Publicidade começa a crescer para conclusão de Voyager

Salvador Nogueira
Editor do Trek Brasilis

A partir da semana que vem os norte-americanos começarão a ver a última sequência de episódios inéditos de Voyager antes da conclusão da série. E a abertura não poderia ser mais saborosa: o impagável Q, “velho de guerra” dos tempos de A Nova Geração, está de volta para mais um interlúdio com Janeway e cia. Mais uma vez ele será interpretado por John de Lancie.

E como não poderia deixar de ser, a Paramount e a UPN já estão a todo vapor para divulgar o novo episódio, intitulado “Q2”. O site oficial da rede de televisão, por exemplo, já colocou no ar uma sinopse do episódio, que terá a primeira aparição do filho de Q, interpretado por Keegan de Lancie, filho de John.

Mais impressionante ainda, o site postou nada menos que oito fotos do novo episódio. E por elas dá para ver bem porque John de Lancie andou declarando que seria a última aparição de Q em Jornada nas Estrelas. O ator parece bem envelhecido, especialmente se lembrarmos de sua aparência no piloto da Nova Geração, “Encounter at Farpoint”.

Veja o que diz a sinopse do site da UPN e julgue por si mesmo se o episódio vai valer a pena ou não. “O filho adolescente de Q, Q2, uma criança malcriada com poderes onipotentes, está atolada sob a tutela de sua relutante tia Kathryn Janeway, para um período de reabilitação de uma semana, para que depois sua reincorporação seja considerada pelos juízes do Continuum. Com os poderes da criança temporariamente retirados, o jovem Q2 começa a fazer progressos, mas uma intervenção de seu pai faz com que o rapaz volte à primeira base e a tripulação da Voyager seja colocada em perigo.”

Seguindo a linha já adotada há algumas semanas (“vamos arrancar qualquer pontinho de audiências às custas da beleza de Jeri Ryan”), o episódio terá um atrativo especial. Em dado momento, Q2 fará com que as roupas da Borg Seven of Nine desapareçam, deixando-a em uma situação constrangedora. Mais constrangidos ainda deveriam ficar os produtores, com a crescente tendência a usar o físico avantajado de Seven of Nine como atrativo para a série.

Enquanto isso, a editora Pocket Books já está se preparando para lançar a novelização do episódio final de Voyager –mas não um mês após a exibição do episódio, como antes pretendia a editora. O anúncio foi feito pelo editor John Ordover e relatado pelo site TrekToday.

A decisão de adiar a data de lançamento do livro tem uma razão de ser: a Pocket Books não recebeu o roteiro do episódio em tempo de preparar a novelização para um lançamento quase simultâneo à exibição do episódio.

Em compensação, diz Ordover, “o livro terá (uma quantidade substancial de) material extra de continuação, levando a história da Voyager para o futuro”. A novelização será feita por Diane Carey, escritora já veterana em livros de Jornada. O material extra será preparado por Christie Golden.

A idéia é promover o “relançamento” da série no formato de livros em 2003, de forma muito semelhante à adotada pela Pocket com Deep Space Nine, que agora possui livros que relatam o que aconteceu após a conclusão da série. Segundo Ordover, o relançamento de Voyager em livros deve acontecer em 2003.

O episódio final de Voyager, que envolverá os Borgs e possivelmente cenas de 23 anos no futuro, deve ir ao ar no dia 23 de maio, nos EUA. Segundo os rumores, o duplo teria o nome de “Endgame”. O roteiro foi escrito pelo produtor-executivo Kenneth Biller, e o episódio está sendo dirigido por Allan Kroeker. As filmagens serão concluídas na próxima segunda-feira.