Como foi a visita de Nimoy a Vulcan

Pode-se dizer que Leonard Nimoy “se sentiu em casa” na cidade de Vulcan, Canadá, onde realizou um desfile em sua homenagem, recebeu a chave da cidade, e inaugurou um busto do ator como Spock. Veja várias fotos e um vídeo do evento que se tornou histórico para os habitantes canadenses.

Depois de aceitar um convite para o Calgary Comic and Entertainment Expo, Nimoy decidiu parar em Vulcan por algumas horas. “Eu decidi que não apenas iria lá (no Calgary). Uma vez que estou tão perto, também faria uma viagem para Vulcan”, explicou.

Nimoy tentou ajudar a cidade em 2009, organizando um campanha para a exibição premiere de Star Trek por lá. Mas a Paramount disse “não” a estréia mundial do filme em Vulcan. “Entrei em contato com as pessoas na Paramount e disse que teríamos que fazer algo sobre isso”, disse Nimoy. “Porque é injusto que o meu povo de Vulcan não esteja recebendo esta projeção”. 

Embora tenha dado todo o seu apoio, Nimoy nunca esteve em Vulcan. Agora, o sonho dos habitantes da pequena, mas acolhedora cidade tornou-se possível. Nimoy esteve no dia 23 de abril para a inauguração de um busto em bronze retratando seu personagem Spock. Ele também deixou para trás uma impressão de sua mão com a expressão “Vida longa e próspera” e dois itens de sua coleção pessoal de Jornada: um par de orelhas de Spock, usado durante as filmagens da série original, e uma litografia do elenco original, autografado pelos atores.

O artigo do Lethbridge Herald descreveu como foi esse acontecimento para a cidade. Veja abaixo alguns trechos mais importantes.

Em meio a elogios e aplausos exuberantes, o Prefeito da cidade, Tom Grant (vestido com uniforme da Federação e orelhas vulcanas), pediu ao padrinho Leonard Nimoy para inaugurar um busto de bronze de Spock.

“Espere até que Bill Shatner ouça isso”, brincou Nimoy após Grant entregar-lhe o microfone. “Eu tenho estado em Vulcano por 44 anos. Já estava na hora que eu chegasse em casa. Nunca tive uma experiência tão emocionante quanto esta, e eu aprecio isso. Obrigado. Que cada um, cada um de vocês tenha Vida longa e próspera”

Nimoy agradeceu as centenas de pessoas que estiveram no Centro de Vulcan em sua honra para dar-lhe tal recepção calorosa e expressou a sua felicidade que os moradores de Vulcan desfrutassem de uma seleção de “anos de Jornada até o mais recente filme” passado com Zachary Quinto, que faz um jovem Spock.

“Eu espero que vocês venham a colocar Zachary Quinto em seus corações, porque eu acho que ele é um ator muito talentoso e maravilhoso, e que vai levar o papel de Spock com grande dignidade e profissionalismo. Eu acho que vocês vão se orgulhar dele no futuro”, disse Nimoy. “Em todas essas experiências, eu nunca tive uma experiência tão emocionante quanto eu estou tendo aqui hoje”, completou.

Ser identificado com o personagem Spock deu-lhe experiências extraordinárias e oportunidades de trabalho em todo o mundo, disse ele à multidão.

No início, ele disse que se estabeleceu na esperança de ser um ator que pudesse sustentar uma família. Mas fez muito mais do que isso e encontrou pessoas fantásticas ao longo do caminho. Nimoy se sente orgulhoso de ter feito Spock e  a história de na televisão, porque representa uma história de esperança no futuro.

“O personagem Spock tem sido um modelo para muitos jovens, pessoas de meia-idade e idosos, como eu – um personagem de dignidade e inteligência e profissionalismo”, disse emocionado. “Em todas essas experiências, eu nunca tive uma experiência tão emocionante quanto eu estou tendo aqui hoje”.

Ele fechou seu discurso curto, com sua marca registrada “Vida longa e próspera”.

Pessoas de todas as direções chegaram em Vulcan para ter um vislumbre de Nimoy, enquanto ele estava na cidade. E apesar de Nimoy aparecer na Comic Calgary e Entertainment Expo, algumas pessoas do Calgary apareceram também em Vulcan. “Estou aqui porque eu acho que essa é uma oportunidade única na vida para vir ver Leonard Nimoy”, disse o fã Gwen Soare, que conheceu Jornada através da série A Nova Geração.

Dias antes da chegada de Nimoy, os habitantes da cidade limparam e enfeitaram até lojas e calçadas. No dia, Vulcanos orelhudos estavam em cada esquina da cidade. “Ter o Spock de volta para casa é simplesmente inacreditável. Estamos atrás dele e estamos muito animados “, disse Judy Sanderson, uma residente de Vulcan com 35 anos.

No opinião da empresária Shirley Zuehlke, o  tema de Jornada fez uma diferença enorme para a cidade. “Existem algumas pessoas na cidade que não estão concordando com isso. Mas você tem que concordar com ele – você não tem que ser um fã de Jornada para ver o grande potencial da coisa toda “, disse ela.

Fonte: TrekWeb e TrekToday