“2001: Uma Odisséia no Espaço” em DVD

Por muito tempo a ficção-científica foi classificada como um sub-produto do cinema, já que invariavelmente os filmes produzidos eram de baixo orçamento e qualidade discutível. A coisa começou a mudar em 1968, pelas mãos de Stanley Kubrick e Arthur C. Clarke, com o filme 2001: Uma Odisséia no Espaço.

Com sua história enigmática e ao mesmo tempo fantástica, sua produção bem acabada, com um padrão que filmes de ficção-científica ainda não haviam tido, 2001 não apenas revolucionou o tratamento cinematográfico das sagas espaciais, como ampliou as fronteiras do próprio cinema, rompendo com as rígidas estruturas narrativas de outrora. Mudou ainda o modo de a humanidade encarar o seu próprio amanhã.

A fantástica obra de Stanley Kubrick acaba de ser lançada em DVD no Brasil. O disco traz a versão remasterizada e restaurada do filme, com formato widescreen e som Dolby Digital 5.1. Estranhamente não consta na edição nacional uma pequena entrevista com Arthur C. Clarke, como existe no DVD americano. Pelo menos o trailer de cinema foi mantido.

O DVD de 2001 faz parte da Coleção Stanley Kubrick, que está sendo lançada pela Warner Home Video nacional em dois pacotes. O primeiro traz os filmes 2001 – Uma Odisseia no Espaço, Lolita, O Iluminado e Nascido para Matar. O segundo conta com os filmes Barry Lyndon, Laranja Mecânica e De Olhos Bem Fechados, além do especial Stanley Kubrick -Imagens de Uma Vida, exibido pelo canal pago HBO Brasil há alguns meses.

O preço de cada pacote é R$ 139,00, e os DVDs podem ser adquiridos separadamente por R$ 39,90/cada.