Quark se prepara para viver um dia de Klingon!

Uma comédia Ferengi de primeira linha, um episódio de manipulação mental e uma luta pela vida no estilo “missão impossível” aguardam os fãs de Jornada no fim de semana do USA. Confira o que vem por aí, com Jornadas Inéditas.

“Man of the People”
(“Homem do Povo”)
A Nova Geração
6ª temporada
Episódio 129
Exibição nos EUA: 05/10/1992
Data Estelar: 46071.6.
domingo, 0h e 14h; terça, 16h, quarta, 2h

Sinopse:
Quando um ambicioso e habilidoso embaixador Lumeriano pede ajuda a Troi para lidar com uma situação diplomática, ela não vê muitos problemas. Mas quando a mãe do embaixador aparece morta, a situação se mostra mais grave do que parecia ser…

Notas:
A voz original do capitão Talmadge foi feita por Terrence Beasor, que
fez também a voz de alienígenas em “Skin of Evil”, “The Ensigns of Command” e “Devil’s Due”.
Ao invés desse roteiro, o episódio 129 da Nova Geração poderia ter sido uma história com Q, que reapareceria para criar irmãos gêmeos da tripulação, no estilo do episódio “The Enemy Within”, da Série Clássica. A idéia de Rene Echevarria foi abandonada e Frank Abatemarco foi contratado para escrever um história sobre Deanna Troi.
Neste episódio ficamos sabendo que o quarto da conselheira Troi ficam no deck 9 da Enterprise.
“Man of the People” deveria ter sido filmado após “Relics”, mas por problemas com a agenda de James Doohan, o Scotty, a ordem foi invertida.

Elenco Convidado:
Chip Lucia como embaixador Ves Alkar
George D. Wallace como almirante Simons
Lucy Boryer como alferes Janeway
Susan French como Sev Maylor
Rick Scarry como Jarth
Stephanie Erb como Liva
J.P. Hubbell como um alferes
Patti Yasutake como enfermeira Alyssa Ogawa
Majel Barrett-Roddenberry como a voz do computador

Escrito por Frank Abatemarco
Direção de Winrich Kolbe

“The House of Quark”
(“A Casa de Quark”)
Deep Space Nine
3ª temporada
Episódio 049
Exibição nos EUA: 03/10/1994
Data Estelar: 48213.1.
domingo, 1h e 15h; quarta, 16h, quinta, 2h

Sinopse:
Quark se envolve em uma briga com um cliente, um Klingon bêbado, que acaba morrendo de forma acidental. Quark decide então capitalizar com o ocorrido, modificando “ligeiramente” a história e se autodenominando “matador de Klingons”. Essa estratégia atrai os clientes e os lucros aumentam, só que o Ferengi não contava que o Klingon morto fosse o líder de uma grande Casa Klingon, em meio a uma grande disputa de poder, e é raptado pela viúva do morto que tenta de qualquer maneira
preservar o seu modo de vida.

