Bakula mostra reverência por William Shatner

Conforme nos aproximamos mais da premiére, Enterprise passa a ganhar mais destaque na mídia. Depois da TV Guide dar o furo da aparência da nova nave, agora a TV Guide Online traz uma interessante entrevista com Scott Bakula (capitão Jonathan Archer). Embora tenha dito aos quatro ventos que é o primeiro capitão, o ator presta reverência ao verdadeiro número um, William Shatner (James T. Kirk).

“Na minha mente, ele é o primeiro –e o último realmente. Ele é o caar definitivo… você sempre vai viver na sombra de Shatner. Mas se pudermos alcançar um pouquinho do que [a série original] atingiu, estaremos fazendo um bom trabalho”, disse Bakula.

Embora o produtor-executivo Rick Berman insista em dizer que Kirk e Archer são completamente diferentes, Bakula vê muitas similaridades, admitindo que Archer é o mais próximo de Kirk, comparado aos outros capitães de Jornada. “Ele é um cara mais desencanado… sem medo de dizer o que pensa, descatar autoridade”, explica Bakula. “Ele é audacioso e insolente e sim, o mais próximo de Kirk –embora eu esteja 100 anos antes de Kirk.”

Bakula aproveitou a ocasião para comentar o grau de novidade que ainda pode ser aplicado a Jornada nas Estrelas, depois de 35 anos de produção quase ininterrupta. “Sim, foi feito muito, mas não sendo o primeiro capitão, na primeira nave, indo pela primeira vez para o mundo selvagem”, ele comenta. “Por isso, parte do seu cérebro está dizendo, ‘Bem, caramba, eles podem continuar fazendo isso? Já não deu o que tinha que dar?’, mas outra parte de você diz, ‘Isso seria realmente muito legal’.”

Falando em legal, Bakula ficou muito tocado com a primeira vez que foi à nova ponte de comando da Enterprise. “Você definitivamente sentia como se houvesse uma energia”, ele se lembra. “Todo mundo só ficava ali para ver como todo mundo ia reagir ao estar na ponte, meio que sentindo aquela coisa. E todo mundo esperou para ver quando eu ia sentar na cadeira e se eu ia sentar na cadeira… tinha uma coisa toda acontecendo.”

“É meio bizarro –saber que você está indo com toda essa história”, ele continua. “Parece bom também, porque não estamos seguindo –somos os primeiros. Parece novo. Estamos meio descobrindo algo todo dia.”

Bakula não está apenas preocupado com a imprensa, mas também com seus fãs. Ele redigiu uma carta aberta, que foi publicada no site Project Quantum Leap.

“Por oito anos eu o tive no meu currículo”, escreveu o ator. “Logo abaixo de ‘especialidades’, logo após ping pong… pronto e capaz de saltos quânticos [leap]… mas até agora, ninguém havia pego. Eu tinha perdido a esperança quando, do nada, dois velhos amigos ([Garry Hart e Kerry McCluggage, da Paramount], lembram-se deles??) me fizeram uma oferta que eu poderia ter recusado, mas ei, quando você vai direto ao ponto, quero dizer, cientificamente falando, quanta diferença existe entre ‘salto quântico’ [leaping] e ‘teletransporte’ (assumindo que consigamos fazê-lo funcionar direito…)?”

“Sentindo que este era provavelmente o mais perto que chegaria de preencher o vazio deixado por ‘Quantum Leap’, eu encontrei o sr. Berman e o sr. Braga, e os descobri pessoas acessíveis, dedicadas e tranquilas, descobri o personagem, Jonathan Archer, desafiador, emocional, leal e insolente, e descobri a premissa do piloto saborosa, intricada, rica, fantasmagórica e cheia de promessas, eu pensei: ‘bem, que diabos, eu posso muito bem pegar o…’, claro, vocês sabem o resto!

Bakula conclui a carta convocando seus antigos fãs para esta nova jornada. “Vocês vão vir a bordo e fazer a jornada comigo? Espero que sim! Tudo que precisam saber é que o ano é 2151 e vocês estarão voando com o primeiro capitão na primeira nave estelar, e prometo tomar conta de vocês! Vejo vocês lá fora!”

Embora ainda não saibamos se Archer será o melhor dos capitães de Jornada, uma coisa é certa: dificilmente acharemos um ator mais simpático que Scott para assumir o leme do franchise em frente às câmeras. Godspeed, Jon!