Logan e Spiner tinham novo projeto após Nemesis

Se o décimo filme da franquia Nemesis tivesse sido um sucesso de bilheteria, não poderia ter havido outro filme de A Nova Geração? Na opinião de Patrick Stewart, sim. O ator revelou que enquanto Nemesis estava sendo filmado, outro projeto estava sendo planejado e que teria envolvido mais do que A Nova Geração. Sr. Stewart foi entrevistado pelo site Star Trek.com e comentou sobre este assunto e sua vida atual.

A Nova Geração estreou há 23 anos. Qual a verdadeira história que você imaginava, que a série fosse lhe fornecer com poucos meses de trabalho e salário, uma oportunidade para conseguir um belo bronzeado, e então voltar para casa na Inglaterra?

“Bem, foi isso que me aconselharam quando ofereceram o papel. Na segunda-feira, na hora de almoço, me disserram que eu tinha até sexta-feira na hora do almoço para tomar uma decisão. Eu fiquei chocado, eu nunca, por um momento, acreditei que iria ficar no elenco de Jornada. Eu tinha sido chamado de volta a Los Angeles vindo do Reino Unido, três vezes, para os testes. Então eu corri Los Angeles, falando com alguém que eu sabia que tinha alguma ligação, que estava na indústria da televisão e do cinema, pedindo conselhos. “O que devo fazer?” Eu fui descobrir que eu tinha que assinar um contrato de seis anos. Eu era muito ingênuo sobre as condições associadas à série de televisão nos EUA. Cada pessoa me falou – agentes, diretores, roteiristas, atores de outros shows – disseram: “Oh, não se preocupe com seis anos. Você vai ter sorte de se manter durante o primeiro ano”. Todo mundo sentiu que seria loucura tentar reviver uma série de famosos, como William Shatner e Leonard Nimoy. Assim, com base nos conselhos eu assinei o contrato de seis anos.”

Olhando para trás, desde a série as produções no cinema, quem foi Jean-Luc Picard? E quem ele ficou sendo no final? Além disso, o que você diria que teve influência sobre a evolução do personagem através de suas performances, como resultado de conversas com (produtor executivo) Rick Berman e os escritores ao longo dos anos?

“Eu jantei com Gene Roddenberry no Bel Air Country Club, no fim de semana antes de começar o ensaio para o piloto. Eu li o episódio piloto, “Encounter at Farpoint”, e até então, minha razão para a reunião com Gene foi tirar dele seu conselho e suas diretrizes de como eu deveria desenvolver esse personagem. Tudo o que Gene me disse foi: “Você conhece as histórias Horatio Hornblower?” E eu disse: “sim, porque eu li quando era adolescente e gostei.” Ele disse: “Estou enviando algumas cópias para você. Leia-os. Isso é tudo que você precisa saber. “(Risos). Bem, eu li uma das histórias de Horatio Hornblower e eu acho que eu tive a idéia do que estava Gene querendo depois. No episódio piloto e ao longo da primeira temporada, eu estava acompanhando este caminho de um particularmente heróico, romântico oficial líder que estava em uma viagem de descoberta. Então, trabalhando com os roteiristas, conversando com os escritores, os diferentes aspectos de seu caráter, os aspectos mais complexos e às vezes ambivalentes de seu caráter começaram a surgir.”

“E quando Gene morreu tragicamente cedo – e tragicamente cedo na vida de A Nova Geração – Houve algumas mudanças depois disso. Eu tinha estado trabalhando muito próximo de Rick Berman e sabia de algumas das coisas que Rick estava interessado, e ele sabia de algumas das minhas paixões: as questões sociais, política, política sexual, e assim por diante. E começamos a investigar os aspectos do personagem, um pouco mais do que tínhamos na primeira temporada. Rick foi generoso comigo e sempre aceitou as sugestões apresentadas e as idéias discutidas, até mesmo os detalhes do diálogo. Assim, a minha participação cresceu e cresceu e cresceu, de maneira que ao entramos na sétima temporada, havia uma total sobreposição entre Jean-Luc Picard e Patrick Stewart. Eu já não tinha que sentar no meu trailer e entrar no personagem. Eu sabia deste homem intimamente. Ele estava muito, muito perto de mim. Eu não tomo para mim o crédito de criação de Jean-Luc Picard. Ele veio do Gene e escritores no início da produção, e aqueles que vieram posteriormente a escrever para o personagem.”

Tal como está agora, Nemesis é o canto do cisne de Picard. Como você aceita isso? Ou há uma parte de você que quer uma última tentativa de Picard para, talvez, uma despedida mais apropriada?

