Por onde anda….Mariette Hartley, a Zarabeth?

StarTrek.com teve a oportunidade de conversar um pouco com a atriz Mariette Hartley, que interpretou Zarabeth, a paixão de Spock no memorável episódio “All Our Yesterdays”. Aos setenta e um anos, Mariette falou sobre sua vida, carreira e, é claro, seu papel na série original. Seu marido, Jerry Sroka, também participou de Jornada como um Talaxiano na série Voyager.

Mariette Hartley já esteve em séries como: Os Pioneiros, Police Woman, MASH, Assassinato Por Escrito, Grey’s Anatomy, Lei & Ordem: SVU, entre outros. Passou por sérios problemas pessoais. Hoje, já superados, ela faz parte de uma  instituição na qual tem como missão a prevenção ao suicídio e o apoio às famílias.

Na Creation Entertainment Official Star Trek Convention em Las Vegas no verão passado, você apareceu na frente de uma grande multidão de fãs e relembrou sobre Jornada e também assinou toneladas de fotos de você como Zarabeth. As pessoas estão …

“… Ainda fascinadas por isso. Fiquei muito chocada. Eu fui lá e é como ir a um país estrangeiro, com tantas pessoas em trajes diferentes, vestidas como personagens diferentes. Eu conheci um Borg, na verdade. É tão bizarro e maravilhoso, que eu ficava pensando: “Vão ter coisas como esta em Grey’s Anatomy em 20 anos?” Isso tem calor muito especial, ainda.”

Nos leve de volta a dezembro de 1968, e as filmagens de seu episódio All Our Yesterdays.

“Quando eu fiz o meu episódio, eu simplesmente amei o roteiro, adorei a idéia de que este homem estranho (Spock) foi finalmente vai ter sua relação sexual e eu ia ser a única a fazê-lo, e que eu ia ser aquela a ensiná-lo como não ser um vegetariano. Então, eu amei a idéia. Quando eles me mostraram o figurino, eu pensei que ia morrer. Mas eu sentia que seria uma coisa muito especial quando eu fizesse isso. Eu não sei o porquê. Eu não sei se foi por causa do script ou do traje ou da maquiagem, mas havia uma coisa especial nele. Quero dizer, alguém tinha alguma idéia de que iria se tornar o que é? Eu não acho que Leonard (Nimoy) ou Bill (Shatner) tinham essa idéia, ninguém.”

O que mais você lembra da produção na época?

“Eu fico surpresa com quantas lembranças que tenho do episódio, realmente. Mas quando você beija Spock, quero dizer, vamos lá! Eu me lembro De Kelley. Lembro-me vividamente da coisa toda. Lembro-me de tirar o casaco enorme, o casaco de pele, e as pessoas diziam, “Oh, uau”. Eu não tinha idéia que eu tinha uma imagem. Eu venho de Connecticut. Eu não tinha idéia do que era a sexualidade. Eu estava fazendo Shakespeare.”

Tudo o que você aprendeu sobre sexo, você aprendeu com Jornada?

“Absolutamente (risos). Absolutamente. Leonard e, também, muito certamente. Mas eu lembro muito bem. Eu lembro de estar na caverna. Lembro-me da iluminação na caverna. Marvin Chomsky foi um diretor fantástico, muito atencioso, e Jerry Finnerman, que infelizmente faleceu recentemente, foi diretor de fotografia maravilhoso. Ele chegou com esse tipo de magia, e fiquei fascinada com isso, também, porque as únicas coisas que eu tinha feito até então eram em preto e branco, exceto para Ride the High Country, o filme de Peckinpah. Lembro-me que a caverna era iluminada com vermelho e verde. Eu me lembro que DeForest estava sonolento e  doente, e  eu pensei: – “Bem, nós vamos estar fazendo muito barulho. Nimoy e eu. E vamos acordar DeForest no meio de tudo isso? “E havia toda a coisa sobre voltar no tempo (portal). Eu simplesmente amei o brilho da imaginação. Eu tive sorte, porque eu também trabalhei em The Twilight Zone com Rod Serling. Então eu estive no auge dessas séries.”

A coisa estranha sobre o episódio é que mais de metade do elenco regular, não estava nele. Foi Shatner, Nimoy e Kelley, mas não Nichols, Koenig, Takei ou Doohan …

“Sério? Eu não sabia disso. Mas, honestamente, eu não os conhecia. Eu não sabia da série. Eu nunca tinha visto isso. Eu, desde então, tinha me encontrou com eles, mas não tinha idéia. Na época, eu estava no céu. Foi Leonard e DeForest Kelley. Não poderia ficar muito melhor do que isso.”

Uma das histórias famosas é que, para grande frustração de Gene Roddenberry, não foi permitido a você mostrar o seu umbigo, por isso o traje Zarabeth cobria. Mais tarde, quando você apareceu no piloto de Roddenberry, Genesis II, tinha que interpretar um personagem com dois umbigos …

“Eu realmente não me lembro, mas faz sentido. Minha maquiagem para Genesis II (série de Gene Roddenberry após fim da série original)  levou três horas. Oh, isso foi engraçado. Então, eu fui contratada pelo meu umbigo? Mas, realmente, esse umbigo em Gênesis II me deu uma dor no pescoço, porque, se eu me inclinava por um minuto, havia todos aqueles rangidos. Então eu não poderia me curvar. Eu tinha que ficar muito, muito em linha reta em minhas cenas.”

Você ainda está trabalhando. Tem sido um personagem recorrente em Lei & Order: Special Victims Unit. O que mais você tem feito?

“SVU eu fiz por vários anos. Eu fiz um Big Love este ano. Eu fiz Grey’s Anatomy. Eu estou fazendo uma peça no Play House Cleveland. É uma comédia chamada Ten Chimneys, e eu vou estar fazendo a mãe de Alfred Lunt. Eu já tinha trabalhado com o diretor antes e ele chamou-me para isso. Estou morrendo de vontade de fazer algo criativo. Então, eu vou fazê-lo. A coisa que eu acho sobre a televisão é que não é tudo criativo, a menos que você tenha uma parte em execução e você tem a chance de trabalhar no arco do mesmo. Normalmente, agora, eu venho como uma atriz convidada e é muito assustador, porque você vai se encontrar com todos e então você está fazendo o que você acha que você deveria estar fazendo. Eu tenho meu próprio show chamado Wild about Animals, que tem estado por cerca de 10 anos. É divertido. Eu também vou escrever alguma coisa com meu marido.”