Série é a mais próxima da Clássica, diz Combs

Se Rick Berman e Brannon Braga queriam recapturar o espírito da Série Clássica de Jornada com Enterprise, parece que eles conseguiram. Pelo menos essa é a opinião de Jeffrey Combs, mais conhecido dos fãs de Enterprise como o Andoriano Shran (e dos de Deep Space Nine como Weyoun e Brunt).

“Eu acho que de todas as permutações que surgiram depois da série original, essa é a mais fiel e próxima do tom e da dinâmica do original”, disse à 13th Street. “É mais simples em seu ponto de vista, tem um capitão forte –eu gosto muito de Scott [Bakula]. Ele é muito bom à frente e atrás das câmeras e você tem credibilidade imediata lá.”

Para Combs, os produtores estão fazendo uma mescla do tom usado em Voyager e do usado em Deep Space Nine com relação a personagens recorrentes. “Bem, quando eu disputei um papel em Voyager sua filosofia era que eles não teriam personagens recorrentes na série, e eles se prenderam a isso. Mas DS9 tinha uma multidão deles, e eu suspeito que nesta série [Enterprise] eles tinham de encontrar um meio termo entre as duas outras, especialmente se você vai estar lidando com pré-Federação e a dinâmica de como tudo se juntou em um determinado tempo, como você pode não reconhecer que haverá alguns assuntos que permearão tudo isso?”

Combs voltou a comentar o episódio “Shadows of P’Jem”, exibido ontem nos EUA, marcando sua segunda aparição na série como Shran. “Bem, o primeiro termina com meu personagem pensando com mal-humor que talvez esses humanóides possam ser um pouquinho confiáveis”, disse. “Mas também com a dor desconfortável de que eu devo a esse cara, o que eu não gosto e isso é uma dinâmica interessante de interpretar. Com esse [episódio] eu basicamente chego e digo ‘Ok, estamos empatados agora’.”

Combs também falou dos velhos tempos, revelando que ele chegou a disputar o papel como o comandante William Riker. “Eu me lembro de ir a aquela audição vestindo botas de caubói, pensando, ‘Eu não sou esse cara. Esse é o papel errado para mim’. Meu agente me mandou para lá.”

O ator reconhece que os produtores acertaram em não contratá-lo. “Jonathan Frakes é Riker. Você precisava de alguém com estatura física e eu não era isso.”

Mais que isso, Combs revelou que experiência frustrante foi disputar o papel. “Eu andei lá e eu me lembro que o diretor que eles tinham era o sr. Eu-Faço-A-Leitura-Sozinho, e tão pouco característico para Jornada nas Estrelas ele estava lendo as falas desse modo tiro rápido, quase como ‘Você pode reagir rápido o suficiente?’. Eu achei que estava tudo errado do começo ao fim e eu pensei que eles estavam correndo para me tirar de lá porque eles estavam atrasados. Pareceu estranho e errado.”

O ator agora está mais do que feliz com seu papel Andoriano. “Eles são mais viscerais e estão sempre se rebelando contra injustiças, e isso não faz de você uma pessoa particularmente feliz. Esse é o jeito que estou encarando. Eles realmente aceitaram um risco fazendo esses personagens de novo, e eles estavam com medo que a maquiagem mecânica pudesse não funcionar e que custasse dinheiro a eles se quebrasse, e eles não tinham a certeza de que a audiência ia comprar pessoas azuis, mas tudo funcionou muito bem, e eu fiquei realmente contente que eles os trouxeram de volta tão depressa.”