Enquanto estávamos filmando Nemesis uma ideia estava sendo desenvolvida por John Logan, roteirista de Nemesis, e Brent Spiner para um quinto filme final. Foi uma idéia muito interessante para um roteiro. Ela teria sido uma despedida real para a Nova Geração, mas teria envolvido outros aspectos histórico de Jornada também. Porque eu não posso entrar em detalhes do projeto que não era meu. Quando isso não aconteceu, o estúdio anunciou em seu inimitável modo que nós estávamos sofrendo de fadiga da franquia e que não estaríamos mais lá, e fiquei absolutamente satisfeito com isso. Continuo muito orgulhoso do trabalho que fizemos, muito orgulhoso da série e dos filmes, mas eu não quero voltar a ela.”

Vamos falar sobre Macbeth. Você estreou uma versão do West End em 2007, então numa produção na Brooklyn Academy of Music, em 2008, e agora você, o diretor Rupert Goold e Kate Fleetwood se reuniram para uma adaptação cinematográfica para a PBS (emissora educativa) que vai estrear em 06 de outubro. Por que foi importante para você ter essa produção capturada para a posteridade?

O teatro é uma espécie de transitório, um negócio efêmero e os melhores desempenhos, muitas vezes só vivem nas memórias das pessoas que os viram. Mas quando algo foi tão bem sucedido como este Macbeth e teve tal impacto no palco, se houver uma chance de preservar algo do que foi feito é realmente muito gratificante. Se você assistir a esta apresentação na PBS você vai ver que é muito, muito mais que uma gravação da produção de palco. É um filme e se destaca como um filme por seus próprios méritos. Estou muito satisfeito com ele e emocionado com o trabalho que tem feito Rupert Goold.”

Vimos que na Convenção de Las Vegas 2010, alguns meses atrás, você parecia estar se divertindo tremendamente durante seu tempo no palco. Você ajudou a criar um momento verdadeiro para milhares de fãs quando surpreendeu William Shatner e Leonard Nimoy, juntando-os durante a sua sessão. O que esse momento significou para você?

Eu achei que foi uma verdadeira honra ter sido concedido isso a mim, porque estes são os caras que criaram tudo. Estas são as lendas vivas de Jornada. Eles também são a dois homens que eu aprendi a gostar muito. Eu conheço Bill mais do que Leonard, mas eu admiro e gosto muito deles. Assim, para ser a terça parte no palco, na frente de tal audiência, foi uma verdadeira surpresa para mim.”

Você e o elenco de A Nova Geração reuniram-se há pouco tempo para um jantar anual do grupo, mas ouvimos dizer que a reunião deste ano foi particularmente especial. Em primeiro lugar, todos estiveram presentes pela primeira vez e também LeVar Burton brindou a sua saúde e seu título de nobreza de forma memorável. Como aconteceu?

Essa foi a primeira festa em que eu segurei a notícia do meu título de nobreza. Acontece que eu estava voltando para Los Angeles. Aconteceu de cada membro do elenco estar na cidade, e (assim foi com) Rick (Berman) e John Logan. Eu fui nesse jantar em Beverly Hills. Eu considero este maravilhoso título de honra que me foi dado, como também um aceno na direção de Jornada, aos sete anos que passei na série. Para poder celebrar esta homenagem inesperada, talvez com o grupo de atores na minha carreira de 52 anos eu tenha crescido mais próximo de todas as empresas onde já trabalhei, foi apenas uma forma muito apropriada de parabenizar. E, claro, eu tenho indescritivelmente brincado sobre o assunto. Mas a noite estava cheia de muito carinho, amor e bom humor.”

Você é um ator shakespeariano e um pai. É Picard aos olhos de muitos e Professor Xavier aos de outros. Algumas pessoas conhecem como Avery Bullock (personagem no qual faz a voz em American Dad!). E agora você é Sir Patrick Stewart. Quanta mistura de estranho e satisfação isso significa?

Eu fico tonto, às vezes, com a minha boa sorte. Quem diria que eu me encontraria no meu 71º ano de idade estando envolvido em tal quantidade de trabalho diversificado e abençoado, por estar saudável o suficiente para olhar para frente – espero – uma carreira movimentada, com talvez um pouco mais de algumas pausas ao longo do tempo, que eu não fiz no passado. Às vezes eu sinto como se tudo isso acontecesse a alguém ou que poderia ter acontecido com alguém que eu sonhei. É muito além de minhas ambições modestas, quando eu saí da escola de teatro e tornou-me um ator profissional, que me deixa um pouco tonto, às vezes, com a realidade disso. Eu estou me divertindo? Sim, estou tendo o melhor momento da minha vida, atualmente. Os últimos seis anos foram os melhores anos da minha carreira e de minha vida. Na minha família estão todos bem e felizes. Você sabe, é uma bênção, ótima para ter uma vida e uma carreira nesse lugar onde é meu agora. Sou muito, muito sortudo. E se tudo fosse acabar hoje eu estaria muito, muito contente com o que foi alcançado.”