Bob Justman dá sua visão final sobre novo filme

bob-justman.jpgA recente edição da revista Star Trek Magazine, trouxe o que talvez seja a última das entrevistas com o falecido produtor da Série Clássica e de A Nova GeraçãoRobert H. Justman, ou Bob Justman, que deu o seu pensamento sobre o novo filme de Jornada nas Estrelas e sobre o ex-produtor Rick Berman. De acordo com o site SciFi Pulse, a entrevista ocorreu em 2006 e não foi publicada.

Para quem não sabe, Bob Justman foi um dos pioneiros de Jornada, trabalhando como produtor e supervisor na Série Clássica. Ele começou como diretor assistente nos dois pilotos da série original, The Cage e Where No Man Has Gone Before. Depois passou a ser o braço direito de Gene Roddenberry, que lhe incumbiu a tarefa de cuidar do orçamento, vestuário, equipamentos e demais elementos de produção. Saiu da franquia na metade do 3º ano devido ao descontentamento com o declínio da série. Colaborou com a série A Nova Geração em sua primeira temporada. Justman morreu em 2008 aos 81 anos.

Os comentários a seguir são parte de uma pequena entrevista feita pela revista, em 2006, e inédita até agora.

Quando perguntado a fazer reflexões sobre o novo filme, o produtor disse que não era muito familiarizado com J.J. Abrams, mas que desejou muito boa sorte na sua missão de revitalização de Jornada para a próxima geração, “Eu não conheço J.J. Abrams, e estou certo de que ele não me conhece, a menos que nós tenhamos nos reunido em algum lugar, que eu não me lembro. Mas estou entusiasmado com a possibilidade de revigorar Jornada, uma vez que o filme proporciona o valor (da franquia) de maneiras diferentes, e de formas que nós ainda não exploramos”.

“Eu não sei o que ele planeja fazer”, prosseguiu o produtor, “Mas se eu fosse fazer um filme eu faria alguma coisa de prequel e que teria a aventura que, infelizmente, foi deficitária em algumas tentativas pós-Nova Geração. Mas, para dar o seu devido valor a Rick Berman, fiquei satisfeito e feliz ao me aposentar no final da primeira temporada de A Nova Geração. Voltei para realizar essa série e fiquei emocionado de ter sido capaz de fazê-la”.

A respeito de seu trabalho em A Nova Geração, disse, “Tudo parecia, naqueles dias, cair no lugar certo quando foi requerido, e tudo funcionou para o benefício do que estávamos fazendo. Foi um momento emocionante para mim, gratificante”, comentou Justman que elogiou o trabalho de seu colega Rick Berman, “Fiquei satisfeito em ter deixado a franquia nas mãos de Rick Berman, que creio eu, e continuo a acreditar, que é um grande, grande produtor. Mas eu conhecia A Nova Geração. Conhecia-a por dentro e por fora. Eu estava entusiasmado em trabalhar com ele e em dar contribuições criativas para ela”.

Fonte: TrekWeb e SciFi Pulse