanas da série original e vulcanas de Star Trek VIII: First Contact podem ser vistas no interior da Narada.

nave vulcana

nave romulana e vulcana

Referências ao filme Cloverfield podem ser vistas na cena do bar, onde Uhura lê um cardápio com o desenho da propaganda da bebida Slusho e da baía de São Francisco, onde um dos edifícios tem o nome Tagruato, referente a uma empresa de pesca no filme monstro.

slusho 

tagruato 

Participações.

Os atores Rachel Nichols (oraniana Gaila), Paul McGillion (comadante no hangar) e Tyler Perry (diretor da Academia) tiveram alguns minutos de participação no filme.

Mas Abrams incluiu também alguns parentes, amigos e membros da própria produção fazendo ponta no filme.

O irmão de Zachary Quinto, Joe Quinto, fez o papel de um romulano. Joe Quinto é fotógrafo profissional.

joe quinto

O pai de J. J. Abrams está presente no bar de Iowa, como um dos observadores da briga de Kirk.

pai de abrams

Ex-integrantes da equipe de produção de Jornada fizeram questão de dar o ar da graça. O escritor Akiva Goldsman, que teve adaptação da sua história, Time to Kill, para o episódio de A Nova Geração, também fez uma ponta como membro do Conselho Vulcano.

Akiva Goldsman

O designer, criador do monstro da neve, Neville Paige, também fez uma ponta como o romulano que anuncia a presença da USS Enterprise.

Neville Paige

Amanda Foreman é uma das atrizes que trabalhou nas séries de Abrams, Alias e Felicity e que teve uma mãozinha do diretor para aparecer como uma oficial da ponte da Enterprise, chamada Hannity. Alguém dúvida que ela não estará no próximo filme?

Amanda Foreman 

Quem não se lembra do professor de ciência da computação da Universidade Carnegie Mellon, autor de The Last Lecture, e fã de Jornada, diagnosticado com câncer pancreático terminal? Ele tinha um sonho de aparecer em uma produção de Jornada. Abrams concedeu esse seu último desejo. Randy Pausch fez um tripulante da USS Kelvin.

 

Randy Pausch

Outro convidado especial foi Chris Doohan, filho de James Doohan, que em homenagem ao pai, faz uma aparição como auxiliar de Scott (Simon Pegg) na sala de transporte. Uma bela homenagem.

chrisdoohan

James Cawley é conhecido como o produtor e ator (Kirk) do mais famoso fanfilm, Star Trek: New Voyages, agora Phase II. Cawley foi convidado por Abrams para fazer uma ponta ao lado de Zachary Quinto.

James Cawley

Já Jeff Quinn fez o primeiro Spock do fanfilm New Voyages. Ele aparece também como vulcano no flashback de Spock Prime, inspecionando a Jellyfish. Infelizmante ele é filmado de costas. Quem sabe da próxima vez?

Jeff Quinn

O romulano que segura o cilindro dentro da Jellyfish é Richard Arnold, ex-assistente de Gene Roddenberry e consultor de A Nova Geração.

Richard Arnold 

 A campeã de Kickboxer e atriz de Menina de Ouro, Lucia Rijker, também fez papel de romulana e apareceu apenas nas cenas finais.

Lucia Rijker

Por enquanto é só. Se você souber de mais alguma referência ou participação, mencione aqui.