Números finais da audiência de “Broken Bow”

Levando em consideração que a UPN no momento conta com apenas 82% de cobertura no território Americano e com limitado poder de propaganda, os numeros foram bastante expressivos para a estréia de Enterprise. “Broken Bow” (exibido das 08hs p.m. as 10hs p.m.) capturou 12.54 milhões de espectadores (a melhor estréia, até agora de uma série de drama nesta temporada, foi de “Law & Order” às 10hs p.m., do mesmo dia, com 20.68 milhões de espectadores na NBC, dando a largada em sua décima-segunda temporada), no melhor resultado da UPN desde a exibição do piloto de Voyager, “Caretaker” (que teve 21.27 milhões de espectadores).

A audiência final de “Broken Bow” foi de “7.0/11”. O que quer dizer que aproximadamente 7 milhões de lares Americanos estavam sintonizados (com pelo menos um aparelho de TV, é claro) em Enterpise e que aproximadamente 11% de todos os aparelhos de TV LIGADOS faziam o mesmo. O número de espectadores está relativamente alto para “7.0 pontos”, o que parece indicar um apelo para “toda a família”, por parte do programa. O episódio obteve (realmente) excelentes resultados entre os adultos de 18 a 49 anos (“6.3/16” contra “7.5/20” do episódio de “Law & Order” e “11.5/24” de “Caretaker”) que é a audiência chave para muitos anunciantes. Enterprise também se saiu bem com os adultos entre 18 e 34 anos (“5.2/15”), ganhando o horário nestas duas classes fundamentais de audiência.

Nas classes mais fortes de Jornada, “Broken Bow” pulverizou a audiência do horário. Ficou com “7.2/19” entre homens de 18 a 49 anos e “8.3/19” entre homens de 25 a 54 anos. E (como previu o oráculo Salvador Nogueira) se saiu bem entre mulheres de 18 a 49 anos (“5.4/13”), ficando em segundo lugar no período. A UPN “ganhou” a noite em inúmeros mercados-chaves como New York, San Francisco e Detroit.

A estréia foi bastante forte, com números excelentes nas principais classes de espectadores. O horário de Enterprise (08hs p.m.) está relativamente fraco, sem nenhum “bicho-papão” de audiência. A NBC “colaborou” esta semana, exbindo uma reprise da primeira temporada de “The West Wing”, no horário das 9:00hs p.m.. “The West Wing” abre a sua terceira temporada na semana que vem.

Não devemos esquecer que Enterprise não tem, em seu início, o impulso dado pelo sucesso da Nova Geração, como tiveram DS9 e Voyager. Ela vai ter que batalhar firme para conquistar o seu espaço, especialmente na rede menos assistida da América. Entretanto o resultado desta semana foi EXTREMAMENTE positivo e acredito em uma pequena queda para o primeiro episódio regular, permanecendo forte nas classes mais importantes da audiência.

FONTE: VARIETY