Harry Kim e Kes terão novas vozes no Brasil

As dublagens de Jornada nas Estrelas passam por uma fase de mudanças na VTI Rio. Depois da noticiada troca de voz de B’Elanna Torres (com a saída de Andrea Murruci e a entrada de Cristiane Loise, que atualmente dubla a conselheira Troi), agora é a vez de Duda Ribeiro deixar o franchise.

A notícia, divulgada pelo site da revista TV Séries, tem impacto duplo no franchise, já que Ribeiro interpretava dois personagens, Data e Harry Kim.

Ainda não está definido o dublador que assumirá o papel do alferes Kim, mas já se sabe que Data ficará sob os cuidados de Jorge Eduardo. O dublador também é velho conhecido dos fãs, famoso por sua interpretação do agente Fox Mulder, de “Arquivo-X”, e o Vulcano Tuvok, de Voyager.

Na lista de discussões por e-mail da Frota Estelar Brasil, a tradutora da VTI Anna Luísa Araújo também informou que Kes, atualmente sendo dublada por Priscila Amorim, será trocada. Felizmente a substituição será apenas temporária, já que Amorim está de licença. A tradutora não informou o nome da substituta.

Os motivos para a saída de Duda Ribeiro não foram esclarecidos. O TV Séries só informa que as razões foram de ordem profissional, mas sem esclarecer o que isso quer dizer.

A VTI já teve problemas com dubladores em ocasiões anteriores. Guilherme Briggs, dublador do Worf durante a primeira temporada de A Nova Geração, publicou na web anos atrás que a empresa de dublagem não respeitava seus profissionais, o que teria ocasionado a saída de vários dubladores que trabalharam no primeiro ano da Nova Geração e nas duas primeiras temporadas da Série Clássica.

Com todas as alterações, já são três os personagens de Voyager que trocaram de voz durante as duas primeiras temporadas da série. A terceira temporada deve entrar em fase de tradução em breve. Segundo Araújo, o trabalho já foi encomendado, mas o material ainda não chegou dos EUA.