Nimoy e a emoção de ver Kirk e Spock outra vez

nimoy spockAo comentar mais uma vez sobre sua participação em Star Trek, Leonard Nimoy disse aos fãs na Fan Expo em Toronto, que ficou muito emocionado com a reação do público ao filme. O ator, que teve uma pequena mas importante participação, disse que está feliz por ver que novos efeitos especiais, novos escritores, diretores e atores, puderam colocar na tela coisas que ele e seus colegas nunca puderam fazer.

O site Examiner.com acompanhou o bate papo de Nimoy com a platéia durante a convenção no Canadá. O ator disse que um momento crucial na história do filme e que, para ele, foi algo que nunva teve a oportunidade de fazer foi: quando o jovem Spock pede ao recem capitão James Kirk para ser o seu oficial de ciências. A resposta “Seria uma honra” deixou-o orgulhoso por fazer parte da franquia, uma vez que os fãs acharam que ele não queria mais participar.

Eu_Sou_SpockEle contou que chegou a perguntar ao “novo Spock”, Zachary Quinto, se ele sabia no que estava se metendo, porque para Nimoy, isso foi a experiência de uma vida. Diante do público, ele lamentou ter dado o título ao seu primeiro livro sobre suas experiências em Jornada de “Eu Não Sou Spock“. O veterano ator observou que apenas pretendia explicar o processo de interpretar, mas provocou rumores de que não queria nada com o papel. “Isso foi atribuído à inatividade no mundo de Jornada após a série sair do ar”, comentou Nimoy. Mas depois de ver Star Wars, ele sabia que o interesse iria crescer e que ele e Spock estariam de volta. Nimoy nomeou seu segundo livro de “Eu Sou Spock” para acabar com os mal-entendidos.

Em outra entrevista concedida ao site BigFanBoy, Nimoy falou da ressurreição da franquia nas mãos da nova equipe.

Estamos vivenciando uma outra ressurreição”, disse o ator. “Precisamos de um a cada poucos anos. É um filme fantástico e fazendo um empreendimento fantástico … que é encontrar uma nova audiência, bem como trazer de volta o público original. A franquia está saudável novamente, e eu espero que haja mais filmes. Eu sei que há um outro roteiro em desenvolvimento neste momento. Eu não tenho idéia do que se trata ou quem é que vai estar nele. Espero que Chris Pine, Zachary Quinto e o resto dessas boas pessoas estejam nisso. E que sejam os mesmos escritores, Robert Orci e Alex Kurtzman. J.J. Abrams vai produzir e decidir depois se ele vai dirigi-lo, que é a sua opção. Espero que ele faça isso, porque ele fez um ótimo trabalho neste filme. Eu estava com ele na noite de anteontem no Saturn Awards. Ele é um cara muito ocupado. Ele pegou não sei quantas séries de televisão e diversos filmes. É o novo Spielberg. E ele é muito bom nisso, por isso é excitante, e eu me sinto muito bem por estar de volta em Jornada. É o que eu acho … Estou descobrindo isso cerca de 18 anos depois que atuei em um filme de Jornada … 18 anos entre o último e este.

Nimoy explicou porque recusou participar do filme Star Trek VIII: Generations, após receber o roteiro.

star trek generations bridgeDepois que fizemos os primeiros seis filmes de Jornada, quando o filme de A Nova Geração veio, me foi enviado o roteiro e achei que, em uma cena, eu acho que foi a cena de abertura do filme, ela indicava que Spock estaria presente juntamente com o resto do elenco da série original. Spock tinha cinco linhas de diálogo … nenhuma delas era “Spock”, no sentido de que não havia nenhum personagem no diálogo. Era um diálogo expositivo que poderia ser falado por qualquer um na sala, e na verdade foi o que eu disse para o produtor:. “Você poderia simplesmente dividir estas linhas, entre outras pessoas na sala, e nunca deixar passar Spock.” E isso foi exatamente o que eles fizeram. Eu não queria estar lá se eu não pudesse fazer uma contribuição para Spock. Nesse filme, como resultado, não houve Spock e Kirk foi morto. E eu senti … não estava na posição de dizer nada sobre aquilo, não era o meu filme … Eu não estava produzindo, eu não estava dirigindo … mas eu senti que eles estavam dispensando dois personagens muito importantes da franquia. Mas obviamente havia um elenco próprio deles … pessoas boas, Patrick Stewart e o restante, boas pessoas. Eles sentiram que poderiam seguir seu próprio caminho, e fizeram vários filmes. Eu estava certo sobre isso. Empreendi o meu negócio, fazendo um trabalho ocasional, mas principalmente na fotografia a partir desse ponto.

