Picard precisa escapar dos Cardassianos!

Estamos um pouquinho atrasados esta semana, mas ainda está em tempo de curtir de antemão todas as informações referentes aos episódios inéditos deste fim de semana. Picard precisa escapar das mãos dos Cardassianos, Sisko volta à Terra do século 21 e Janeway volta a lidar com o famigerado Q. Confira!

“Chain of Command, Part II”
(“Cadeia de Comando, Parte II”)
A Nova Geração
6ª temporada

Episódio 137
Exibição nos EUA: 21/12/1992
Data Estelar: 46360.8.

domingo, 0h e 14h; terça, 16h, quarta, 2h


Sinopse:

Sob o comando do intragável capitão Jellico, a Enterprise tem uma difícil missão: resgatar Jean-Luc Picard das mãos dos Cardassianos.


Notas:

David Warner, que aqui interpreta Gul Madred, é veterano de Jornada. Esteve presente em “Jornada nas Estrelas V” como St. John Talbot e em “Jornada nas Estrelas VI” como o chanceler Gorkon.

Depois de ver a atuação de Patrick Stewart para esse episódio, a produtora Jeri Taylor disse que “não é possível que existam em Hollywood cinco atores melhores do que Patrick. Ele deu um show aqui!”

Michael Piller concorda. “Não há nada melhor do que colocar Patrick Stewart e outro ator de talento [David Warner] juntos em uma sala por mais de uma hora.” Piller lamenta que Patrick Stewart não tenha sido indicado ao Emmy naquele ano.

Elenco Convidado:

Ronny Cox como capitão Jellico
John Durbin como gul Lemec
Heather Lauren Olson como Jil Orra
David Warner como gul Madred

Escrito por Frank Abatemarco
Direção de Les Landau

“Past Tense, Part I”
(“Passado Imperfeito”)
Deep Space Nine
3ª temporada

Episódio 057
Exibição nos EUA: 02/01/1995
Data Estelar: 48481.2.

domingo, 1h e 15h; quarta, 16h, quinta, 2h


Sinopse:

A Defiant chega à Terra para um simpósio no QG da Frota Estelar sobre o quadrante Gama. Sisko, Dax e Bashir se transportam para a superfície, mas, para sua surpresa, se materializam em São Francisco na época errada, no ano de 2024. Sem identidade da época, Bashir e Sisko são jogados em um verdadeiro: “campo de concentração urbano”. Onde o então falido sistema de seguridade social Americano amontoava doentes mentais, desempregados e demais “sem teto” e os esquecia como uma pilha de jornal velho. Este é um dos mais crus e diretos episódios de Jornada nas Estrelas quanto às questões sociais.


Notas:

O problema dos “sem teto” dos Estados Unidos sempre foi algo que incomodou a Robert Hewitt Wolfe. Tal problema pode ser facilmente observado em Los Angeles, especialmente em Santa Mônica. “Em Santa Mônica, os ‘sem teto’ se tornaram ‘esculturas vivas'”, comentou Ira Behr na época. Wolfe começou a trabalhar então em um conceito que colocava Sisko como um “sem teto” em Santa Mônica em 1995. A primeira tentativa, batizada “Cold And Distant Stars”, trazia uma noção vaga que Sisko olharia o céu, as estrelas, o lugar aonde ele pertence. O desejo de Sisko o levaria então a ser considerado como louco pelos demais, mais um destes famosos “profetas urbanos”. Tal conceito não funcionou nem para Wolfe, muito menos para Behr.

Foi então que Behr trouxe um elemento que se tornou essencial à história: “as revoltas de Attica”. Referindo-se aos eventos produzidos pelas condições subumanas do presídio por volta de 1972, onde os prisioneiros, literalmente tratados como animais, se revoltaram com a situação. Behr decidiu então pelo conceito dos “campos de concentração urbanos” para o episódio.

Aí uma das coisas mais incríveis aconteceu. Quando a equipe preparava a história, surgiu uma manchete no jornal “L.A. Times” que detalhava uma proposta da prefeitura da cidade para transformar o centro de L.A. em algo “mais amigável” para o comércio. O artigo detalhava um autêntico “campo de concentração urbano” onde seriam colocados os “sem teto”, para “limpar” as ruas. Behr lembra que na época as pessoas chegavam a perguntar se ele havia tido acesso a alguma informação privilegiada da prefeitura. “Foi assustador, realmente assustador”, lembra o produtor-executivo.

