A Ira de Khan serviu de inspiração para novo filme

orci-kurtzman.jpgO site IESB postou uma nova entrevista com os escritores Roberto Orci e Alex Kurtzman, que falaram brevemente sobre o novo filme de Jornada nas Estrelas. Eles revelaram que o segundo filme da franquia, Jornada nas Estrelas II: A Ira de Khan, serviu de inspiração para a produção da nova história.

Ao serem perguntados sobre qual dos dez filmes anteriores era mais parecido com a nova produção, a princípio, os roteiristas foram evasivos em responder. “De certa forma, esse filme concorda com o espírito de muitos deles e de certa forma ele é … Eu não sei”, desconversou Orci. Mas Kurtzman definiu melhor a questão: “Difícil de responder, apenas porque há tantas coisas diferentes”, disse o escritor, “Eu acho que a melhor maneira para responder é que o filme que mais me impressionou, quando criança, foi A Ira de Khan“, comentou Kurtzman continuando, “Esse filme se destacou, na minha opinião, porque tinha um incrível cara mau e as participações do elenco nunca senti tão elevadas”.

Orci concordou, acrescentando: “E cada personagem estava em sua maioria atualizado. Na verdade, teve a clássica distribuição para cada um, eles estavam cheios de si neste filme, e creio que mais do que qualquer uma das produções.”

“E obviamente, a relação entre Kirk e Spock naquele filme melhor foi impossível”, disse Kurtzman. “Portanto, eu creio, que deve ter contribuído, ou contribuíu para a nossa abordagem”.

Em outra entrevista ao site SciFi Wire, o roteirista Roberto Orci falou também sobre a edição do filme e a reintrodução da franquia, “Estamos muito perto de terminar (a edição), e estamos quase terminando o abrigo anti bombas onde iremos esconder o filme”, brincou o roteirista. O site Trek Movie informou que, de acordo com suas fontes, ainda ficarão faltando a inserção da trilha sonora e os sons dos efeitos especiais. Mesmo assim, o filme estará pronto bem antes de maio de 2009.

Quando o assunto é a ligação do novo filme com as produções anteriores, volta-se a falar sobre o apelo ao público em geral e aos fãs, “Os fãs podem esperar para ver que as pessoas que fizeram este filme conhecem de Jornada, e irão ver coisas que vale para eles, de uma forma que não significará para a audiência em geral”, disse Orci ao SciFi Wire.

Mas o público não irá ficar de fora por sentir a falta de conhecimento do que aconteceu antes, de acordo com Orci. “A audiência em geral verá um filme totalmente diferente”, disse o escritor. “A audiência em geral verá um filme da forma como estes personagens históricos se encontraram e como eles vieram todos a ficarem juntos. Se você é fã, o filme é uma re-introdução de Jornada, e se não for, ele é uma introdução. A idéia de fazer dois filmes em um é complicado, porque você não quer de forma alguma diluí-la, uma vez que esta não é uma história que já foi coberta pelo cânon, em termos de filme ou série, é uma antiga e uma nova história”.

Fonte: Trek Movie e TrekToday

40 Comments on "A Ira de Khan serviu de inspiração para novo filme"

  1. Isso não é novidade. Os 4 filmes da Nova Geração tentaram beber na fonte da Ira de Kahn, principalmente no quesito “grande vilão”.

  2. nemesis “plagiou” a ira de khan e deu no que deu…

  3. Grandes heróis pedem grandes vilões.

    O problema é que, depois de Khan, os vilões que apareceram foram quem?

    Sorans, F. Murray Abraham(atorzaço) em Insatifasurreição, sonda buscadora de baleias, Comand. Kruge e klingons beberrões, borgs indo para o passado, Syboks e Shinzons.

    Dá?

  4. O sucesso de A Ira de Khan não foi só no vilão, que, por sinal, foi muito bem intepretado por Montalban, foi no conjunto da obra. Uma boa história, com boas cenas de ação, intercaladas com humor e mistério. Associado a isso uma boa interpretação do elenco, que como disse Orci se superou.

  5. Impagável o seu comentário Raul Mamoru…. 😀

  6. O melhor vilão de Jornada é o Khan, sem dúvida.

    Um vilão que eu acho subestimado é o Kruge. Acho a interpretação do Christopher Loyd ótima, ainda mais que ele costuma a fazer trabalhos cômicos. Vejo poucas pessoas comentarem que ele foi um bom vilão…

    Gosto bastante do Chang também. Dr. Soran foi razoável, a rainha Borg ótima. O Ru’afo muito fraco, o Shinzon então nem se fala.

    Vamos ver se o Nero dá conta do recado.

