Michael Giacchino pronto para novo Star Trek

Apesar de fazer a trilha sonora de Star Trek, o compositor Michael Giacchino revelou que inicialmente achou um “pesadelo” conciliar uma nova trilha com a versão conhecida da franquia. Giacchino não sabe se voltará a compor para Star Trek 2, mas não descarta outro desafio. Atualmente ele trabalhou na animação Cars 2 e está na preparação do filme Missão Impossível 4.

Grandes expectativas para a reimaginaçãio de Jornada provocaram ansiedade em Giacchino. “Fazer essa composição foi um pesadelo enorme para mim”, disse ele ao site Collider. “Eu estava muito animado até o ponto onde eu realmente tive que sentar e fazê-lo. Então eu fiquei pensando: – ‘Oh, meu Deus. O que eu faço?’.

A pressão adicional veio do próprio Giacchino, porque ele era um fã de Jornada. “Não só eu tinhas as expectativas de todo mundo, mas eu tinha minhas próprias expectativas, porque eu cresci assistindo Jornada”, disse ele. “Eu amo a série antiga mais que tudo. Eu assisti os filmes, é claro. Eu fui ao cinema e vi todos esses. Então, houve essa coisa enorme, onde eu pensava: – ‘Isso está totalmente errado. Eu não deveria estar fazendo isso. Por que eu estou fazendo isso? Esta foi uma má idéia”.

Giacchino disse que fez vários rascunhos para tentar chegar a um consenso quanto a música mais adequada para a história do filme e o espírito de Jornada, “Eu não conseguia entender sobre o que escrever. Foi uma das poucas vezes em que eu não fui capaz de descobrir o que fazer. Eu escrevi tema após tema. Devo ter escrito 30 temas diferentes e eu não fiquei feliz com qualquer um deles. Continuei mostrando a J.J. e ele sentia o mesmo que eu.”, disse o Giacchino.

Demorou até que o produtor Damon Lindelof chegou para acalmar o compositor. “Eu estava conversando com Damon sobre isso e ele disse: – ‘Eu acho que o problema é que você está pensando muito sobre Jornada. Não é Jornada. Vamos esquecer sobre Jornada. É a história sobre dois caras que se encontram e se tornam amigos – Mais a frente ele disse: – ‘Isso é que é! É simples assim!”.

“A próxima coisa que eu escrevi foi o que acabou no filme, porque senti verdadeiro para mim. Eu estava escrevendo músicas para minhas próprias expectativas do que eu pensava que um filme espacial deveria ser. Eu estava esquecendo da minha regra que sempre foi: “A História, a história, a história”. É tudo sobre a história. Damon completou dizendo: – “Eu acho que todo mundo de uma forma teve problema com o trabalho sobre esse filme – Certamente com roteiro e direção dele. Você sempre teve Jornada na sua cabeça. Mas não é isso. Estamos fazendo outra coisa. Estamos fazendo a nossa própria versão do mesmo. Novamente, é a história de dois rapazes que se encontram e se tornam amigos. Agora isso passa a ser com Kirk e Spock. Mas você não pode tirar o fato de que é apenas sobre dois caras que estão se tornando amigos.”

Agora, Giacchino diz que está pronto para trabalhar em Jornada novamente. “Eu adoraria”, disse ele. “Depende de como todas as peças caírem. Eu ficaria feliz em fazer outro filme. Foi uma daquelas coisas que quando terminei eu pensei comigo mesmo: – ‘Ugh! Nunca mais!” – Mas agora que o tempo passou …”

Fonte: TrekToday.