TV Guide confirma: nova série será anterior à Clássica

lista publicada há algumas semanas pelo site TrekToday com as descrições do que supostamente seriam os personagens da nova série de Jornada nas Estrelas está confirmada –não oficialmente, mas quase isso.

A última edição da revista norte-americana “TV Guide”, uma das mais prestigiadas publicações sobre televisão no mundo, publicou uma matéria confirmando o polêmico documento –e olha que ela não costuma engolir boatos.

Veja o artigo escrito na revista pelo jornalista Michael Logan. O texto tem o sugestivo nome “Jornada nas Estrelas: A Primeira Geração”.

“Uma lista de elenco preliminar adquirida pela TV Guide revela que a quinta série do franchise Jornada nas Estrelas será uma pré-sequência sobre a infância da Federação que precede a época de Kirk e Spock por cem anos.

“Mas ao menos um personagem da série, que espera-se vá estrear nessa primavera na UPN, será familiar: sub-comandante T’Pau foi primeiro vista como um tipo de alta sacerdotiza Vulcana no episódio clássico de 1967 “Amok Time”, da série original. Interpretada por Celia Lovsky, a sábia e enrugada T’Pau presidiu o casamento interrompido de Spock com sua noiva de infância. Espere uma atriz mais jovem e Seven of Nineana para assumir o papel de T’Pau na nova série.

A ênfase usual de Jornada na diversidade étnica e intergalática será evidente nos outros personagens, que incluem o capitão Jackson Archer, um audacioso rebelde com umas farpas com os Vulcanos, tenente Joe Mayweather, um piloto afro-americano com mais experiência que seu capitão, a alferes Hoshi Sato, que pode imitar sons alienígenas, o doutor Phlox, um alienígena exótico especializado em medicina da Nova Era, e o engenheiro chefe Charlie “Spike” Tucker, um bom e velho rapaz do sul. Esse é que se pode chamar de o verdadeiro McCoy.”

Até aí, nada poderia garantir que as informações não haviam sido sugadas diretamente do TrekToday, invalidando a matéria como confirmação de qualquer coisa. Mas não foi bem esse o caso.

Steve Krutzler, editor do TrekWeb (maior concorrente do TrekToday) e forte opositor da idéia de uma série pré-Clássica, resolveu ir direto à fonte e telefonar para Michael Logan.

“Ele apóia sua matéria e diz que a lista de elenco que ele recebeu não era a tirada da Internet, e em nossa conversa parecia como o mesmo documento. Ele também disse que a Paramount não a confirmou, mas que ele sabe e está confiante de que se trata de fato de uma lista de elenco legítima”, disse Krutzler, em Fórum do TrekWeb.

Depois disso, até ele teve de se render aos fatos. “A menos que haja algum enorme mal-entendido aqui, parece que essa é realmente a verdade dos fatos”, afirmou.

O nome da série ainda não está confirmado, mas a tendência atual está sendo chamá-la de “Jornada nas Estrelas: Enterprise”, ou simplesmente “Enterprise”. Todos os domínios possíveis e imaginários com StarTrekEnterprise (.com, .net, .tv, .org) foram registrados pela Paramount recentemente, dando uma pista sobre o que deve estar por vir.

Outro rumor que surgiu, esse com um grau maior de certeza, é sobre o diretor escalado para dirigir o piloto da nova série, que deve começar a ser filmada em 6 de maio. Trata-se de James Conway, mais um veterano de Jornada a ser incluído na lista das supostas “novas vozes” prometidas recentemente por Rick Berman em entrevista.

Conway já dirigiu grandes episódios, como “Duet” (da primeira temporada de Deep Space Nine) e “The Way of the Warrior” (episódio que introduz Worf em DS9).

Sobre o último boato de elenco, vale dizer que Scott Bakula (o dr. Sam Beckett, da série Quantum Leap) continua na briga para interpretar o capitão Archer. O rumor, também iniciado no TrekToday, acabou indo parar na TV Guide Online. O agente de Bakula foi contatado pelos jornalistas, mas não quis comentar o rumor.

Finalmente, a UPN comentou alguns dos destaques de sua nova programação para setembro, e Dean Valentine, presidente de rede, mencionou a nova série, classificando-a de “extraordinária”. Ele revelou que a UPN está “imersa em negociações com o estúdio” para levar a nova série para o canal.

Devemos esperar um anúncio oficial da nova série e onde ela se encaixará na programação (se a UPN confirmar a compra dos direitos de exibição, o que deve acontecer) em breve. Aí teremos confirmação oficial do que será do futuro de Jornada nas Estrelas. Não oficialmente, tudo parece muito claro. Para o bem ou para o mal, a próxima série será ambientada em uma Enterprise do século 22.