Músico fala do desafio da nova trilha de Jornada

michael-giacchino-1.jpgO compositor Michael Giacchino está atualmente trabalhando num tema musical para o filme “Speed Racer”, ao mesmo tempo em que já prepara sua abordagem para a trilha sonora de Jornada nas Estrelas. O músico, que foi indicado para o Oscar e o Grammy de 2008 por seu trabalho em “Ratatouille”, disse ao Los Angeles Times do desafio de fazer uma nova composição para o filme e manter sua conexão com as fontes originais.

Giacchino, que já trabalhou com Abrams nas produções de “Alias”, “Lost” e agora no filme “Cloverfiled”, está no momento dando mais atenção ao filme “Speed Racer” que teve suas filmagens praticamente encerradas. “Eles ainda estão filmando Jornada, de modo que “Speed Racer” se encaixa dentro da área de espera, o qual eu tenho estado experimentando com idéias”, disse Giacchino, que, no entanto, vem procurando traçar as idéias iniciais de como será a música do novo filme da franquia. “Eu começarei a trabalhar em Jornada a partir do mês de abril. O que me faz pensar é como eles produziram essa música tão maravilhosa para as séries. Há muito material por lá que eu adoro. Então ter de pôr alguma coisa nesse mundo é um trabalho hercúleo”.

Mas o compositor quer fazer uma partitura de acordo com a visão de Abrams para o filme. “Do mesmo modo que J. J. (Abrams) pegou a série e está reinventando-a, esta é a chance de criar alguma coisa nova, tematicamente. De modo que estou muito animado com esse desafio. Mas acredito que isso mereça que eu sente com ele e os outros (produtores) para discutir”, finalizou.

Fonte: Trek Movie

11 Comments on "Músico fala do desafio da nova trilha de Jornada"

  1. Ele quis dizer que a música tema será “atualizada” como foi de TOS para TNG ou que criará algo novo? outra música? Ele falou, falou e não disse nada neste sentido…

  2. Concordo com o amigo Nicodemus, será outra música ou a composição clássica receberá um novo arranjo?

  3. Acho que ele mesmo nem tem idéia. A princípio, ele vai querer tirar algo de TOS, fazendo uma composição nova, só não sabe como.

  4. Acho que ele vai adaptar seu estilo ao que já existe. Não acho que uma mudança radical como foi feito em Galactica vá acontecer, até pq o conhecimento de Jornada é mto maior e a música é um ícone.

  5. Commander Tomalak | 1 de fevereiro de 2008 at 1:21 pm |

    Eu acho o seguinte:

    Por favor Sr. Giachinno, coloque sua marca.

    Não sei se só eu que acho isso, mas nas últimas duas décadas as músicas de filmes cairam de uma forma vetiginosa, principalmente no que tange “músicas temas”.

    Ultimamente os compositores deixaram de criar “músicas temas” que caracterizam as produções. Lembrem-se do Indiana Jones, Star Wars, Star Trek (tanto do Goldsmith como de Horner), Beverly Hills Cop, Superman, 007, Batman… basta tocar poucos acordes para as pessoas reconheçam o filme. Acho isso fantástico.

    Agora pegamos os últimos filmes com personagens, digamos “icônicos”. Alguém lembra das músicas temas de Batman Begins, Demolidor, Quarteto Fantástico, Spider-man, Star Trek Insurection, Star Trek Nemesis, Star Wars III, X-men, entre outros? Ninguém, é uma total falta de personalidade.

    Acho bacana o novo compositor criar um novo tema para o filme (lembram-se do Primeiro Contato? Para mim é uma das músicas prediletas!) e utilizar também, os acordes clássicos de jornada. Mesclar sua personalidade com esses elementos.

    O que eu menos quero é música de elevador, que passa totalmente despercebido e não serve para nada.

    Jolan Tru.

  6. Eu lembro do tema de ST Nemesis. Apesar do filme como história ter deixado muito a desejar, tantos os efeitos especiais como a trilha sonora é muito boa.
    Eu acho que este no ST XI vai ser o melhor filme da franquia, com efeitos visuais jamais vistos antes…

    Vamos acreditar, por algumas horas, que os produtores fizeram uma Enterprise em tamanho real para o filme ! (um passarinho verde que me contou !)

  7. Realmente, Tomalak, as trilhas de hoje não chamam a atenção, não têm um tema. Eu sinto muita falta disso também. É só fazer essa comparação que você fez…
    Gostaria que ele criasse algo novo, mas com algumas citações ao que já foi feito.
    O Jerry Goldsmith fez a trilha dos últimos 3 filmes, agora precisa variar… (até por que ele morreu)
    Lembrem-se que o tema do primeiro filme (também do Goldsmith) era completamente novo e acabou marcando mais que o tema da série de tv…

  8. O Giacchino é muito bom, e acredito que ele tentará sim criar um tema próprio, mas dentro da tradição das trilhas de Goldsmith e Horner. E sem dúvida aproveitará também o tema clássico de Alexander Courage.

  9. Alguém sabe se a música tema da série ENT foi criada especificamente para a série ou apenas aproveitaram um música em que a letra era boa? É a única produção de jornada que foge totalmente ao padrão de música orquestrada como tema, e particularmente é a única música que eu não gosto, apesar de já ter me acostumado à ela.

  10. Eu aplaudo Enterprise pela ousadia, mas ao mesmo tempo detesto a música que escolheram…

  11. Luís Henrique Campos Braune | 3 de fevereiro de 2008 at 5:21 pm |

    Fala Nicodemos… a música já existia e eu achei muito boa a idéia e a música em si. Estou tentando lembrar de onde veio esta música de ENT… sei que foi usada em outro filme. Se fizer uma “googlada” vc acha.

Leave a comment

Your email address will not be published.


*