Editoras preparam HQs e livro para estreia de Picard

O hype para a estreia de Star Trek: Picard, no início de 2020, começará ainda em 2019. As editoras IDW e Simon & Schuster anunciaram que a série terá prelúdios em uma minissérie em quadrinhos e em um livro.

A revelação foi feita na quinta-feira (1º) no painel sobre publicações realizado durante a Star Trek Las Vegas, a maior convenção do mundo exclusivamente dedicada à franquia. O evento começou no dia anterior e vai até este domingo.

Os quadrinhos sairão sob o título Star Trek: Picard – Countdown, e a primeira edição circula em novembro de 2019. Serão ao todo três edições, escritas por Mike Johnson, da IDW, e Kirsten Beyer, produtora supervisora de Star Trek: Picard.

A história girará em torno de “uma missão que mudará a vida do amado capitão Jean-Luc Picard”, ajudando a fazer a ponte entre a nova série e a última vez que o vimos, em Star Trek: Nêmesis.

Em fevereiro de 2020, a escritora Una McCormack traz, pela Simon & Schuster, The Last Best Hope, o primeiro romance ligado à nova produção. Ele “levará diretamente à série e continuará e introduzirá aos fãs os novos personagens”.

Daí se deduz que Picard só deve aportar nas telas em fevereiro ou março de 2020, exibida pela CBS All-Access nos EUA, e pela Amazon Prime Video no resto do mundo, inclusive no Brasil. (No caso de Star Trek: Discovery, a estreia coincidiu exatamente com o lançamento do primeiro romance ligado à série.)

TIRANDO A KELVIN DA GAVETA
Outra notícia surpreendente vinda do painel foi a de que dois livros ambientados na linha do tempo da Kelvin serão finalmente publicados. The Order of Peace (originalmente intitulado Refugees), de Alan Dean Foster, e More Beautiful Than Death, de David Mack, haviam sido originalmente anunciados em 2010, na esteira da estreia do primeiro filme de J.J. Abrams, mas acabaram engavetados — por conflitos de bastidores.

A essa altura, com a linha do tempo da Kelvin no limbo no cinema e a iminente fusão entre a Viacom (dona da Paramount) e a CBS, os livros finalmente verão à luz do dia. O de Foster, em abril, e o de Mack, em agosto de 2020. Pode ser o começo de uma série de romances voltados para os fãs dos filmes produzidos por Abrams.

ENCONTRO DE UNIVERSOS
Nas duas últimas décadas, a responsabilidade de continuar a contar as histórias do século 24 recaiu sobre os romances e os quadrinhos. Agora, com Picard, o futuro do futuro está prestes a ser reescrito, e o painel de publicações também discutiu este drama de bastidores.

O panelista John Jackson Miller, ele mesmo romancista de Star Trek, participou da apresentação e comentou como “há muito mais oportunidades para integrar as coisas [entre livros e televisão] agora. (…) Vocês querem que funcione, e NÓS queremos que funcione. As histórias que importam para vocês ainda importarão de algum modo. Mantenham em mente que Star Trek é um multiverso.”

O romancista Dayton Ward, que não participou do painel, mas tem uma longa história com os livros de Star Trek, escreveu mais detalhadamente a respeito no Facebook.

Meus vários trabalhos de consultoria para a CBS envolvem trabalhar com certos parceiros de licenciamento para ajudar a desenvolver oportunidades de conexão, primariamente ligadas às novas séries, mas também às séries mais antigas, quando apropriado.

Uma dessas tarefas — de fato, uma das primeiras coisas que me pediram para ajudar a resolver quando me contrataram — foi a de trabalhar com S&S *e* com a CBS e encontrar um caminho adiante para os romances no que diz respeito à nova série Picard.

Do minuto em que isso apareceu, eu abordei a questão com uma única coisa: o mais fodidamente épico desafio de contação de história de Star Trek de todos os tempos.

Já houve várias discussões sobre este assunto, que remonta a mais de um ano atrás — antes mesmo que eu tivesse começado a desenvolver a história para o que se tornou meu romance de A Nova Geração Available Light — e como poderíamos proceder. Muitas das conversas iniciais não contavam com o benefício de saber o que a nova série iria fazer, então acabamos com muita conversa sobre praticamente qualquer coisa que você possa imaginar com respeito a esses livros.

Bem, um ano se passou, e sabemos bem mais hoje do que sabíamos então.

Como nosso editor, Ed Schlesinger, e John [Jackson Miller] indicaram, é um processo complicado com conversas contínuas (David Mack e eu tivemos uma conversa bem detalhada sobre esse mesmo assunto na recente convenção Shore Leave, e aquilo foi basicamente a “parte 1”), e todo mundo envolvido está levando muito a sério, porque todos queremos fazer direito.

Então, como foi dito de um jeito meio brincalhão antes, mas eu queria reiterar de forma séria agora: estamos trabalhando nisso. Verdade verdadeira.

Seja lá qual for o plano para alinhar os universos aí (poderíamos ter uma Crise das Infinitas Terras trekker nos romances?), os lançamentos continuam firmes e fortes. Neste ano, ainda sai um romance de David Mack na série de A Nova Geração, e a editora republicará a novelização do primeiro filme para o cinema, escrita por ninguém menos que Gene Roddenberry.

Para o ano que vem, além dos dois livros do universo da Kelvin, há dois romances da série original, além do próximo livro de Kirsten Beyer para Voyager.