Entrevista com Robin Curtis

Quando Robin Curtis foi chamada para trabalhar em Star Trek III: À Procura de Spock teve a difícil tarefa de substituir Kirstie Alley como Saavik. Curtis teve uma performance muito boa e voltou alguns anos mais tarde, ainda que brevemente, no mesmo papel em Star Trek IV: A Viagem Para Casa e em A Nova Geração como a romulana Tellara/T’Paal no episódio “Gambit Parte I e II”. Em entrevista ao StarTrek.com Curtis conta sobre seu tempo em Jornada, o resgate da franquia com Star Trek e seus projetos atuais.

A entrevista foi realizada durante a Star Trek Convention Secaucus, New Jersey em outubro de 2011.

Enquanto estávamos esperando para falar com você, nós vimos você interagir com muitos dos fãs na fila para pegarem o seu autógrafo. Foi interessante ouvir alguns dos seus comentários, especialmente os que lhe disseram que, para eles, você foi a Saavik deles. Como foi para você ouvir isso?

“Não foi tão admirável? Alguns fãs entraram na franquia com Star Trek III, e por isso a minha Saavik foi sua primeira experiência com o personagem. Foi apenas dois anos entre Star Trek II e III, mas algumas pessoas não viram Star Trek II e não viram Kirstie Alley fazer Saavik. Entraram na sala de cinema e eu era a sua Saavik. Eu amo isso. Eu também ouvi dos fãs mais jovens, alguns deles, que entraram em Jornada por causa do filme de J.J. Abrams. Eles me disseram que estão voltando nas histórias de Jornada e verificando todos as séries e filmes antigos, e estão me descobrindo como Saavik. Senti que Jornada como uma franquia, com o lançamento do filme Star Trek, finalmente resgatou-se como uma franquia depois de todos esses anos. Não pode ser fácil constantemente esculpir uma franquia nova e emocionante de uma história já estabelecida e bem-amada. Mas eu senti que esse filme Star Trek validou Jornada como uma empreitada atual, como contar histórias dignas. Foi novo, sexy, e agora, da música ao elenco para a narrativa. Tudo isso era fresco e cheirava a algo novo. Então, eu elogio os criadores do filme porque eu senti orgulho de ser uma parte de Jornada de novo. Não que eu não estava orgulhosa. Eu estou e eu sempre estarei orgulhosa. Mas o filme só reenergizou tudo sobre a franquia. Como eu disse, as pessoas estão redescobrindo os programas mais antigos e filmes. Acho que as pessoas mais jovens, estão vindo para as convenções de novo. Isso é inspirador e emocionante para todos os envolvidos na franquia.”

Vamos voltar para a Star Trek III. Quantas vezes você fez teste para o papel de Saavik?

“Eu me lembro do processo muito claramente. Eu fui entrevistada pelo pessoal de elenco. Que realmente não foi um teste, porque não havia nada para ler. Quase um dia para dois depois eu conheci Leonard Nimoy. Essa foi primeira vez que li algum texto, por assim dizer, a partir do script. Eu não fiz teste novamente até o teste de tela. Por isso foi a mais delicada experiência. Eu nunca tinha experimentado nada assim e eu acho que Leonard tinha muito a ver com isso. Aqui era um ator saindo na frente do personagem para trás da câmera, e eu acho que ele tinha uma empatia especial com a loucura e ansiedade das decisões que o processo é para um ator. Então ele pegou todas as loucuras disso. Ele gravou meu teste, então eu não tive que voltar e recriar para Harve Bennett no teste dos dos produtores ou para Gary Nardino, o vice-presidente executivo da Paramount. Novas pessoas sempre vêm em cada teste subseqüente quando você é chamado de volta. Isso nunca aconteceu em Star Trek III, e foi adorável.”

Nimoy disse por que, especificamente, ele escolheu você?

“No final do meu primeiro encontro com ele, ele apertou minha mão. Eu nunca vou esquecê-lo. Ele apertou minha mão na porta do escritório e ele disse: “Não tenho dúvidas de que você pode fazer esse papel. Agora cabe aos poderosos”. Honestamente, e eu não estou sendo tímida ou sem sinceridade modesta, mas eu não sei porque ele achava isso. Não me sentia como se fosse uma barbada ter o papel. Eu era muito diferente de Saavik. Eu não era auto-suficiente ou controlada. Há tantas atrizes que têm essa atitude, atitude estóica. Eu não sei como eu consegui me conter, mas acho que Leonard sentia que conseguiria o suficiente para pensar que eu poderia fazer o papel. Lembro-me que uma das frases que ele usou para me dar uma chave para o personagem era “mil anos de sabedoria por trás dos olhos”. Agora, quem se digna a presumir que eles podem exalar 1000 anos de sabedoria por trás de seus próprios olhos? Mas esse era o termo usado para Leonard tentar atravessar a profundidade da inteligência de Saavik.”

O que mais fascinou você sobre Saavik?

“Foi a sua contenção e sua capacidade de lidar com agitação ou questões perturbadoras. A traição de Davi foi assim uma parte dessa história, e seria como um evento perturbador para alguém, especialmente para um ser humano. Saavik, sendo uma Vulcana, suportou esse conhecimento e, em seguida, também ao falecimento dele na frente dela. Ela então teve que guiar Spock através de suas transições difíceis. Todas essas coisas são eventos grandes de vida e ainda assim ela foi capaz de lidar com elas. E para mim, Robin, foi difícil interpretar um personagem que era capaz de lidar com essas coisas de tal forma reprimidas, contidas e estóicas. Isso quase me matou ao dizer as palavras “David está morto”. Mas eu tinha de dizer, e eu tinha a dizê-las como Saavik, esta Vulcana, diriam eles. Eu fiz isso. Eu fiz isso, mas eu quase me engasguei com as palavras. Nimoy estava dirigindo-me sob um microscópio. Ele disse: “Eu não quero que você respire”. Ele não queria que eu respirasse fora do lugar dessa linha de texto particular.”

