Atores da Série Clássica comentam novo seriado

A nova série de Jornada nas Estrelas, Enterprise, pretende trazer de volta o vigor que a marca teve em outros tempos. Entre aqueles que primeiro trouxeram vida ao maior franchise de ficção científica da história da televisão, os atores da Série Clássica, há opiniões controversas sobre o futuro do programa

William Shatner, ator do legendário capitão James T. Kirk, é otimista. Ou, pelo menos, foi essa a imagem que ele projetou em uma curta entrevista feita pelo telejornal local da UPN em Nova York. Ao ser perguntado se Enterprise tem tudo para ser um sucesso, Shatner declarou: “Há algo na fórmula do franchise que parece funcionar e irá funcionar de novo para Scott Bakula e Enterprise”.

Já George Takei, intérprete do não tão legendário capitão Hikaru Sulu, vê a premissa da nova série como uma afronta aos ideais de Gene Roddenberry. “Parece que as pessoas que assumiram [o comando do franchise] não têm o mesmo sentimento pelo show que Gene Roddenberry”, disse o ator ao jornal Atlanta Journal. “Cada novo spinoff continua perdendo audiência. Deep Space Nine foi o oposto do que Gene defendia: nossa criatividade, nossa habilidade de trabalhar juntos com diversidade.”

Takei entende que os novos produtores queiram deixar sua marca, mas não aprova a forma como isso está sendo feito. “Cada artista quer ter sua marca –seu gênio criativo”, disse. O que ele não aprova é a aplicação da “marca” de Rick Berman em uma criação que não é dele, mas de Roddenberry. Se ele não consegue trabalhar dentro das regras estabelecidas pelo criador, diz Takei, “saia e faça algo original. É com a criação de Gene Roddenberry que ele está trabalhando. Gene sempre foi de olhar para frente –o choque do novo– das novas tecnologias.”

Vale lembrar que o ator anda meio chateado porque Rick Berman e Brannon Braga não aceitaram sua idéia de fazer a Série V com Sulu no comando da Excelsior, uma idéia defendida por Takei desde 1991. Aliás, só para refrescar a memória, Takei era só elogios para Deep Space Nine e Voyager há alguns anos, enquanto ainda fazia seu lobby por “Excelsior” junto a Berman. Quando esteve no Brasil, em 1996, ele disse estar muito orgulhoso de todas as séries que sucederam a original.

Por fim, onde ele acha que “Excelsior” casa com a suposta visão “de olhar para frente” de Gene Roddenberry?

Fonte: TrekToday