Entrevista com diretor de elenco Ron Surma, Parte I

O nome Ron Surma pode não ser muito conhecido dos fãs de Jornada, mas seus créditos estão em praticamente todas as séries da franquia (exceto a original), além de três filmes de A Nova Geração. Hoje, aposentado, Surma fala ao Star Trek.com de seu trabalho como diretor de elenco e conta como encontrou os atores e atrizes que deram vida a personagens importantes de Jornada. Abaixo a primeira parte dessa conversa.

Em que você estava trabalhando antes de ficar ligado com A Nova Geração?

“Na verdade, eu estava sem trabalho. Eu não estava trabalhando direito antes de vir para A Nova Geração. Mas eu tinha trabalhado com o marido de Junie (Lowry-Johnson) sobre um filme de Stallone. Eu tinha feito alguns filmes de Stallone. Junie estava procurando por uma nova pessoa no escritório e recebi um telefonema seu. Eu realmente não tinha nenhuma intenção de voltar a selecionar elenco, mas eu fiz e foi isso. Eu estive lá em Jornada por 15 anos.”

Você entrou na A Nova Geração no seu terceiro ano. Qual foi o seu trabalho no dia-a-dia?

“Eu ajudei a escalar todos do elenco que falavam.”

Diga-nos como funcionou. Todos os artistas do elenco regular estavam nos seus lugares, desse modo você lançava artistas convidados e os recorrentes …

“Exatamente. Qualquer um que dizia alguma coisa (nas cenas), tivemos que escalar. Nós fazíamos reuniões com essas pessoas que escolhíamos, pegávamos elas e em seguida, nos reuníamos com os produtores e o diretor desse episódio em particular. E nós tínhamos que agir rapidamente, porque basicamente tínhamos cerca de cinco dias por episódio.”

Dadas as limitações de tempo, os atores e atrizes que passaram por isso, alguma vez você sentiu que não foram melhores o suficiente para um papel?

“Raramente. Acredite ou não, raramente. Acabávamos indo, até que encontrávamos a pessoa que queríamos.”

Você lançou muita gente em A Nova Geração. Quais foram os atores/atrizes que deixaram você mais satisfeito por ter encontrado?

“Nós tivemos um monte de gente grande, alguns que já eram estrelas e outros que se tornaram estrelas. Foi divertido ter Ashley Judd na série. Ela estava basicamente começando sua carreira na época. O que é engraçado é que eu realmente não tenho tempo para ir para casa e assistir a cada episódio. Então é difícil para mim dizer-lhe o que eu achava ótimo. Mas deixe-me pensar. Michelle Forbes foi fantástica e fez episódios de muito poucos. Dwight Schultz foi fantástico. Hallie Todd foi fabuloso. Havia tantos outros. James Cromwell. Paul Winfield. Eu sempre gostei de Barbara (March) e Gwynyth (Walsh), que interpretaram as irmãs Klingons. Além disso, você tem que lembrar que muitos dos maiores nomes, não tiveram que fazer teste. Eles foram convidados pelos produtores para estarem na série. Em alguns casos, para determinados papéis, haveria uma lista de desejos. “Ah, essa pessoa seria ótimo”. Na maioria das vezes, isso não deu certo porque eles não estavam disponíveis. Mas a única vez que deu certo, por exemplo, foi com Ray Walston, que foi absolutamente a primeira escolha para o papel de Boothby (imagem ao lado).

Quantas vezes aconteceu que um ator entrava, não era adequado para um determinado papel, mas fez o suficiente para causar impressão e foi chamado(a) mais tarde por outra coisa?

“Aconteceu um pouco. Foi o que aconteceu com Max Grodenchik. Foi o que aconteceu com Armin Shimerman. O interessante é que, se eu me lembro disso direito, ambos foram candidatos ao final para Quark (em Deep Sace Nine). Mas ambos estavam em A Nova Geração bem antes de Deep Sace Nine. Lembro-me de dizer a Max, depois que ele não conseguiu o papel de Quark: – “Nós vamos ter alguma coisa no caminho para você”. E isso funcionou. Eu posso te dizer que esse tipo de coisa aconteceu várias vezes em Deep Sace Nine, onde as pessoas que eram candidatas a papéis secundários acabaram tendo muito bons papéis recorrentes. Andy Robinson (Garak) foi um. Ele estava preparado para fazer Odo.”

Vamos ficar com Deep Sace Nine. Essa foi a primeira série de Jornada para a qual você estava no térreo. Quão diferente é a situação de escolher candidatos para séries regulares versus estrelas convidadas?

“Há muita mais coisa envolvida. Você não só tem os criadores e produtores da série, mas você tem o estúdio para lidar com isso quando você está começando uma série e escolhendo elenco regular. Com papéis regulares, você precisa encontrar a pessoa que irá expandir o papel durante – esperamos – sete anos. Você está lidando com personalidades. Isso está na formação, mas está lá, porque você quer um elenco que vai se dar bem e trabalhar bem uns com os outros, e que vai ser capaz de trabalhar com os produtores e escritores. Escalar elenco regular, é um processo muito, muito longo. Quando um programa vai ao ar e você está lançando astros convidados, um episódio está sendo filmado e você tem aqueles cinco a sete dias para lançar os próximos. Com os habituais da série, você tem alguns meses, se não um pouco mais.”

