Rick Berman e Brannon Braga comentam premissa

O jornal Los Angeles Times conseguiu uma entrevista com a dupla responsável pela criação da mais nova série de Jornada, Enterprise. Nela, Rick Berman e Brannon Braga comentam a direção que o franchise irá tomar e quais os objetivos com a incursão ao século 22.

“Vocês verão os primeiros caras a irem ao espaço, os Chuck Yeagers da exploração espacial”, disse Rick Berman, referindo-se ao primeiro aviador a romper a barreira do som. “Os fãs verão todas as coisas que conhecem de Jornada, mas em estágio de desenvolvimento.”

Segundo Berman e Braga, a série não só leva Jornada a uma nova direção, mas também ajuda os roteiristas a evitar as rígidas determinações do criador Gene Roddenberry a respeito da interação entre os personagens.

“A fórmula precisa evoluir”, diz Braga. “Parte do que é interessante em Jornada é que as pessoas são melhores (…), mas houve tentativas de mudar isso com Deep Space Nine e Voyager, possivelmente séries mais ‘darks’. Foi um erro? Pode ter sido. Queremos simplesmente voltar à fórmula da Nova Geração? Sem chance. Precisamos de uma série que nos dê tudo.”

Segundo Berman, Enterprise fará exatamente isso. “A nova temporada trará uma dobrada nas regras sem perder a visão de Roddenberry de um futuro promissor e esperançoso, disse. “A prefeição da humanidade de Roddenberry está a caminho de acontencer, mas não estará completada quando a série começar. Isso nos permitirá fazer uma série sob o guarda-chuva geral de Jornada, mas eliminar alguns dos obstáculos.” E, esperam os produtores, revitalizar o interesse dos fãs.

“Deep Space Nine e Voyager, mesmo que tenham sido séries excelentes, perderam um pouco do espírito original de Jornada”, disse Braga. “É hora de voltar às bases de Jornada.”