Imagem da nave feita por fã engana desavisados

Foi bom enquanto durou. E dessa vez, menos de 24 horas separaram a divulgação de supostas imagens da SS Enterprise, criada por John Eaves para a nova série de Jornada, da constatação de que se tratava de fraudes.

As figuras, supostamente enviadas por uma fonte de dentro da Paramount a um site alemão (!), o Treknews.de, foram divulgadas pelo Section 31, como possíveis imagens para a nova série.

Quem está por dentro das coisas logo desconfiou: a SS Enterprise não parecia nem de longe com as naves das classes Miranda ou Akira (Eaves deu entrevista recentemente dizendo que a nave seguia traços da Akira), alguns borrões na imagem davam a entender que se tratava de trabalho de um amador, alguns elementos de design eram pouco convincentes (como painéis solares de emergência para uma nave interestelar), as figuras tinham um aspecto por demais “CGI” (imagem gerada por computador), e até mesmo um erro de grafia para “emergency”, como “emergancy”, em um dos esquemas da nave!

Nenhum dos dois grandes sites de notícias de Jornada em inglês, o TrekToday e o TrekWeb, engoliu. O Trek Brasilis apurou que os editores dos dois sites, Christian Sparborth e Steve Krutzler, conversaram ao longo do dia sobre o que fazer, e ambos decidiram pela não-publicação. Embora fosse possível publicar enfatizando que era apenas um rumor, eles optaram por evitar a informação tão questionável, para não confundir o público.

Section 31 e o site da revista TV Séries preferiram optar pelo risco. Enquanto o primeiro deu a nota como um rumor, o TV Séries foi mais além, noticiando como verdadeira a foto divulgada. Atitude, para dizer o mínimo, questionável. Mesmo assim, compreensível. Dê uma olhada nas imagens e veja se elas não enganam bem:

Durante todo o dia, as imagens foram discutidas nos sites estrangeiros. A maioria das pessoas é unânime ao dizer que trata-se da melhor “falsificação” já divulgada, mas poucos acreditam que a imagem possa ser verdadeira.

No fim da noite, o próprio Section 31 pôs fim à questão, divulgando o autor das imagens: o fã Steve Davis, que criou a figura meses atrás e não sabia que a imagem havia sido enviada para o treknews.de como suposta arte oficial da Paramount.

O fenômeno das “imagens de produção da série que acabam se mostrando obra de fãs” já se repete pela segunda vez. Há um mês, imagens enviadas ao TrekWeb como supostos designs para os novos uniformes e para a SS Enterprise foram divulgadas, para logo depois serem desmascaradas como trabalhos feitos por fãs. Na ocasião, o autor também nem sabia que suas imagens estavam sendo utilizadas para o engodo.

Isso mostra que a imaginação dos fãs está aguçada e tão ansiosa por detalhes da nova série que até os inventa, pela falta de material oficial. Torçamos para que John Eaves (exterior da nave), Herman Zimmerman (interior da nave), Michael Westmore (maquiagem) e Robert Blackman (figurino) não decepcionem.