Orci, Kurtzman e Lindelof atualizam Star Trek 2

O site Collider postou uma nova entrevista com os co-roteiristas Roberto Orci e Alex Kurtzman, que comentaram a respeito de como anda a continuação de Star Trek, a possibilidade de sair em 3-D, a pressão dos fãs, a nova data de estréia e o video game baseado no filme. Lindelof também falou um pouco do status do roteiro, comentou sobre o vilão ou vilã e se gostaria de fazer uma série de TV de Jornada.

Falei com Damon Lindelof há três dias e ele disse que Star Trek 2 é finalmente uma prioridade para ele, para J.J., e para vocês. Vocês podem falar um pouco sobre isso?

Kurtzman: “O estúdio está com tendência de alta e isso é ótimo. Isso é o que você quer. Eles estabeleceram uma data e todos nós sentimos fortemente que não iríamos fazer o filme se não sentíssemos que poderiamos ter o entusiasmo e o amor que trouxemos para o primeiro. Colocar o filme apenas para atender a uma data não teria sido a maneira certa de fazer. Eu acho que devemos muito aos fãs e a nós mesmos, de modo a não fazê-lo dessa maneira. Nós realmente queríamos ter o nosso tempo para planejar, até sentirmos que tínhamos uma história e que seria digna de uma sequência.”

Orci: “E Damon estava terminando Lost e não queríamos começar sem ele. Foi apenas uma questão de todos se alinhando. Foi também querendo limpar tudo um pouco (dos outros trabalhos). Eu acho que é o horizonte como você disse. Essa é a nossa próxima montanha para escalar e estamos todos voltados para cima.”

Como é para você ter algo que é tão amado por tantas pessoas? Sentimento de responsabilidade.

Kurtzman: “É a melhor coisa do mundo.”

Orci: “Isso mantém o seu subconsciente trabalhando, mesmo quando você está dormindo. Eu realmente acho que isso toma conta de nossas mentes, por vezes, não importa quantas outras coisas estejamos fazendo. Eu acho que mantém a pressão em um bom caminho. É por isso que não íamos fazê-lo, a menos que tivéssemos a mais incrível história que sempre temos pensado.”

É diferente para ambos quando estão escrevendo algo assim? Você, por exemplo, mantem um bloco de notas contigo o tempo todo, qual é o seu processo de escrita?

Orci: “Nós somos uma parte de uma equipe em Jornada em termos de como é um desenvolvimento que compartilhamos com J.J., Damon, e Bryan Burk. Então, sim, você tem que manter anotações e lembrar-se das suas coisas, porque é como uma banda e quando você se reune para a prática, você quer que todos tenham feito suas lições de casa um pouco, ao contrário de quando é só eu e Alex em um escritório todos os dia normalmente.”

Kurtzman: “É diferente, no sentido de que, quando escrevemos o primeiro filme, J.J. era apenas um produtor e ele não iria dirigir o filme. Nós estávamos escrevendo para atrair Abrams. Nosso objetivo secreto era levá-lo a fazer isso. Mas ele não tinha se comprometido com a direção do filme de modo que …”

Orci: “Nós não estavam gravando juntos em uma certa maneira.”

Kurtzman: “Exatamente. Considerando que, em Transformadores com Michael (Bay) havia um monte de idas e vindas com Michael. Assim, ele estava mais infundido com o processo. Então eu acho que é um pouco assim.”

Orci: “Cada projeto é diferente. No entanto, a pressão dos fãs sobre Jornada é algo diferente de qualquer outro projeto que eu imaginei.”

Kurtzman: “É por isso que não queríamos nos apressar.”

Orci: “Sim. Queremos captar toda a informação culturalmente porque é um ícone cultural que exige diferente trabalho que outros filmes não exigem.”

Kurtzman: “Quando nos foi pedido para fazer o primeiro filme dissemos “Não” e levamos um ano para dizer “Sim”. Todos pelas mesmas razões. Nós apenas não queríamos bagunçar a franquia. Eu acho que nós sentimos a mesma responsabilidade neste segundo. Agora, mais ainda, na verdade, porque as expectativas eram baixas em torno do primeiro. Ninguém sabia o que ia acontecer. Agora todo mundo está esperando pela continuação para correlacionar com o que eles sentiram no primeiro. Portanto, há essa pressão adicional.”

3D parece ser uma coisa cada vez maior no cinema. Quais são seus pensamentos sobre 3D? Tenho certeza que vocês tenham talvez conversado sobre fazer Star Trek em 3D.

Orci: “Ele me dá uma dor de cabeça a menos que seja em desenho animado. Isso é tudo o que eu vou dizer.”

Kurtzman: “Eu acho que é ótimo quando você tem tempo para projetar o seu pensamento da história. Eu acho que se for apenas uma questão de jogar mais coisas na câmera eu, pessoalmente, não tenho tendência a ser um grande fã disso.”

Eu pessoalmente acho que os filmes de animação em 3D são incríveis e que alguns dos filmes de ação ao vivo recentemente tem se apresentado muito melhor.

Orci: “Aposto que a tecnologia vai ficar cada vez melhor e será uma difícil escolha para decidir. Mas por agora ainda é complicado e ainda é incrivelmente caro. Alguns filmes não seriam capazes de serem produzidos se fossem só para serem feitos em 3D e alguns filmes não devem ser feitos em 3D. Com a visão que iríamos ter em Cowboys & Aliens …. Agora com a tecnologia, meu entendimento é que depois de 15, 30 metros de repente você está perdendo este efeito. Então, estamos querendo introduzir essa coisa do sentimento para o filme, para ver um filme real clássico, e para ver um ambiente natural. Foi um debate que tivemos sobre Cowboys & Aliens e queríamos mantê-lo fiel às suas raízes clássicas.”

