Entrevista com Scott Bakula

Jonathan_ArcherO ator Scott Bakula (Jonathan Archer) conversou com o site TrekMovie, onde falou de seu trabalho na série Enterprise e o que tem feito após seu cancelamento. Bakula também comentou sobre o filme Star Trek e revelou seu interesse em ser convidado para participar da continuação. Atualmente, o ator pode ser visto na comédia O Informante, com Matt Damon, e na série, Homens de Meia Idade.

Após Enterprise, falei com John Billingsley (Phlox) e ele me disse que, depois de quatro anos na série, ele acabou tendo que ir para um monte de testes e re-introduzir-se aos diretores de elenco. Você sentiu alguma diferença depois que fez Enterprise por quatro anos? 

Bakula: “Eu acho que há um pouco do “você foi afastado” por um tempo. Nosso negócio mudou tanto que, para um determinado nível de ator, se você é George Clooney e Matt Damon, você não tem esse problema de re-introdução de si mesmo. Mas os atores mudam tanto no negócio agora e a rotatividade é tão grande, que existem pessoas que são novatos e em quatro anos, muda muito. Não tenho nenhum problema em continuar e conhecer pessoas. Isso é só o que acontece. Nosso negócio não funciona como a maioria das empresas onde você consegue uma reputação e constroi em cima disso. Você, de certo modo, inicia da estaca zero em quase todo o trabalho”.

Supondo que você viu o novo filme, como você se sente sobre a referência ao almirante Archer? 

Bakula: “Foi tão rápido e havia tanta coisa acontecendo, que eu quase não acreditei que tinha ouvido falar dele, porque era a referência do cão e eu fiquei com a impressão de “Eu ouvi isso?”. Meus dois filhos, todos os dois ficaram envolvidos e não se preocuparam com a minha história de fundo, então quando eu perguntei se eles ouviram isso, eles não se lembravam dela. Então tive que confirmar com outras pessoas. Acho que foi muito inteligente. Acho que J.J. Abrams fez um ótimo trabalho com o filme e todo mundo foi maravilhoso. Foi um enorme sucesso para o estúdio”. 

Eu falei com Bob Orci, que co-escreveu o filme, e ele me disse que em sua mente foi referência para o seu personagem, que ainda estava vivo naquela época. 

Bakula: “Eu realmente aprecio isso. Talvez eu venha a começar no próximo. Tudo que eu quero fazer é vencer Shatner por estar no próximo filme”.

Em relação à série Enterprise, em Hollywood para um ator estar em uma série de quatro anos é muito bom. 

Bakula: “Com certeza”. 

Mas algumas pessoas vêem isso apenas como se tivesse quatro anos em vez de sete. Desse modo, se Enterprise tivesse seguido mais três anos, o que você gostaria de ter feito como um ator para um desafio com o seu personagem? 

Bakula: “Eu acho que tudo o que aconteceu com Archer, nos primeiros quatro anos, foi sobre a expansão de suas experiências de sua vida, que foram limitadas pelo crescimento do sistema, e ele ainda tinha essa imaginação incrível e inacreditável de acreditar nas possibilidades. Seu caráter foi prejudicado por isso, porque ele era como um conhecedor profundo e um cara dedicado, por causa de seu pai. Havia um monte de transtornos que precisavam ir junto com a sua passagem de comando da nave, que parecia natural e correta. Mas, como ele continuou experimentando as possibilidades e lidando com a formação da Federação, isso era onde estávamos indo, obviamente, contribuindo, e, politicamente, criando todas as diferentes facções e tudo mais. Eu achei que seria maravilhoso. E como um ser humano, o que poderíamos ter feito com ele em termos de abrir mais os olhos e animá-lo e diferentes coisas, que eu imaginava que fossem todos elementos do seu caráter. Eu esperava que tivesse tempo para explorar e expandir”.