‘O Guia da Saga’ coloca Brasil no mapa de Star Trek

IMG_6515Leonard Nimoy costumava dizer que o sucesso de Star Trek era equivalente a prender um relâmpago dentro de uma garrafa. E a tarefa que o livro Jornada nas Estrelas – O Guia da Saga (Editora LeYa, 320 páginas, aqui na Amazon) tem ao prometer contar a história e os bastidores de todas as encarnações da cinquentenária franquia de ficção-científica a princípio parece semelhante. Escrita por Susana Alexandria e Salvador Nogueira, a obra é pretensiosa porém cumpre muito bem o seu papel. Desde já, se torna referência quando as missões da USS Enterprise e seus diversos derivados são o assunto.

guiadasaga001Não há dúvidas que dois dos maiores especialistas em Star Trek no Brasil conseguiriam produzir uma obra tão completa. A tradutora Susana Alexandria é conhecida entre os fãs. Por muitos anos atuou na Frota Estelar Brasil, que foi o maior fã-clube da série no País, principalmente escrevendo conteúdo para o Trekker Cultura, informativo que trazia curiosidades literárias, citações e aspectos culturais do universo trekker, ou gravando a Trekline, famosa linha telefônica nos anos 90 com notícias fresquinhas para os fãs numa era anterior à internet. Já o jornalista Salvador Nogueira é o criador e um dos editores do Trek Brasilis, e eu tenho o prazer de ser associado a ele neste projeto já há 16 anos. Juntos, os dois escritores lançaram em 2009 pela Editora Aleph o Almanaque Jornada nas Estrelas, que foi um grande sucesso editorial.

E justamente ele foi um embrião do que O Guia da Saga viria a se tornar. Salvador e Susana pretendiam lançar algo assim já em 2009, mas por opção da editora, e aproveitando uma onda de almanaques que havia invadido as livrarias à época, a obra mudou seu rumo. Sem problemas, pois sete anos depois a rota original foi reestabelecida e o sonhado livro chega agora às mãos dos trekkers brasileiros.

Como fã de Star Trek e colecionador de materiais de referência sobre a série há quase 30 anos posso afirmar que não há, nem no exterior, uma produção como esta, feita inteiramente no Brasil. O Guia da Saga consegue reunir o melhor dos diversos Compediuns lançados lá fora pela Pocket Books, com as entrevistas esclarecedoras das obras de Mark A. Altman e Edward Gross, tudo isso em apenas um volume. O conjunto total das temporadas de todas as séries que atualmente compõem a franquia (Série Clássica, A Série Animada, A Nova Geração, Deep Space Nine, Voyager e Enterprise) ganhou capítulos completos independentes e dedicados (num perfeito total de 50, a data comemorativa deste 2016), assim como os 13 filmes para cinema. Tudo com informações de bastidores inéditas por aqui, que vão desde os aspectos técnicos como as picuinhas da equipe de produção e roteiristas, sempre dando nomes às mentes criativas que escreveram cada pedacinho das séries que tanto amamos. Acompanham as obrigatórias fotos, escolhidas com esmero pelos autores, e há diversos boxes nos capítulos explorando assuntos de interesse específico.

E Susana e Salvador foram além. O Guia da Saga conta com segmentos que ilustram o universo expandido de Star Trek, como os livros de romances; os fanfilmes; a série Phase II, que nunca saiu do papel; parte da história do fandom no Brasil; e até informações sobre as tradutoras da série para dublagem em língua portuguesa. Provando que é um postulante ao lugar mais alto do pódio dos livros de referência, os autores incluíram um miniguia de todos os episódios destes 50 anos, com uma breve ficha técnica e sinopse, além de avaliação de qualidade.

Não há como não recomendar a compra deste livro. Se você é fã de Star Trek, torna-se obrigatório tê-lo em sua estante. A torcida é para que a tiragem atual esgote, e que em alguns anos possamos ter uma segunda edição, atualizada com a novíssima e ainda misteriosa série Star Trek Discovery.

A cena trekker brasileira está agitada. Fãs voltam a se reunir, as ferramentas tecnológicas das redes sociais de internet proporcionam podcasts e videocasts que parecem se multiplicar semanalmente, eventos que lembram as saudosas convenções dos anos 90 estão sendo retomados, o Netflix irá trazer os mais de 700 episódios a todos os seus assinantes. É um momento empolgante para o fã, e o lançamento de O Guia da Saga nos coloca no mapa mundial de Star Trek definitivamente.

Talvez você nunca tenha ouvido isso, mas como é bom ser trekker no Brasil!

SERVIÇO: Jornada nas Estrelas – O Guia da Saga pode ser adquirido aqui com bom desconto na Amazon BR.

capa_001