Nimoy disse que quando pensou que seu trabalho em Jornada havia terminado, eis que surge uma nova proposta.

“Dezoito ou dezessete anos depois, recebo uma chamada de J.J. Abrams, que disse: “Gostaríamos de falar com você.” E eu fui a uma reunião onde fiquei profundamente comovido com a leonard-nimoy-spockconversa, porque Orci e Kurtzman, os dois escritores, e J.J. falaram sobre Spock de uma forma que eu não tinha ouvido há anos. Eles falaram sobre a intenção original de Jornada, a filosofia original de Jornada, e o valor original do personagem Spock. Eu fiquei muito emocionado com isso, porque eu pensei que eles estavam me oferecendo um regresso a casa, de um certo modo. Eles estavam me oferecendo o encerramento do personagem que eu não tive inicialmente. Eu não tive um fechamento nos primeiros filmes. E fiquei muito contente com isso, e disse que iria procurar ler o script. Eu não garanti que iria fazer o filme, eles não me pediram uma garantia, mas disseram: “Vamos escrever um script, e haverá muito de Spock no roteiro. E nós gostaríamos de saber se você, pelo menos, irá lê-lo e considerar fazê-lo”. E eu disse: “Sim, eu o farei”. Eu peguei o script e eles mandaram … um cara jovem veio com o script do estúdio e disse: “Eu vou sentar aqui e esperar enquanto você o lê”. 

Continuou Nimoy, “Então, eu li, e devolvi a ele, eu peguei o telefone e liguei para J.J.: “Vamos ao trabalho”. Devido a isso, porque eu me diverti e porque o trabalho foi avaliado de uma forma que me senti valorizado, após o filme, quando ele me ligou, perguntou: “Eu gostaria que você fizesse Fringe” … ele descreveu esse personagem, eu disse que “tudo bem”. Estou nas mãos das mesmas pessoas criativas, as mesmas pessoas talentosas, e isso é emocionante para mim. Então, eu estou ansioso para fazer mais alguns trabalhos com eles – e não um monte! Não muito. Eu amo estar com minha família, minha esposa. Mas, com pessoas criativas é emocionante estar trabalhando novamente”. 

Sobre a possibilidade de retornar como Spock para um segundo filme.

 “Não houve nenhuma conversa. Eu não tenho idéia do que eles planejam fazer em seguida. Acho que eles estão agora explorando o caminho que o próximo filme deve seguir. Poderia ser sobre algum gigantesco novo adversário, um peso pesado de algum tipo, ou condições de algum tipo. Você sabe que já fizemos os dois na série original, alguns episódios eram sobre as condições que prevaleciam, outros sobre uma pessoa que estava causando problemas. Acho que eles estão no processo de explorar agora, e depois decidirão o que precisam … Eu não creio que eles precisem de mim em um segundo filme. Eu acho que eles criaram estes personagens muito bem neste filme.

A respeito da importância de Jornada nas Estrelas em sua vida. 

O meu objetivo, quando saí de casa, eu tinha 18 anos, era ganhar a vida como ator. Eu não tinha esperanças de fazer nada além disso. Eu só queria ser capaz de sustentar a mim e talvez uma família, como um ator. E você conhece a história, depois que Jornada entrou no ar fiquei muito mais envolvido do que apenas ganhar a vida. 

 Vida longa e próspera a esse grande ator.