Tim Russ fala sobre seu trabalho em Voyager

O ator Tim Russ, que interpretou o vulcano Tuvok, em Voyager, é o mais novo entrevistado do site oficial Star Trek.com. Russ falou a respeito de sua participação na franquia por mais de sete anos, de seus trabalhos mais recentes na TV e quais são seus projetos futuros em outras áreas de atuação, de sua carreira como ator e principalmente por detrás das câmeras, como diretor.

Tim Russ já era um “veterano” de Jornada, quando conseguiu o papel de chefe de segurança Vulcano Tuvok em Voyager, tendo aparecido como Devor no episódio de A Nova Geração “Starship Mine”, como T’Kar em Deep Space 9 e um tenente sem nome da Enterprise-B, no filme Star Trek VII: Generatios. Russ passou por sete temporadas em Voyager, durante o qual ele dirigiu o episódio “Living Witness”. Ele também deu asas a sua imaginação como artista, escrevendo, produzindo e dirigindo curta-metragem, escrevendo histórias em quadrinhos, lançando um álbum de música e outras coisas mais.

Voyager terminou em 2001, e Russ continuou no caminho como diretor. Em 2003, dirigiu o curta-metragem Roddenberry on Patrol, um olhar cômico sobre a busca de Gene Roddenberry para criar Jornada, tendo a participação de algumas das celebridades da franquia. Seu último trabalho relacionado com Jornada foi na direção e atuação da produção independente a mini-série Star Trek: Of Gods and Men. Ele ainda atua – era do elenco regular em Samantha Who? e tem um papel recorrente em iCarly – dirigiu alguns filmes (o curta War of Heaven e o filme A Night at the Silent Movie Theater), autor de um livro infantil (Bugsters), e ainda está gravando e tocando música.

Vamos começar com Voyager. Será que ainda, entre os destaques de sua carreira, existe um crédito no passado que não Jornada, ou talvez um pouco de ambos?

“Voyager foi definitivamente um grande ponto de virada na minha carreira. Ela abriu oportunidades para mim que ainda estou me beneficiando até hoje. E foi também um impulso financeiro, obviamente, o que permitiu-me não ter de me preocupar tanto sobre quando o próximo trabalho poderia acontecer. Quanto à minha memória, sim, a cada dia que passa parece desvanecer-se mais distante no passado.”

Os Vulcanos são personagens muito intrigantes, mas também tem um limitador para a atuação dos atores. O quanto satisfeito você ficou com a evolução de Tuvok e também com os desafios exercendo o papel?

“Além de todas as sugestões que eu poderia ter tido pelos escritores sobre meu personagem, a evolução de Tuvok na série foi inteiramente dos roteiristas e produtores. Eu apenas costumava esperar pelo próximo script sair, e às vezes nem concordava, nem discordava com o que tinham estabelecido para mim, se fosse um episódio pesado de Tuvok. No geral, gostei das histórias que vieram.”

Você ainda participa de convenções. Quais são os fãs, em todos estes anos, que ainda estão interessados em ouvir você falar?

“Eu ainda vou para as convenções e eu ainda recebo algumas das perguntas usuais sobre a série. Mas na maioria das vezes, nos dias de hoje, trago coisas para mostrar ou executar nas convenções. Vou mostrar alguns curta-metragens, tocar algumas músicas, fazer uma paródia etc, qualquer coisa para não ter de dizer as mesmas coisas repetidamente.”

Todo mundo sabe que você e os rapazes de Voyager ainda se reúnem uma ou duas vezes por ano para o jantar. Quanto divertido você acha esses encontros, aproximando-se, revivendo os velhos tempos?

“É sempre bom ver os companheiros e tocá-los, e nós rimos de algumas das coisas que aconteceram durante os sete anos do programa. Fico ansioso pelos encontros.”

Você se manteve bastante ocupado desde que Voyager terminou, como ator, escritor, produtor e diretor. Ficou preocupado de continuar fortemente identificado pelo personagem no pós-Jornada? Quanto desse fator tem estado em você?

“Eu esperava passar por um período de calmaria na minha carreira depois de Voyager, uma vez que não foi tanto por estar naquela série particular, mas mais do que eu estaria passando na TV. Uma vez que somos “expostos” por uma quantidade de tempo na TV, você está fora do circuito das pessoas que procuram atores, etc, e os produtores de novos programas, muitas vezes querem novos atores para suas peças, de modo que os atores sejam identificados com sua série e não com uma que veio antes. Levou cerca de quatro a cinco anos para a minha carreira começa a rolar novamente com papéis em iCarly e o papel regular na série Samantha Who?”

Vamos falar sobre seus projetos atuais. Você tem um filme chamado Greyscale. Quem você interpreta? O que está acontecendo com o filme?

“Eu acho que o filme foi pego em alguma distribuição preliminar. Eu interpreto um cara mau nesse projeto. Ele está tentando obter um monte de informação do protagonista (Ryan Dunlap). Mas eu não quero contar a história ou o seu papel nela.”

Você já dirigiu vários filmes. Os mais recentes foram o curta War of Heaven e o longa-metragem  A Night at the Silent Movie Theater. Do que se tratam? Como os fãs podem vê-los?

“As estrelas de A Night at the Silent Movie Theater são Phil LaMarr e Tony Todd. É uma história sobre um músico e sua banda. Eles estão prestes a finalmente conseguir sua ruptura, quando o baterista sofre um acidente e não pode continuar. Então eles têm uma noite para encontrar um novo baterista para que eles possam mostrar aos grandes executivos de gravadoras, que estão na cidade. E, claro, nada disso sai como planejado. War of Heaven é um curta-metragem estrelado por Walter Koenig e Richard Hatch. É uma história sobre a futilidade da guerra. Ele será parte de uma coleção de curta-metragem chamado Frame of Mind, produzido por Bob Conrad e Nestor Jim, e que sairá em breve. A informação sobre os dois está no meu site.”

Você foi convidado em Hannah Montana há algumas temporadas, tem um papel recorrente em iCarly e apareceu em  The Secret Life of the American Teenager  este ano. Como é a sensação de ser tão reconhecível para toda uma geração nova e mais jovem?

“Eu sou reconhecido por iCarly mais do que em Voyager! É muito legal. Desde que eu tenho uma filha que assiste também, estou grato por ter tantas crianças de sua idade – jovens e idosos – se animando quando me vêem.”

O que mais você está trabalhando agora? Nada de novo no front da música?

“Estou neste momento ainda me apresentando com minha banda, algumas vezes por mês. E estou fazendo um papel recorrente na série do Cartoon Network chamada Sym-Bionic Titan (Os Titãs Biônicos). Estou dublando o personagem Salomão.”