Escrito pelo jornalista e editor do Trek Brasilis Salvador Nogueira, “Conexão Wright–Santos-Dumont”, conta, em estilo romanceado, todo o processo que levou à invenção do avião. Sem demonizar ou idolatrar algum dos envolvidos, oferece uma nova resposta à velha pergunta: quem afinal inventou o aeroplano? Os irmãos Wright? Alberto Santos-Dumont?Filho feio não tem pai, diz o ditado popular. Não é o caso do avião. Muitos reclamam sua paternidade. Para os brasileiros, o pai da aviação foi Santos-Dumont. Para os norte-americanos, foram os irmãos Wright. Outras tantas nações têm seus heróis nacionais para a grande conquista dos ares. No livro, o autor apresenta uma visão histórica do desenvolvimento do avião como fruto do esforço conjunto de vários inventores. Após muita pesquisa, o autor desfaz a polêmica sobre a paternidade do invento e distribui os louros da conquista para os diversos cientistas, pesquisadores, aviadores e amantes dos ares que, em diferentes momentos e formas, trouxeram a sua contribuição para o feito. “Conexão Wright–Santos-Dumont” traz as honrarias que cada aviador teve em seu país, junto ao seu povo. Apresenta a diferença de meios e de maquinários utilizados até a conquista da façanha de voar pelos homens. Sem falar dos primeiros recordes de permanência nos ares. A obra revela cada passo desse trajeto e a paixão de pessoas de uma época, imbuídas de uma missão de vida – voar.
“Conexão Wright–Santos-Dumont”, um lançamento da Editora Record, já está à venda em diversas livrarias e lojas on-line, como a Livraria Cultura, Saraiva, Siciliano e Submarino. O preço é R$ 42,90. Mais detalhes sobre o livro podem ser encontrados no site do autor (sn.trekbrasilis.net/cwsd). Lá, o interessado verá trechos da obra e imagens ilustrativas.
Noite de autógrafos – Dia 3 de agosto, na FNAC – Pinheiros (Rua Pedroso de Moraes, 858, São Paulo – SP), às 19h.
Sobre o autor – Salvador Nogueira é jornalista, especializado na área de Ciência e Tecnologia. Nascido em 1979, trabalhou na Folha Online e na Folha de S.Paulo durante vários anos, além de colaborar esporadicamente com publicações relacionadas às áreas de sua especialidade, como Superinteressante, Scientific American Brasil e Aventuras na História. “Conexão Wright-Santos-Dumont” é seu segundo livro. O primeiro, “Rumo ao Infinito”, publicado pela Editora Globo em 2005, teve prefácio do astronauta brasileiro Marcos Pontes.
Para conhecer mais a respeito do trabalho de Salvador Nogueira, visite o site Supernova. Para falar com o autor, o e-mail é snogueira@trekbrasilis.net.
Descubra mais sobre Trek Brasilis
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.