  7. Estou com o Tomalak, algum vilão, ameaça tem que ter. A rainha borg foi excelente, assim como todo o filme. Kruge e o filme IV tb foi bom.
    Não podemos generalizar.

  8. É preciso beber da fonte direito, se não vira Nemesis…

  9. “. A idéia de fazer dois filmes em um é complicado, porque você não quer de forma alguma diluí-la, uma vez que esta não é uma história que já foi coberta pelo cânon, em termos de filme ou série, é uma antiga e uma nova história”.

    Muitissimo interessante isso. Mostra que essa dicotomia “é pra fãs, ou pra não-fãs” é falsa. Pelo menos no que concerne a intenção dos produtores.

    To dizendo que esse filme será algo, no minimo SINGULAR, na história do cinema, e ninguém acredita…

  10. ^10: Tá Madruga, eu acredito! Não precisa mais choramingar na parede do Kiko.

    Singular = Para o bem, ou para o mal.

  11. Luis Henrique Campos Braune | 18 de setembro de 2008 at 9:40 pm |

    Uma curiosodade sobre Montalban: no disco 2 da Ira de Khan, comenta-se que ele eh manco, devido a problemas anteriores em filmagens de westens (caiu do cavao), mas que ninguem percebe, pois ele disfarça muito bem. Sobre o fisico dele, nada eh maquiagem, o cara, mesmo coroa, estava em otima forma.

    Tem uma cena em A Ira Khan que eu acho forade serie, onde Montalban faz um pequeno gesto e fica dificil saber o quanto aquilo eh natural ou pensado. So consegue isso os grandes atores…

  12. Quer saber?

    C A N S E I

    Ontem fui no Cinema assistir WALLe e fiquei MUITO FRUSTRADO quando vi que AINDA estão passando o TEASER desse filme!!! Acho isso um absurdo, depois o filme é lançado e ninguém sabe do que se trata.

    O Filme pode ser para o público em geral, mas a promoção desse filme é 0!!!

    Vou manter silêncio no meu comunicador sub até o ano que vem! Muito barulho por nada.

  13. Olha esse trecho da entrevista do Ron Moore:

    “Mesmo em Generations estávamos falando sobre A Ira de Khan. Esse filme diz que “aqui é como se faz um filme de Jornada“. É uma ação-aventura. Você tem um grande vilão. Pega temas sobre envelhecimento e grandes momentos de pequenos personagens, pequenos momentos de humor, intercalados ao longo da história. Isso abraça todos os personagens. Você acha graça deles, você chora com eles. O fim é amargo, mas com uma nota de esperança. É simplesmente um grande filme. Primeiro Contato bate em muitos desses pontos também…”

  14. Eu adoro a Ira de Khan, mas essa insistência em voltar a ele como se tivesse sido a única coisa boa em Star Trek me incomoda um pouco…
    E sabemos que as possibilidades da ficção científica não estão limitadas só a esse tipo de história.
    (sim eu sei que em termos comerciais o que apela mais é o vilão malvado)

  15. Também não entendo isso, nem uma fotinho pra saborear… nada? Mudarão o Harry Potter la pro ano que vem e ja tem umas trocentas imagens do filme, Wacthmen é mais comentado que fofoca de lavadera (e olha que ninguém sabe quando vai ser exibido) e por coincidência ou não, a revista Scfi News fez umas reportagens sobre os filmes de 2009 e cometeu a heresia absurda de NÃO mencionar NADA de Star Trek?!!!!! a coisa esta muito estranha.

  16. Flávio Fernandes | 19 de setembro de 2008 at 9:13 am |

    Pessoal:

    Khan foi considerado o melhor vilão, porque, era o contraponto ao Kirk. Eles inclusivem tinham caracteristicas em comum e por isto eram tão marcantes.
    Os outro vilões eram mais “diluidos”, quero dizer, não eram contra-pontos em relação a ninguém. As melhores estórias de Jornada sempre foram com os vilões que era contrapontos a Kirk (Khan, O Romulado do Balanço do Terror, Spock no “Mirror-Mirror”, Kudge e alguns outros).
    Se Nero for um contraponto a Kirk e possuir algumas características dele para equilibrar a situação teremos mesmo um grande filme.

    Abraços.

  17. Tese interessante, mas mesmo assim eu espero que o foco nao seja totalmente esse Nero, dando espaço para fatos da juventude de todos os tripulantes

  18. Post 16.
    Acho, César, que como o filme vai ser uma coisa nova, um reboot, eles não querem perder a oportunidade de criar um grande interesse do público em cima da velha franquia. Bem ao estilo do Abrams.

    Quando a propaganda começar, principalmente quando mostrarem os personagens em seus novos uniformes, aí teremos um marketing pesado em cima. Mas acredito que só vai começar a partir do fim deste ano ou início do ano que vem.