O conto de Behr e Wolfe vai ainda mais longe profetizando que a classe média americana vai um dia se juntar à miséria dos destituídos e dos doentes mentais. A primeira cena em 2024 já enfatiza o preconceito no tratamento diferenciado dado a Jadzia Dax com relação à dupla Bashir & Sisko.

Termos como “Dims”, “Ghosts”, “Gimmies” foram tirados do filme “The Magnificente Seven” e o nome Gabriel, do anjo Gabriel. O nome “B.C” foi uma homenagem à assistente de direção, B.C. Cameron. Como mecanismo de viagem no tempo, Wolfe utilizou o transporte, pois nunca havia sido utilizado antes. O conceito de “Política de Deslocamento Temporal” foi introduzido aqui e mais tarde modificado na “Primeira Diretriz Temporal” ao longo dos anos recentes em Jornada. Tal política acabou dando origem aos infames “investigadores temporais” de “Trials and Tribble-ations”, da quinta temporada de DS9.

Os atores e equipe foram filmar pela primeira vez na seção “das ruas de Nova York” dos estúdios da Paramount. O diretor Reza Badiyi já tinha experiência com o ambiente, tendo trabalhado ali em “Mission: Impossible” e “Mannix”, entre tantos outros programas. O cinegrafista Jonathan West disse que grande parte da fotografia do episódio foi estabelecida pela direção de arte, escurecendo os cenários e os sujando. West lembra também que eles trabalharam bastante à noite e ele utilizou duas lâmpadas de xenônio penduradas em altos guindastes para simular as patrulhas com helicópteros. Certas partes tiveram cerca de 100 pessoas em cena.

Westmore e Blackman tiveram o trabalho facilitado esta semana, sem alienígenas. A maior parte do esforço se baseou em “sujar” as pessoas e “estragar” as suas vestimentas. Siddig El Fadil gostou muito do episódio e da direção de Badiyi e o compositor Dennis McCarthy trouxe uma trilha com apenas sete minutos de música, outro diferencial do episódio.

Certos elementos e conceitos não usados em “Past Tense” acabaram tendo seu lugar em “Far Beyond the Stars”, da sexta temporada. Inicialmente Wolfe não queria usar a viagem no tempo e um dos muitos conceitos alternativos produzidos nas reuniões da equipe de roteiristas foi de que Sisko teria a sua consciência “deslocada” para a de um ancestral e ele encontraria os outros personagens na época, como humanos, sem maquiagem. Odo como um guarda de trânsito e Bashir como o médico de um pronto-socorro, por exemplo.


Elenco Convidado:

Jim Metzler como Chris Brynner
Frank Military como Bittle “B.C.” Colrich
Dick Miller como Vin
Al Rodrigo como Bernardo
Tina Lifford como Lee
Bill Smitrovich como Michael Webb
Henry Hayashi como um convidado masculino
Patty Holley como uma convidada feminina
Richard Lee Jackson como Danny Webb
Eric Stuart como um guarda
John Lendale Bennett como Gabriel Bell


História de Ira Steven Behr & Robert Hewitt Wolfe
Roteiro de Robert Hewitt Wolfe
Direção de Reza Badiyi


“The Q and the Grey”
(“Guerra Civil”)
Voyager
3ª temporada

Episódio 53
Exibição nos EUA: 27/11/1996
Data Estelar: 50384.2.

domingo, 2h e 16h; quinta, 16h, sexta, 2h


Sinopse:

Enquanto a tripulação testemunha uma série de raras explosões de supernovas, Q aparece nos alojamentos da capitã com intenções românticas. Depois do encontro, a Voyager se vê no meio de uma guerra civil da Dimensão Q, que pode ter graves conseqüências sobre o Universo.


Notas:

O episódio mostra a repercussão da morte de Quinn –a entidade que se tornou mortal a bordo da Voyager em “Death Wish— sobre a Dimensão Q.

Esta é a segunda aparição de John de Lancie (Q) em Voyager; na sétima e última temporada da série o ator retorna para a sua última participação em Jornada.


Elenco Convidado:

John de Lancie como Q
Suzie Plakson como mulher Q
Harve Presnell como coronel Q

História de Shawn Piller
Roteiro de Kenneth Biller
Direção de Cliff Bole