Kurtzman: “Nós realmente não sentimos que fosse ficar tão autêntico para a história como queríamos que fosse. Assim, no final do dia, certamente, Jon decidiu que, como cineasta, ele estava mais interessado na versão 2D e isso era tudo que precisávamos ouvir. A última coisa que quero fazer é forçar um cineasta a fazer algo apenas para ganhar dinheiro.”

Então, vocês estão pensando em talvez fazer Star Trek 2 em 3D?

Kurtzman: “Eu não acho que estejamos pensando em 3D neste momento. Pelo menos eu não. Estou apenas pensando na história.”

Orci: “Sim. Nós não estamos. Tenho certeza que será orçado em ambos os sentidos e, provavelmente, seremos capazes de fazer uma avaliação lá, mas na verdade não discutimos isso com nossos companheiros. Eu realmente não sei o que eles pensam sobre isso.”

Kurtzman: “Se houver um grande motivo para fazer isso, então haverá certamente uma conversa. Mas não estamos pensando em 3D agora.”

Parece-me que a data de lançamento para o próximo verão (início do ano) para Trek 2 é apenas uma tarefa impossível. Podemos todos concordar que vai ser no Natal ou no verão seguinte?

Kurtzman: “Eu acho que ainda estamos tendo essa conversa. Essa é a verdade.”

Então vocês acham que ainda pode chegar no próximo verão (de 2013)?

Kurtzman: “Eu acho que nada é impossível. Transformers 2 foi feito no pós greve em 3 meses d0 início do script ao primeiro dia de filmagem. Então, tudo é possível. Mas, novamente, temos que levar em conta o espírito de querer fazer isso direito. Assim o tempo vai ser um fator.”

Eu queria perguntar-lhe sobre o videogame de Star Trek.

Kurtzman: “É muito legal.”

Orci: “Você já jogou? É bastante surpreendente.”

Como você se envolveu no jogo de vídeo de Star Trek? O que os fãs devem esperar pelo jogo?

Orci: “Nossa empresa está muito envolvida e Bad Robot está muito envolvida. Queríamos que tivesse suas próprias razões de ser. Assim, o jogo e o que você faz no jogo tem que ter suas próprias razões sem ser chamado de Star Trek. A idéia de ser genuinamente no personagem baseado na jogabilidade cooperativa e com os personagens que você ama é interessante. História se encaixa na continuidade com o que estamos fazendo. Portanto, não é um remake do primeiro filme ou de qualquer outro filme. É uma espécie de entre dois passos do que está acontecendo em nosso universo de Star Trek. Temos um escritor incrível e nós estamos apenas tentando trazer a mesma abordagem para o filme. Filmes de jogos normalmente não se adaptam bem e estamos atentos a isso.”

A continuidade seria “primeiro filme, vídeo game, e depois o segundo filme”?

Orci: “Sim.”

Já o produtor Damon Damon Lindelof disse que está com o seu tempo agora dedicado a continuação de Star Trek, falou do desafio em fazer esse segundo filme melhor que o primeiro e, pelo menos, quem não vai ser o vilão.

“Bob (Orci), Alex (Kurtzman) e eu tínhamos trabalhado durante algum tempo. Geramos em torno de 90 páginas de “script”, mas J.J. (Abrams) estava muito, muito enraizado com Super 8 e acho que todos nós chegamos a um acordo mútuo de que devíamos fazer este filme da mesma forma que fizemos com o primeiro filme, com nós quatro com idéias na sala, jogando as idéias para fora, muito da maneira que funciona com nossas séries na TV. Acho que uma das razões que o primeiro filme se saiu bem é que ninguém queria dar apenas o “OK”. Sempre tinha que ser a coisa mais impressionante que nunca. Agora que os quatro estão de volta naquela sala, J.J. terminou Super 8, e está mergulhado em Star Trek 2. Agora o meu trabalho é de tempo integral, que é o que sempre precisava fazer, ao contrário de quando estávamos fazendo quatro coisas diferentes ao mesmo tempo. Agora estou apenas fazendo Trek 2, agora J.J. está apenas fazendo Trek 2, agora Bob e Alex estão apenas fazendo Trek 2.”

Falando à MTV, Lindelof confirmou que tiveram muitas discussões sobre o antagonista de Kirk e Spock, “Sabemos do que o filme se refere. Sabemos quais as relações-chave. Nós sabemos quais são as apostas. Nós sabemos quem é o vilão – ou a vilã … não será Borg.”

Então, é Khan? Perguntou o repórter. “Eu acho que ser Khan ou não ser Khan foi a pergunta de partida de nossa discussão. Nós realmente colocamos uma lista grande na mesa: prós e contras. Tudo foi pesado e chegamos a uma grande decisão e uma vez que a tomamos mantivemos.”

Teremos o filme centrado em Kirk & Spock novamente? “O primeiro filme foi concebido como um filme de amigos policiais – uma espécie de Riggs e Murtaugh (de Máquina Mortífera). A emoção pura e instinto podem emparelhar muito bem com um cérebro lógico, assim como no diagrama de Venn (estudos relacionados à lógica), encontram as mesmas características um no outro. Essa é sem dúvida um grande tema de Jornada e não aquele que você pode abandonar tão logo se mova a frente. Será certamente uma grande parte do filme, mas a sequência vai querer explorar outros relacionamentos e personagens que estavam mais no backgruond começa a brilhar mais forte.”

À Lindelof também foi perguntado se ele estaria interessado em fazer uma futura série de Jornada para TV e ele disse: “Eu não penso nisso”, notando que para os filmes ele gosta de “trabalhar numa área comum das outras pessoas, mas para a televisão estou mais motivado pela televisão original.”

Fonte: Trek Movie