  19. A expectativa que está sendo criada com esse filme só será satisfeita se ele for muito bom. Quando se espera muito alguma coisa, o nível de exigência tende a aumentar, principalmente quando não se tem nenhuma informação a respeito. O J.J. quer transformar a exibição do filme em “blind date”!
    Pra ser sincero, tanta expeculação me cansa.
    Gosto de dividir idéias e impressões com os amigos do forum, mas no meu dia a dia, quando volto a atenção para Jornada, prefiro rever os velhos episódios e tentar esquecer esse filme (que, espero, seja inesquecível, no bom sentido).

  20. O Chang foi um ótimo vilão e além disso deu um ar para os Klingons que eles não são estúpidos, pelo contrário, até msm ardilosos… quem não se lembra da cena dele citando shakespeare enquanto detonava com uma Enterprise indefeza… assim como Kruge, fenomenal ao não abandonar a sua própria nave depois de ser atingida pela Enterprise (que el não sabia ao certo se estava danificada ou não).
    Trist msm foi o rumo que tomaram os Klingons depois de TNG… usando palavras como honra e morte gloriosa em situações embaraçosas e extremamente estúpidas… ao assistir essa raça depois de TNG era difícil acreditar que eles poderiam viajar em dobra…

  21. O nosso oficial Valter (post 15) disse:

    (sim eu sei que em termos comerciais o que apela mais é o vilão malvado)

    CONCORDO:Quando vemos um teaser com nossos heróis enfrentando uma ameaça intransponível/mortal, isso gera uma força para nos levantarmos e decidir:

    -Tenho que ver no que isso vai dar! Vou assistir!

    Em termos comerciais, para um filme de ação/aventura, isso mexe muito!

  22. Como os klingons sao uma tipificaçao dos soviéticos, essa situaçao ficou meia parecida com a da Rússia atual.

  23. Orci concordou, acrescentando: “E cada personagem estava em sua maioria atualizado.

    Pois é. Atualizaram tanto que esqueceram de avisar que Chekov nem estava na Enterprise qndo Khan foi encontrado em Space Seed.
    Babada feia!!!

  24. Sou trekker a 30 anos e não sei o que tanto estão esperando desse filme… ao meu ver, do ponto de vista dos fãs mais ortodoxos, tradicionalistas e puristas (sou um deles), vai ser uma porcaria!

  25. Realmente o Walter \koenig não trabalhava na série na primeira temporada, mas o curioso é que o primeiro episódio dele tem a data estelar de 3018.2 (CATSPAW), enquanto que a data estelar de SPACE SEED é 3141.9.
    Tecnicamente, o Chekov já estava em serviço na Enterprise quando a anve do Khan foi encontrada.

  26. Eu prefiro mil vezes o erro do Checov no filme II, que um filme perfeito, que um filme totalmente de acordo com o cânon como o Nemesis ou insurrection, que é uma grande porcaria.

  27. Por mais que eu tenha minha apreensão em relação ao novo filme, dou o benefício da dúvida. O máximo que posso dizer é que não gostei do enredo, gostei dos atores e dos uniformes, mas é tudo extremamente superficial. Agora, se eu VER o filme, e não gostar, podem ter certeza, que vou ser o primeiro a criticar. Mas não agora, não posso opinar sobre algo que não assisti.

    Lembro-me que muita gente torceu o nariz quando Heath Ledger foi contratado para ser o Coringa….

  28. Luiz Castanheira | 20 de setembro de 2008 at 12:23 pm |

    Tem um cara, que por acaso tem o mesmo nome que eu (risos), que explicou detalhadamente os motivos do filme II funcionarem tão bem. Pelo menos dentro da marca, da qual nem penso muito em termos de cinema hoje em dia.

    Mudando de assunto, Braga em 24 nesta temporada e em breve em nova série SCIFI. O mundo estará pronto para duas séries com Braga como exec? Only Time will Tell…

    Jack Bauer: – Drop The Salamander!

  29. O Braga é produtor executivo do 24 horas? Agora tudo faz sentido, por isso que a série decaiu tanto nos últimos anos!

    Acho que o próximo passo é criar um episódio em que o Jack Bauer viaja no tempo para salvar sua esposa morta na primeira temporada 🙂

  30. Luiz Castanheira | 20 de setembro de 2008 at 12:30 pm |

    Nesta nova sétima temporada.

  31. Eu tb estou na espera para dar minha opiniao. Antes de assistir qualquer conceito é pré-conceito (preconceito).

  32. Como que ele (Braga) tem moral ainda em Hollywood? Deve ter um grande Q.I. (quem indica), como vemos no mercado profissional aqui no Brasil. E ainda por cima teve o prazer de dar uns pegas na 7 of 9.

