NBC comemora 75 anos de existência em maio

Em 08 de setembro de 1966 Jornada nas Estrelas estreou na NBC, emissora que comemora seus 75 anos no próximo dia 05 com uma programação mais do que especial. Confira a matéria da Agência Estado.

NBC comemora 75 anos com especiais

Ricardo Bairos para a Agência Estado

Nova York – Uma das emissoras de TV mais importantes do mundo comemora 75 anos no mês que vem. A NBC, um dos três grandes canais dos Estados Unidos, produziu uma programação especial para comemorar o aniversário. A grade de maio vai incluir um show especial com três horas de duração, reuniões de elenco de programas antigos e várias participações especiais em seus seriados. São da NBC séries hit em todo o mundo, como Friends, Will & Grace, ER, Lei & Ordem, Frasier, Just Shoot Me e The West Wing, entre outras.

A celebração principal vai ser no dia 5, em um evento com transmissão ao vivo dos estúdios da emissora no Rockefeller Center, em Manhattan. NBC´s 75th Anniversary Special, que vai ao ar a partir das 20 horas (na costa leste), já tem confirmadas as participações de celebridades como Bill Cosby e Jerry Seinfeld. O produtor Lorne Michaels mantém o segredo sobre o programa especial. Ele, por sinal, deve ser um dos homenageados, porque é o criador de um dos maiores sucessos da “emissora do pavão” (por causa de seu símbolo) há mais de 25 anos: o programa humorístico Saturday Night Live.

Na semana do aniversário, outra comemoração vai ser feita no Today, o programa matutino da emissora. Uma série de quadros vai contar a história do canal. Durante a transmissão do dia 3, a esquina da Rua 49 com a Rockefeller Plaza, onde o programa é gravado, vai ganhar temporariamente o nome de “NBC Way”. A maior parte das comemorações vai ser ali mesmo, no quartel-general da emissora, que é de propriedade do conglomerado General Electric (GE). Imagens de artistas do canal vão ser projetadas a partir do final deste mês nos edifícios do complexo de escritórios. A “lojinha” da emissora, que também fica por ali, vai vender objetos comemorativos, como um catálogo com os marcos da programação da NBC em 75 anos.

Nas participações especiais, estão previstas “pontas” de artistas do passado em seriados atuais. George Wendt, John Ratzenberger e Rhea Perlman, do hit Cheers, vão aparecer em episódios da continuação Frasier (30 de abril). Jack Klugman, do show Quincy, M.E., vai fazer uma participação em Crossing Jordan (29 de abril), que também é sobre medicina legal. Em Third Watch (6 de maio), as pontas vão ser de Veronica Hamel, Ed Marinaro e Bruce Weitz, da série Hill Street Blues, e em Scrubs (30 de abril), de Ed Begley, Jr. William Daniels, Stephen Furst e Eric Laneuville, do seriado St. Elsewhere.

Também estão previstas reuniões de elenco de L.A. Law e The Cosby Show. L.A. Law: The Movie (12 de maio), um programa especial de duas horas de duração, vai reunir os advogados de Los Angeles que foram interpretados na série dos anos 80 por Harry Hamlin, Susan Dey, Corbin Bernsen, Jill Eikenberry e Michael Tucker. The Cosby Show: A Look Back (19 de maio) vai juntar novamente a família Huxtable, de uma das séries de maior sucesso da TV americana. O episódio especial da sitcom, que estreou na NBC em 1984, vai ter entrevistas com o elenco e um show de comédia do próprio Cosby.

Outro ponto alto da comemoração vai ser o aniversário de 10 anos do talk-show Tonight Show with Jay Leno (30 de abril). A noite especial, que começa mais cedo, às 22 horas, vai ser transmitida ao vivo do teatro El Capitan, em Hollywood, na Califórnia. Não foram divulgados os nomes dos convidados do programa, que vai fazer uma retrospectiva de uma década do talk-show de maior audiência da TV americana.

Um destaque da festa são os 20 anos do que a NBC chama de “Must See TV”, seu imbatível horário nobre de quinta-feira à noite. As séries exibidas neste dia da semana entraram para a história da cultura pop americana. O show especial vai ter entrevistas com astros, estrelas e criadores de séries como Cheers, Friends, Mad About You, ER e Seinfeld. 20 Years of Must See TV vai ao ar no dia 20 de maio.

Já dá para conferir o clima de celebração no logotipo da NBC, que foi modificado para o aniversário: o tradicional pavão com o arco-íris ganhou o número 75. Mais informações sobre o aniversário podem ser conseguidas no web site especial criado para a celebração, http://www.nbc.com/75th. A página tem informações sobre a programação, trivias interativas, canções-temas de shows clássicos, uma galeria de fotos e muito mais.