Mulgrew fala sobre homossexuais em Jornada

Kate Mulgrew (Kathryn Janeway) disse essa semana que, embora sua luta por um personagem gay em Voyager tenha sido mal-sucedida, ela acha que um vai acabar aparecendo em Enterprise.

Quando perguntaram à atriz se ela não achava estranho que os produtores de um programa progressivo como Jornada não tinham a mente mais aberta, ela respondeu que “há quem pense que Hollywood teria a mente mais aberta a essa altura, já que a cidade inteira é tocada essencialmente pela comunidade gay. Não faz muito sentido se você parar para pensar… Não, Jornada nas Estrelas segue uma regra estranha nesse sentido”.

Contudo, Mulgrew acrescentou que espera uma mudança no futuro. “Rick Berman, que é um homem muito sagaz, tem sido bem firme quanto a certas coisas. Eu me aproximei dele muitas, muitas vezes ao longo dos anos e pedi para colocarmos um personagem gay na série – um que amássemos de verdade, não apenas um ator convidado. Você sabe, tínhamos negros, asiáticos, tínhamos até um personagem em desvantagem – e então pensei, isso está começando a parecer absurdo. E ele disse, ‘Em seu tempo’. Então estou suspeitando que em Enterprise eles vão fazer algo nesse sentido. Não consegui ter isso na minha série. E lamento por isso”.

Com seu papel, Kathryn Janeway, Mulgrew pôde ultrapassar outro estereótipo hollywoodiano em Jornada. Ela não apenas era mulher com um personagem central em uma importante série, como estava na faixa dos quarenta anos de idade. “Eu transcendi aquilo com Janeway”, a atriz disse. “E nada me dá mais prazer do que dizer que fui a primeira atriz a fazer aquilo no horário nobre. A humanidade, o calor dela (…) E eu não acho que perdi minha compaixão, meu amor profundo pela tripulação”.

Segundo Mulgrew, ela não teve que se pronunciar para conseguir esse retrato balanceado. “Isso é inerente no conceito de Jornada que Gene Roddenberry tinha concebido. Embora eu tenha certeza que [Roddenberry] nuna imaginou uma mulher na cadeira de comando. Então eu tiro o chapéu para os chefões da Paramount, eles tinham muito dinheiro para perder. E eles mudaram a história da televisão com aquele gesto”.

Fonte: Trektoday