Foi fácil ou não o elenco de Deep Sace Nine se unir?

“Exceto para Dax, isso veio com bastante rapidez. O último papel escolhido foi Dax. No início queríamos Michelle Forbes para o papel de Kira (que ficou com Nana Visitor), porque Michelle tinha feito um trabalho maravilhoso como Alferes Ro. Mas Michelle tinha acabado de fazer um filme e realmente não queria ficar amarrada a um programa de TV. Nós estávamos muito interessados em ter Famke Janssen (Jean Grey de X-Men) para fazer Dax, mas ela também não queria ficar amarrada com um programa de TV. E você não pode culpá-la por sua carreira no cinema. Famke tinha feito um episódio maravilhoso de A Nova Geração  (“The First Duty”), com Patrick Stewart. Eu sei que estamos falando de Deep Sace Nine agora, mas eu lembro de ter recebido a descrição da personagem de A Nova Geração e ela dizia: “A mulher mais bonita do universo”. Eu pensei: “Oh, isso vai ser fácil” (risos ). E eu acho que foi o primeiro trabalho de Famke na primeira TV americana, embora eu possa estar errado.”

O que você lembra da escolha de Sisko? Nosso entendimento é que os produtores queriam um Africano-Americano para o papel, se o ator certo pudesse ser encontrado, mas que não era uma determinação …

“A missão era encontrar o melhor ator. Queríamos uma pessoa de cor, mas era para encontrar o melhor ator. Lembro-me que os dois últimos testes para o papel de Sisko foram Avery (Brooks) e Bruce Greenwood.”

Realmente, Greenwood, que acabou em Star Trek como o Capitão Pike?

“Bruce é um ótimo ator. Acho que houve um terceiro ator, mas não me lembro quem era, na verdade.”

Nós ouvimos ao longo dos anos que James Earl Jones estava na lista para fazer Sisko …

“Ele estava na lista de desejos. Claro, quem não gostaria de ter James Earl Jones? Isso era um grande desejo. Mas ele iria se amarrar numa série de sete anos? A resposta final foi não. Assim que entrou, saiu rapidamente, embora eu tenha tentado falar com seus representantes. “Tem certeza?” Porque você nunca desista na lista de desejos até que seja tarde demais.”

OK, então conte-nos sobre algumas pessoas que são grandes estrelas, e que nunca conseguiram um papel em Deep Sace Nine …

“Rapaz, essas notas vão muito longe. E isso está completamente fora da minha lembrança. Eu não me lembro. Quando você trabalha na escolha de elenco, que é a coisa mais difícil nesse momento, e logo que o elenco é escolhido, você passa para o próximo trabalho.”

 Deep Sace Nine tinha algumas estrelas convidadas. Vamos lançar nomes para você. Por favor nos diga se há uma história interessante sobre seu elenco …Wallace Shawn, que fez o Grande Nagus …

“(Risos). Nós descobrimos que ele estava interessado em fazer um episódio. Ira Behr disse: – “Bem, vamos encontrar algo que poderia voltar a ocorrer, e se ele gostar …”. Wally queria fazer, ele estava disponível e funcionou brilhantemente.

Louise Fletcher, que fez Kai Winn …

“Louise era grande. E ela foi ótima, apesar de colocá-la em um chapéu ridículo no primeiro episódio. Lembra-se do chapéu? Parecia a (estrutura do) Sydney Opera House.

Tim Russ parecia estar em cada iteração de Jornada …

“Bem, Tim é um ator maravilhoso. Ele tinha estado em um episódio de A Nova Geração e era alguém que todos nós tivemos um olhar para oportunidades diferentes. Ele fez A Nova Geração e Deep Sace Nine e esteve em um dos filmes (Star Trek VII: Generations)), e então estava na lista quando Voyager veio. Eu não selecionei o elenco para o piloto de Voyager. Eu fui meio que consultado por Rick (Berman) sobre pessoas que usei e que tinha gostado, e Tim era uma delas. E eu tinha certeza de ele chegaria lá para ter para o papel porque ele era um Vulcano perfeito.”

Chase Masterson com Leeta …

“Chase foi divertida. Eu fiz seu primeiro teste e ela foi hilária.”

Alaimo Marc …

“Marc foi excelente. Ele foi excelente nesse papel. E ele era muito sua própria pessoa. Nós tivemos um monte de atores fortes com personalidades fortes, papéis fortes – Marc, Robert O’Reilly, JG Hertzler, Casey Biggs. Eles estão interpretando personagens incríveis, e que funciona.”

Vamos lançar mais um nome para você: Nicole de Boer. Terry Farrell estava saindo e você precisava de um novo Dax. O que você viu na Boer?

“Eu conhecia Nicole de um filme que Junie tinha formado elenco. Encontrar esse papel foi um processo longo. Nós cruzamos, tenho certeza, com algumas centenas de atrizes no processo de teste, e ela ganhou. Ela era muito boa. E, pense nisso: como é difícil entrar em uma série em seu último ano? Todos estão juntos há muito tempo. Então eu achei que ela fez um ótimo trabalho.”

Em breve a segunda parte dessa entrevista.