  33. “O Filme pode ser para o público em geral, mas a promoção desse filme é ZERO!!!” [2]

    Porém,

    “Lembro-me que muita gente torceu o nariz quando Heath Ledger foi contratado para ser o Coringa….” [2]

    Todavia,

    Se o filme realmente NÃO for bom, ao menos se aproveita algo da estética visual pra REBOOT-AR o SUPERMAN, que não é da Paramount, mas esta distribuirá WATCHMEN da Warner Bros., que é dona do Superman, e da DC Comics.

    Ademais,

    Já notaram que Chris Pine AS VEZES se parece com James Marsden (Ciplope de X-MEN e Jason White de Superman – O Retorno) ???

    Curiosidade:

    O “mantra” de J.J.Abrams:

    “Audaciosamente indo onde nenhum TREKKER jamais esteve.”

    “Audaciosamente indo onde nenhum TREKKER jamais esteve.”

    “Audaciosamente indo onde nenhum TREKKER jamais esteve.”

  34. O problema de muitos fãs é classificar um filme de jornada em uma categoria especial de filmes de fc.
    os produtores falam de A IRA DE KHAN, porque, é um FILMAÇO de F.c, e não só de jornada nas estrelas, as qualidades daquele filme são reconhecidas, por todos que GOSTAM DE CINEMA.
    eu gosto de todos os filmes de jornada, concordo que tem os melhores, e os piores, mas o que faz a ira de khan tão especial não é somente o vilão, e sim todos os nomes dos profissionais de CINEMA que fizeram esse filme tão especial.

  35. Post 33.

    Pelo menos, o cara em matéria de mulher tem bom gosto.

    Não sei se alguem se lembra, mas teve um seriado do Braga que foi cancelado, coisa de um ou dois anos atrás, eu realmente não me lembro o nome, mas só sei que este cara é muito fraquinho mesmo.

    Mas quem tem padrinho, realmente não morre pagão ou QI forte o cara ainda esta por aí.

    Se ele não quiser enfrentar a Ira dos Fâns, que é pior do que a do Khan, é bom ele ficar longe da Franquia.

  36. A série era Threshold (mesmo nome de um dos piores episódios de Jornada. Ironia?) contava com Carla Gugino (acho que era ela, estou certo?) e o Brent Spiner (amigão do Braga)

  37. É Threshold mesmo, valeu Tomalak.

    Agora, a Carla Gugino não sei mesmo se estava no seriado.

  38. Luiz Castanheira | 20 de setembro de 2008 at 8:41 pm |

    Confiram o artigo feito por dois viajantes temporais a respeito da série do Braga. Acho que está na seção de ENT do TB antigo.

    Abraços
    Castanheira

    P.S.: Não tinha lá muita gente de cinema no filme II não, inclusive ele até o último momento foi opcionado como um filme para TV. Leiam o material que eu indiquei, tem tudo lá.

  39. Post 16:

    “(…) a revista Scfi News fez umas reportagens sobre os filmes de 2009 e cometeu a heresia absurda de NÃO mencionar NADA de Star Trek?!!!!!”

    Hoje, vi na banca uma revista sobre cinema, não atentei ao nome e na capa estava uma chamada dizendo que 2009 será emocionante, ou seja, nada de Star Trek nos subtítulos, outros filmes sim, e ainda por cima, quem ilustrava a capa era o fracassado Superman de “Superman Returns” e, sobre a SciFi News li também na capa a chamada para Harry Potter, Watchmen, Wolverine etc., menos Star Trek, dando aquela interpretação que os grandes filmes por aqui serão esses três em 2009 (não me lembro de Terminator 4), e aquela impressão que Star Trek é mesmo para um clube fechado e não ao grande público; eu espero estar enganado. Tomara que logo venha um trailer desse filme, pois me lembro que do Iron Man já havia um grande trailer desde outubro do ano passado e este só veio a estrear em maio deste ano! Se Abrams cometer o erro de guardar muito segredo para o público que ele e a Paramount almejam alcançar, então o filme será igual àquelas estréias rotineiras de cada novo fim de semana! Que eles pensem bem e hajam forte no marketing logo, causando curiosidade e ansiedade no grande público, com pelo menos 1/3 daquela causada nos Trekkers, ou a Paramount vai sofrer um baque igual ao 15 de setembro de Wall Street (sem socorro do governo), e nós também seremos prejudicados!

    Exagerei um pouquinho, mas só para ilustrar a responsabilidade de JJ e do estúdio e, aconselho ao último, se JJ for teimoso, tomar as rédeas e passar por cima dele na divulgação, já que o filme estará pronto mesmo!!!

Leave a comment

Your email address will not be published.


*