Relatório da produção: “Minefield”

No que já vai se tornando um costume nessa segunda temporada de Enterprise, que estréia em setembro nos EUA, o Startrek.com trouxe mais um relato do andamento da produção da série. Da última vez, eles haviam reportado a conclusão dos dois primeiros episódios, e agora confirmam que o terceiro episódio da temporada, “Minefield”, também terminou de ser filmado.

Segundo o site oficial de Jornada, o episódio concluiu as filmagens na quarta-feira, após um período de filmagens que durou uma semana e meia.

O segmento contempla o primeiro roteiro escrito por John Shiban, ex-produtor de “Arquivo-X” recém-contratado para trabalhar em Enterprise. A história mostra a Enterprise encontrando um campo minado colocado próximo a um planeta. Quando uma das minas se prende ao casco da nave, Malcolm Reed precisa sair para o vácuo do espaço e desarmá-la. Quando ele se enfia em encrencas, Archer assume a responsabilidade de salvá-lo.

As filmagens do episódio começaram na sexta-feira, 19 de julho, com meio dia de trabalho nos cenários da ponte. Então ganhou força total na semana seguinte, com quatro dias de tomadas em vários sets da nave, inclusive um dia inteiro, na quinta, na enfermaria, onde vários extras atuaram como tripulantes feridos sendo tratados pelo dr. Phlox.

Na sexta-feira, um set especial foi construído para representar o casco externo da nave. Para o resto das filmagens (que acabaram na quarta-feira, 31 de julho), os únicos membros do elenco escalados foram Scott Bakula (Archer) e Dominic Keating (Reed). Além deles, também trabalhou o coordenador de dublês Vince Deadrick, Jr.

Bakula e Keating tiveram a difícil tarefa de atuar dentro dos pesados trajes espaciais que foram vistos em episódios como “Fight or Flight” e “Breaking the Ice”.

“Minefield” é dirigido por James Contner, o mesmo diretor que assumiu “Dear Doctor” na temporada passada. Além desse episódio de Enterprise, o diretor já trabalhou em “Arquivo-X”, “Buffy”, “Angel”, “Dark Angel”, “Roswell” e “Smallville”.