“Starship Troopers” sai em junho

“Starship Troopers”, ou “Tropas Estelares” em português, será lançado no Brasil em DVD pela Buena Vista (empresa do grupo Disney) no mês de junho deste ano.

O filme, baseado no livro de Robert A. Heinlein e que já está disponível em DVD há anos nos EUA, foi muito criticado na época de seu lançamento nos cinemas em 1997 por ser muito violento e fazer apologia ao fascismo, segundo alguns. Na verdade muitos não perceberam que o filme trata-se de uma metáfora e uma sátira aos filmes de ficção-científca e guerra, abusando da ironia em muitas sequências. No futuro, a Terra está sendo atacada por insetos gigantes (ou ‘bugs’) e nossa sociedade militarista, em que apenas os que servem nas Forças Armadas tem plenos direito de cidadão, está formando um exército espacial para combater os insetos em diretamente em seu planeta natal. Destaque especial para os excelentes efeitos especiais e para a forte trilha sonora composta por Basil Poledouris. Como curiosidade, a atriz Dina Meyer, que estará em “Jornada nas Estrelas – Nêmese” como a comandante Donatra, é uma das atrizes principais de “Starship Troopers”, interpretando Dizzy Flores.

O diretor Paul Verhoeven, um holandês, é conhecido por seus filmes fortes, violentos e instigantes como “Robocop”, “O Homem sem Sombra”, “Total Recall” e “Instinto Selvagem”. Mas, apesar desse belo currículo, Verhoeven dirigiu um dos piores filmes de todos os tempos, “Showgirls”.

Nos EUA “Starship Troopers” foi lançado em um DVD completo, com extras, comentários, cenas cortadas, testes de atores e trailer de cinema. A Buena Vista não é reconhecida como um empresa que respeita o consumidor a ponto de lançar o disco exatamente como o dos americanos, mas vamos torcer para que dessa vez isso aconteça.