Entrevista com Armin Shimerman, Quark

Armin ShimermanO ator Armin Shimerman, que interpretou o ganancioso Quark da série Deep Space Nine, numa entrevista a Star Trek Magazine, falou a respeito da preparação de seu personagem e a mudança de comportamento dada aos Ferengis, que no início de A Nova Geração não eram nem um pouco engraçados e amistosos.

A espécie foi desenhada por Andrew Probert, cuja palavra “Ferengi” foi possivelmente derivada da palavra persa farangi que significa “estrangeiro”. Também foi o termo usado pelos comerciantes árabes ao se referirem aos comerciantes franco/europeus.

Armin Shimerman originalmente desempenhou um Ferengi na primeira temporada de A Nova Geração (The Last Outpost) onde os Ferengis deveriam ser muito diferentes do que aquilo que acabou sendo em Deep Space Nine. “Os produtores foram muito específicos sobre o que eles queriam”, explicou. “Não houve nenhuma menção de qualquer comédia, em vez disso, eles disseram que era como virar capitães de barco à vela chinês da virada do século. Eles eram ferozes concorrentes, e eram ainda capazes de comer os seus inimigos. Eles foram imaginados como novos Klingons e, claro, isso nunca aconteceu dessa maneira. Eles deveriam ser maus, não pessoas engraçadas”.

The Last Outpost 2Mas o resultado dessa idéia não agradou, e algumas mudanças foram sugeridas. Parte da culpa pelo fracasso inicial, Shimerman atribuiu a si mesmo. “Isso mudou quase imediatamente”, disse o ator. “Foram vários fatores que mudaram o produto final. Vou começar com o primeiro: Eu fiz menos que um desempenho perfeito, o que lamento. Eu não fiz o que me pediram para fazer. Era para ser cruel. Quatro de nós deveriam causar temor, ao vez disso, fizemos você rir. Tomo a maioria da culpa sobre mim, mas houve outros fatores que contribuíram também”.

Um desses outros fatores foi o diretor de The Last Outpost, Richard A. Colla. “Ele nos pediu para fazer coisas de comédia”, disse Shimerman. “Ele nos pediu para saltar para cima e para baixo sobre estas pedras falsas, e me lembro de pensar que as pessoas malévolas não fazem isso. Uma série de outras coisas que ele nos pediu para fazer foram menos do que sérias”. 

A maquiagem e figurinos também ajudaram a mostrar o Ferengi mais cômico do que cruel. “Outro fator foi a maquiagem: Michael Westmore foi brilhante”, disse Shimerman. “Os esboços originais para o Ferengi eram muito mais de feições acentuadas, muito mais de sinistro olhar, mas a adição das orelhas tipo Mickey Mouse fizeram menos do que ameaçador. Os trajes foram cômicos, no sentido de que eram cobertos de peles, algo fora do ano um”.

Os adereços não ajudaram também, “Eles deram-me esta longa faixa de espuma de borracha pintada de azul e dissram: “Faça isso letal”. Era realmente apenas um pedaço de borracha mole impotente. Foi uma situação difícil “. 

ferengisAlgumas pessoas da equipe de produção (incluindo o produtor Ira Steven Behr) consideraram a introdução dos Ferengis “um desastre”. Na verdade, Behr perguntava: “Já houve uma raça alienígena de Jornada que funcionou menos do que os Ferengis quando foram instroduzidos?”. Ira Behr achava que os Ferengis representavam os seres humanos do século 23. “Eles tem toda a iniciativa, a necessidade de sucesso, a ganância, o egoísmo, o bom e o mau de nós, embora com algumas diferenças”. 

A primeira mudança começou a partir do episódio Ménage à Troi (3ª temporada de A Nova Geração), onde o Ferengi foi mostrado com um comportamento mais mercantilista. No planejamento de Deep Space Nine, Behr reintroduziu os Ferengis, transformando-os em personagens principais da série, adotando a raça como praticante da exploração comercial, sem pretenções beligerantes.

Fonte: TrekToday e Memory Alpha.