Orci e Johnson falam sobre Star Trek 2 e HQs

Estamos ainda à espera de anúncios oficiais sobre a sequência de Star Trek, mas em uma nova entrevista ao Star Trek.com, o co-escritor e produtor Roberto Orci deu uma breve atualização sobre o trabalho que está sendo feito atualmente. Na outra parte da entrevista Orci e também Mike Johnson falam a respeito do processo criativo em cima da coleção em quadrinhos “Star Trek ongoing”, da IDW, que estão relacionados ao próximo filme. 

Primeiro, vamos voltar para o filme Star Trek. Para o seu pensamento, de que forma fez o filme, um reset no universo de Jornada?

Orci: “É difícil resumir em uma palavra, se a palavra é redefinida, reboot, prequel, ou mesmo sequel!”

Johnson: “A verdadeira genialidade do filme foi torná-lo uma continuação de tudo que veio antes, e não um “reboot”, no sentido que fez tudo o que tinha vindo antes irrelevante. Jornada nunca tem reboots, ela só evolui para o futuro.”

A linha do tempo alternativa do filme teve seus defensores e detratores. Os que apoiaram adoraram a idéia de que esses personagens familiares poderiam ir em novas aventuras, sem necessariamente afetar a eventos e personagens da série original, enquanto os detratores não gostaram das mudanças, principalmente destruindo Vulcano e matando a mãe de Spock. Bob, como o co-roteirista, que surpresa – ou não – você teve pela forte e diversas reações?

Orci: “Eu diria que fiquei surpreso, mas como um fã eu passei por todas essas reações quando surgiram com a história e como revisitar os personagens para o novo filme. A única surpresa foi como bem-recebido ele foi.”

Esta série em quadrinhos põe em movimento a contagem regressiva para o próximo filme. Então, dá-nos uma pré-visualização. O que podem os leitores esperar para ver?

Johnson: “Os primeiros artigos da série são adaptações de episódios da série original, enquanto a tripulação “nova” encontra algumas das mesmas ameaças que a tripulação original encontrou, mas com diferenças que refletem as coisas como Kirk sendo um jovem capitão e Spock perdendo seu planeta natal. À medida que se aproxima do próximo filme, as histórias começam a prenunciar os eventos do filme, como a possibilidade de introduzir novos personagens que veremos na tela.”

Mais especificamente, o título da primeira edição “Where No Man Has Gone Before”. Sem estragar muito para quem não leu ainda, de que forma é reimaginar o segundo piloto?

Johnson: “O mais importante, reflete o fato de que Magro e Chekov ainda não eram parte da tripulação no episódio original. Também o fato de que nesta nova linha de tempo Kirk é mais jovem do que Gary Mitchell, não é um oficial mais experiente.”

Que outros episódios você vai mostrar, e o que te excita mais sobre as novas tomadas sobre os episódios?

Johnson: “Cada episódio será contado em duas edições, então nas edições # 3 e # 4 iremos revisitar os acontecimentos de “Galileu Seven”. Estou animado com isso, pois é uma história centrada em Spock que explora sua breve experiência como comandante e como ele foi afetado por perder o comando da Enterprise para Kirk no filme passado. Eu não posso estragar que episódios vêm depois disso, mas posso dizer que as coisas vão desviar mais e mais a partir das versões originais a medida em que a nova linha do tempo evolui.”

Orci: “Revisitar episódios originais da nova linha do tempo é maravilhoso por duas razões. Primeiro, porque podemos fazer coisas que não podemos fazer nos filmes, simplesmente porque não temos tempo para explorar muitas aventuras diferentes no decorrer de um longametragem. E segundo, é muito divertido revisitar as histórias clássicas. Imagine ser convidado para tocar em sua banda favorita. As músicas clássicas nunca vão mudar, mas você começa a tocá-las de uma maneira nova.”

Quanto, se houver, você estará fazendo, em última análise, ligação para o próximo filme e sua história?

Johnson: “Sim, muito, muito na maneira que a série “Countdown” criou a backstory para o último filme. É fantástico ter a entrada de Bob, porque ele pode orientar-nos de maneira clara sobre os elementos da história que possam ser incompatíveis com o que está por vir no próximo filme, e podemos colocar em pistas sutis o que está vindo, de modo que depois de ver o novo filme você pode pegar a revista e ver como isso evoluiu nos quadrinhos.”

Falem um pouco sobre como trabalham juntos. Qual é o processo?

Johnson: “Bob e eu falamos sobre quais episódios originais seriam ideais para adaptação na nova linha temporal. Eu escrevo o roteiro em quadrinhos, e Bob revisa as maneiras de usar os quadrinhos para sugerir arcos de história e personagens que veremos no próximo filme. Bob fez um review na arte, e nossos parceiros na publicação, IDW, trabalham sua mágica para criar um grande livro para colocarem nas prateleiras.”

Orci: “Mike estava conosco desde o início do desenvolvimento no primeiro filme, trabalhando na nossa empresa de produção. Agora que ele mudou-se para escrever em tempo integral, é uma benção ter alguém trabalhando em quadrinhos que esteve lá desde o primeiro dia e compreende os personagens tão bem.”

Johnson: “Bob e eu discutimos a maioria dos eventos do próximo filme, que é uma grande ajuda no estabelecimento de pistas nos quadrinhos. Temos muito poucos segredos, que eu saiba de algum modo.”

O que vocês aprenderam em “Countdown”, que fez vocês trazerem nesta nova série em quadrinhos?

Johnson: “O mais importante, descobrimos que os fãs realmente abraçam os quadrinhos como uma extensão do universo de Jornada. Em 2009, “Countdown” fez o New York Times colocar na lista dos bestseller graphic novel, que é um testemunho da fé e do entusiasmo dos fãs. O sucesso de “Countdown” fez-nos ainda mais ter o compromisso de oferecer uma grande série em curso nos novos quadrinhos.”

Bob, você também está sendo consultado sobre o vídeo game. Quão importante é para você dar uma mão nas várias produções, e ser o guardião da continuidade da nova Jornada?

Orci: “É importante apenas na medida em que sirvo Jornada como um todo. Não há nenhum ponto em estar envolvido apenas por uma questão de estar envolvido em tudo. Mas se o novo material pode ser visto como vindo de uma voz coletiva de trabalho na propriedade, eu estou feliz em ajudar.”

Bob, já que estamos falando, quais atualizações você pode nos dar sobre o próximo filme de Jornada?

Orci: “o elenco está todo empolgado. Agora nós temos um diretor e já começamos a procurar locações. Pela segunda vez, a equipe já está toda reunida desde o começo, para que possamos mergulhar nesta aventura.”

Mike, você está geralmente fazendo malabarismos vários projetos ao mesmo tempo. O que mais você tem em curso no momento?

Johnson: “Eu estou ajudando com o novo game de Jornada que sai ano que vem, e temos planos já em andamento para amarrar as histórias em quadrinhos, jogos, e novo filme juntos. Estou escrevendo para o dsenho animado Transformers: Prime, e eu estou co-escrevendo a nova série Supergirl para a DC Comics.”