Nova revista brasileira quer fazer jornalismo crítico

O mercado de revistas voltadas para ficção científica e fantasia está para ganhar um concorrente de peso. Na semana que vem chega às bancas a primeira edição da revista “Replicante”, editada pela Brainstore Editora.

A publicação, que terá seus três primeiros números com periodicidade bimestral e tiragem de 15 mil exemplares, apresenta algo que realmente faltava nas revistas do gênero atualmente em circulação: jornalismo crítico. Pelo menos é o que garante o editor-chefe da revista, Paulo Maffia.

“Diferente do que é feito no mercado atual, a ‘Replicante’ será uma revista com opinião”, diz. “Todos os nossos editores, repórteres e colunistas são apaixonados por cinema, séries de TV, quadrinhos e ficção científica, mas isso não quer dizer que não faremos críticas construtivas.”

Para o Trek Brasilis, a revista tem um sabor especial. Se você aprecia o trabalho do site, vai ver sua qualidade espelhada no material impresso. A primeira edição, por exemplo, conta com material produzido por Salvador Nogueira, Luiz Castanheira e Jorge Saldanha, todos nomes conhecidos do visitante do TB.

Mas nem só do TB pode viver uma revista que quer conquistar o público, e a “Replicante” tem muito mais que isso. Além da turma aqui do site, a revista conta com um time de peso, que inclui o próprio Maffia, um veterano na cobertura de ficção, fantasia e quadrinhos e que trabalha também na Editora Abril, conduzindo o site Heróis, Eduardo Torrelli e Pablo Villaça.

Na primeira edição, o maior destaque de capa vai para o filme do Homem-Aranha, que tem tudo para ser um dos melhores do ano, no gênero. Além disso, há uma matéria sobre “Star Wars”, assinada por Paulo Maffia, e duas reportagens de interesse do fã de Jornada.

Uma é sobre a chegada do DVD de “Jornada nas Estrelas: O Filme” ao Brasil, que estava marcada para junho, mas foi adiada nos últimos dias pela Paramount. O material é assinado por Salvador Nogueira.

A outra, mais do que especial, é um preview da terceira temporada de Deep Space Nine, atualmente sendo exibida pelo canal USA com exclusividade. Como não poderia deixar de ser, a matéria é assinada pelo maior especialista do Brasil no assunto (e quiçá do mundo –“e não estou brincando quanto a isso”, como ele mesmo diria), Luiz Castanheira.

Maffia não é modesto quanto aos objetivos da revista. “A Replicante tem como missão trazer o melhor jornalismo sobre cinema, séries de TV, quadrinhos, RPG, trilhas sonoras e muito mais”, diz. “É uma publicação leve e divertida, mas com muita, muita responsabilidade e respeito pelo leitor.”

A chegada da revista às bancas está sendo providenciada pela Fernando Chinaglia Distribuidora. Caso você tenha problemas para encontrar a revista na banca perto de casa, a Brainstore pede que o leitor entre em contato com seu departamento comercial, por e-mail.

Fica aí a torcida do TB à nova publicação, que ao menos está tentando resgatar a dignidade da imprensa no setor. Se depender do nosso apoio, a vitória está mais que garantida. E não é por nada não, mas a revista está linda.