Notas:
Após o seu primeiro roteiro em DS9, “The Search, Part I”, Ron Moore já tem uma nova tarefa e agora em um assunto em que ele conhece como ninguém. De fato, após escrever “Sins of the Father” (clássico da terceira temporada de A Nova Geração), um verdadeiro divisor de águas para a espécie de Worf, Ron passou a ser referido pelos seus colegas de staff como o “guru dos Klingons”.
A história do episódio foi sugerida pelo editor (montador) Tom Benko: “Quark mata um Klingon em defesa própria, ganha fama de pistoleiro e tenta lucrar com tal situação”. Ron admite que o staff de A Nova Geração sempre tentou se afastar um pouco do humor em seu produto final e que ele sempre quis explorar um lado mais cômico envolvendo os Klingons e agora (com a história de Benko) a chance parecia finalmente ter surgido. Benko teve uma experiência única em montar uma história em que ele produziu o conceito.
Ainda que a transição do personagem Gowron (Chanceler do Império Klingon), de A Nova Geração para DS9, não estivesse planejada a priori, isso surgiu de uma forma natural e deixou o seu interprete Robert O’Reilly bastante animado. Ele admite que trabalhar em uma nova série é sempre uma fonte de apreensão pessoal, o que foi bastante amenizado com a presença de um velho conhecido, Armim Shimerman. Um detalhe: devido à utilização de fumaça, para aumentar a atmosfera das filmagens, o ar-condicionado fora desligado, tornando a situação bastante desagradável para os atores debaixo da maquiagem e das vestes pesadas, fossem eles Klingons ou Ferengis.
Gowron aparece nos seguintes episódios de DS9: “The House of Quark” (temporada 3), “The Way of the Warrior” (duplo da temporada 4), “Broken Link” (temporada 4), “Apocalypse Rising” (temporada 5), “By Inferno’s Light” (temporada 5), “When It Rains…” (temporada 7), “Tacking Into the Wind” (temporada 7). O’Reilly viria a fazer um contador em “Badda-Bing, Badda-Bang” (da temporada 7 e creditado como Bobby Reilly).
Gowron apareceu anteriormente nos seguintes episódios de A Nova Geração “Reunion” (temporada 4), “Redemption, Part I” (temporada 4), “Redemption, Part II” (temporada 5) e “Rightful Heir” (temporada 6). O’Reilly também trabalhou em “Manhunt” (da temporada 2).
Eis que em meio a fumaça das filmagens surge o renomado físico inglês Stephen Hawking junto com Rick Berman. Armim ficou feliz de vê-lo e até conseguiu uma foto com ele com recordação. Mas a maioria da equipe de apoio estava mesmo surpresa em ver Berman na filmagem.
Para contar com o “Grande Salão Klingon” no episódio e manter os custos dentro do orçamento (o duplo “The Search” custou bastante), o produtor-supervisor David Livingston sugeriu um método: trabalhar apenas com metade do cenário de cada vez e organizar as filmagens de forma que (com o auxílio do diretor do episódio, Les Landau) tudo se torna uma perfeita ilusão para a audiência (imaginando que todo o cenário estivesse realmente lá). Moore insistiu na construção do cenário e em colocar Quark lá.
Os créditos do episódio (como em muitas ocasiões em Jornada nas Estrelas) nunca são completos, aqui todos os roteiristas “meteram a colher”. Por exemplo, foi idéia de Robert Hewitt Wolfe o final em que Quark joga o Bat’leth para o lado e fica de joelhos como se esperando uma execução.
Ver os Klingons confusos com tanto cálculo foi idéia de Moore, mas foi O’Reilly que teve a idéia de jogar a calculadora longe. Foi do ator também a idéia das palavras finais do Chanceler para Quark.
Este episódio foi originalmente conhecido como “Fight to the Death” e tem uma citação da famosa “sopa Plomeek Vulcana” (do episódio “Amok Time” da segunda temporada da Série Clássica), que Bashir mostra gostar muito.
Tumek foi vivido por Joseph Ruskin, que participou como Galt de “The Gamesters of Triskelion”, da segunda temporada da Série Clássica. Ruskin retornou nesta mesma temporada de DS9 para fazer um informante Cardassiano em “Improbable Cause”. Além disso, viveu um oficial Son’a no filme “Insurreição” e um mestre Vulcano em “Gravity” (da quinta temporada de Voyager).
Mary Kay Adams é conhecida dos fãs de “Babylon 5” por ter vivido um das versões da personagem Narn Na’Toth, assistente de G’Kar (personagem de Andreas Katsulas, que também já viveu o Romulano Tomalak em Jornada). Ruskin e Kay Adams retornam com seus personagens em “Looking For Par’Mach In All The Wrong Places”, da quinta temporada de DS9.
Carlos Carrasco também participa de “Shattered Mirror” (da quarta temporada de DS9, como um oficial Klingon), “Honor among Thieves” (da sexta temporada de DS9, como Krole) e em “Fair Trade” (da terceira temporada de Voyager, como Bahrat).
John Lendale Bennett retorna nesta temporada mesmo, como Gabriel Bell, em “Past Tense, Part I”. Depois ele pareceria novamente como um Klingon em “Apocalypse Rising” (que abre a quinta temporada de DS9).
Este episódio marca a “despedida de Keiko e Molly da estação”. Elas apareceriam apenas esporadicamente daqui pra frente. Isto abriu caminho para a carreira cinematográfica de Colm Meaney e para o aprofundamento da amizade entre Bashir e O’Brien, um dos maiores desejos de Ira Steven Behr.

Elenco Convidado:
Rosalind Chao como Keiko O’Brien
Mary Kay Adams como Grilka
Carlos Carrasco como D’Ghor
Max Grodénchik como Rom
Robert O’Reilly como Gowron
Joseph Ruskin como Tumek
John Lendale Bennett como Kozak
História de Tom Benko
Roteiro de Ronald D. Moore
Direção de Les Landau

“The Chute”
(“Prisão”)
Voyager
3ª temporada
Episódio 47
Exibição nos EUA: 18/09/1996
Data Estelar: 50156.2.
domingo, 2h e 16h; quinta, 16h, sexta, 2h

Sinopse:
Paris e Kim são acusados de fazer parte de um grupo terrorista em um planeta do quadrante Delta, e são condenados a trabalhos forçados. Enquanto eles descobrem que a fuga será muito difícil, Janeway tenta provar a inocência da dupla.

Notas:
Antes de ter seu nome final definido, os produtores trabalharam com duas outras possibilidades: “Playground” e “The Pit”.
Este foi o primeiro episódio filmado na terceira temporada da série. “Sacred Ground”, “False Profits”, “Flashback” e “Basics, Part II” foram todos filmados durante o segundo ano, mas só exibidos junto com a terceira temporada.
“Esse é um episódio duro na queda com grande quantidade de ação”, disse Jeri Taylor. “Mas, no fundo, espero que seja uma história de amigos, uma união entre duas pessoas, e uma iniciação de uma delas sob a mais dura das circunstâncias. Acredito que, sob a crueldade, há uma mensagem do poder do amor.”

Elenco Convidado:
Don R. McManus como Zio
Robert Pine como Liria
James Parks como Vel
Ed Trotta como Pit
Beans Morocco como Rib
Rosemary Morgan como Piri

História de Kenneth Biller
Roteiro de Clayvon C. Harris
Direção de Les Landau