O que temos até agora sobre o novo filme?

Estamos a menos de dois anos para a estréia da sequência de Star Trek, prevista para o dia 29 de junho de 2012.  Esta semana os escritores Roberto Orci e Alex Kurtzman foram homenageados com o George Pal Memorial Saturn Award. O site TrekMovie teve a oportunidade de falar rapidamente com eles, que deram uma atualização sobre o status do roteiro.

Veja um resumo da conversa com os roteiristas sobre o assunto “Star Trek 2”.

Sobre a história. “Eu diria que estamos no meio da história”, disse Orci. “Estamos no ponto de voltarmos para o que havíamos conversado e vermos se realmente permanece. Nós construímos uma pequena história base, e agora vamos mexer e remexer com ela e se ela permanecer de pé, saberemos o que temos”.

Quanto ao novo vilão, eles não ofereceram detalhes mas já tem algo definido. “Bem, acho que o próprio espaço foi tanto um aliado quanto um vilão em um monte de filmes de Jornada, de modo que sempre vai ter um papel”, disfarçou Kurtzman, “mas é claro, eu acho que a última vez que conversamos, falamos sobre o fato das sequências tenderem a ter vilões. Eu acho que o desafio de Jornada é certificar-se que você ainda está contando a história do que significa para este grupo, como estabelecido no primeiro filme, ter agora a sua próxima aventura”.

“Temos um candidato, mas não está elaborado”, completou Orci.

Irão trabalhar com Damon Lindelof tanto na história quanto no roteiro, observando Kurtzman: “eu estou incrivelmente aliviado por tê-lo em tempo integral” (agora que Lost foi concluído);

Planejam “mergulhar na história” na próxima semana quando Damon retornar das férias.

Sobre o nome do filme ter um subtítulo ou não, Orci respondeu num chat com internautas que “provavelmente sim … ele não poderá ser Star Trek XII, e não poderá ser Star Trek II”.

Bem… juntando tudo isso com o que já foi dito antes, o que temos de novo até agora? Praticamente nada, mas o site TrekMovie apurou nos bastidores do estúdio algumas coisas interessantes, como por exemplo:

1 – Toda a equipe criativa terá os créditos como produtores, ao contrário do primeiro filme onde só Lindelof e Abrams foram creditados como produtores, enquanto o resto da equipe ficou como produtores executivos.  Isso significa que os roteiristas poderão dar pitacos na produção e não apenas na história.

2 – Abrams tomará alguma decisão sobre dirigir o filme após o script ficar pronto e que seja do seu agrado.

3 – Em Star Trek, Roberto Orci e Alex Kurtzman foram os escritores creditados, no entanto Damon Lindelof também fez alguns trabalhos com a história e, depois, Bob e Alex começaram a escrever o roteiro (diálogos, cenas). Para a seqüência Lindelof foi chamado para trabalhar na história e no roteiro com eles.

4 – Todo o elenco principal estará de volta, e todos têm opção de contrato para um filme adicional.

5 – Do elenco secundário do primeiro filme também poderão acabar reprisados alguns papéis, dependendo da história. Estes incluem o de Ben Cross (Sarek) e o de Bruce Greenwood (Pike). No entanto, é muito improvável que Leonard Nimoy esteja retornando.

6 – Provavelmente veremos também uma série de novos personagens, além de alguns conhecidos do passado de Jornada, mas eles só irão incluí-los se for por um bom motivo e não serem apenas uma aparição relâmpago. A grande questão agora é a mistura entre a história original e os velhos e novos personagens, além de trazer elementos à história vistos na Série Clássica. Tem havido uma série de rumores na mídia sobre um possível retorno de Khan. E nós sabemos que Khan era algo que a equipe tinha considerado, incluindo nos créditos finais (uma cena com a nave Botany Bay), mas resolveram não fazê-lo porque sentiram que forçariam a barra e o público não entenderia.

7 – Naturalmente, a questão de William Shatner reprisar ou não seu papel como Kirk ainda irá continuar até a revelação do script.

8 – Há também a possibilidade de uma celebridade internacional vir a bordo. J.J. Abrams disse que esta é uma forma de poder impulsionar a bilheteria mundial, principalmente na maioria dos mercados que não falam inglês.

9 – Quanto a história , não se sabe nada. Está sendo guardada a sete chaves, mas Abrams e os roteiristas falaram sobre o desejo de se criar uma história rica que aprofunde os personagens e também que tenha algum caráter alegórico com o mundo de hoje.

Uma coisa podemos ter certeza, não vamos ver mais viagem no tempo. Embora a viagem temporal tenha sido parte integrante do primeiro filme, os autores afirmaram que esse artifício neste novo universo não é simplesmente uma questão de dar voltas em torno do Sol. É claro que isso não significa que a história seguirá um estilo tradicional linear, ainda mais se tratando de Abrams e Lindelof.

Quanto à comercialização do filme, é provável que vá começar em 2011. O site TrekMovie informou que não haverá nenhum cartaz na Comic Con 2010.

É claro que também devemos esperar por muitos boatos, e alguns podem acabar sendo verdadeiros (temos também nossas fontes).

Portanto, fique atento porque o TB estará sempre trazendo as últimas notícias sobre o filme para você.