“Então, para mim, o desafio de fazer Saavik foi certificando-se de que ela fez-se acessível em uma situação, certificando-se de que ela valeu-se do cuidado e inteligência que uma situação exigia dela, e ainda ficar tão focada e contida ..”

Vulcana tanto quanto possível?

“Sim. E, no final do filme, quando Spock veio a ela e ela se perguntou: “Será que ele se lembra de mim? Será que ele sabe o que aconteceu?” Nimoy veio até mim, pouco antes de uma tomada naquele momento no filme, se inclinou para o meu espaço, e sussurrou em meu ouvido. Ele disse: “Como você se sentiria se viesse a encontrar alguém nas ruas de Nova York, que você conheceu antes, alguém que você amava ou tinha tido relações íntimas?” Eu lembro de ter tido vários sentimentos de uma vez naquele momento. Eu pensei: “Uau, ele está me perguntando uma questão tão pessoal”. Então eu pensei: “Uau, ele está fazendo-me pensar sobre essa cena em particular”. Eu estava um pouco envergonhada. Lembro-me afastando meu rosto, minha cabeça de sua cabeça, e olhando nos olhos dele. E ele disse: “Isso é o que eu quero”. Ele queria que a incerteza e talvez um pouco de vergonha e auto-consciência, mas também a esperança de que pudesse haver algum reconhecimento. Esperemos que isso tenha sido o que nós transmitimos naquele momento.”

Sua aparição em Star Trek IV acabou sendo rápida. Você com certeza esperava mais. O que aconteceu?

“Isso foi uma coisa estranha, para ser honesto. Dado o que tinha acontecido com Kirstie Alley, eles negociaram cada filme, após o terceiro, o quarto, o quinto e o sexto. Para alguém que está com 28 anos e nunca tinha feito mais do que alguns dólares por ano, isso seria um evento, ter um contrato que previa três filmes nos próximos anos. Então, semanas antes das filmagens (em Star Trek IV) começarem – e o contrato seria, então, nulo, porque tinha um período de tempo nisso – meu pessoal estava chegando a Paramount, dizia:  “O que está acontecendo?” Eles não iriam dizer nada. Eles não iriam revelar. Eles continuaram colocando-nos fora do que ocorria. Isso, é claro, levantou uma bandeira para mim. “Algo não está certo. Este personagem não está sendo preparado. Eles não vão seguir o enredo que fomos levados a pensar que iriam seguir”, que seria Saavik estar grávida e não haveria toda essa conexão entre ela e Spock. Eis que, todos esperávamos que isso poderia dar um maior envolvimento para o personagem, acabou se transformnado nessas poucas linhas.”

Havia mais, mesmo apenas no papel?

“Foi apenas um pouco mais do que isso e depois foi encurtado quando a filmagem ocorreu realmente. Eu acho que havia algumas linhas que poderiam dar a entender que algo estava acontecendo com ela, e que foram eliminadas. Então eu segui o roteiro e simplesmente desejei-lhe uma viagem sem incidentes, e foi só.  O que eles me levaram a pensar que seria algo melhor, reduziu-se a isso. O que me consolou na época foi que achei que o filme seria fabuloso. Eu creio que eles voltaram para a receita vencedora em Star Trek, aparece uma mensagem muito simples sobre a preservação da vida, grande uso do grupo e dando a cada um dos atores os seus próprios pequenos momentos, e eu creio que o humor voltou dez vezes. Eu achei que foi muito bom.”

Alguns fãs argumentam que Saavik foi Vulcana-Romulana e não apenas Vulcana. É uma distinção importante porque há pessoas que comparam o seu desempenho com o de Kirstie Alley e descrevem o seu, melhor ou pior, como muito mais Vulcana. Então há toda essa questão dos romances de Jornada na época, incluindo entre A Ira de Khan e A Procura de Spock, que afirmam que ela era metade vulcana e metade romulana. Então, qual foi o seu entendimento sobre tudo isso?

“Eu estou feliz que você tenha feito esta pergunta, porque não há muito espaço para a discussão de ambos os lados, meu e dela. Meu entendimento era que Kirstie Alley e (o roteirista e diretor de A Ira de Khan), Nicholas Meyer, queriam Saavik Vulcana e Romulana e incluir elementos de ambos. Os livros podem ter elaborado sobre isso. Estou ciente do argumento dos livros, em geral: São ou não são eles oficiais, ou canon? Mas no caso de Star Trek III e Saavik, realmente não importa. Leonard sentiu que Saavik era Vulcana. Essa foi a sua escolha, e sua escolha foi a minha escolha. Fiz Saavik na maneira como ele me pediu para interpretá-la. Meu trabalho como a atriz é fazer o que meu diretor quer, e foi isso que eu fiz.”

Mais tarde voltou a estar em Jornada como Tallera em A Nova Geração nos episódios “Gambit, I e II.” Como isso aconteceu, e quanto a ajuda da experiência anterior a fez conseguir o papel?

“As pessoas perguntam isso, e é legal o que eles fazem, eles acham que teria havido alguma conexão entre Star Trek III e IV e A Nova Geração. Mas não havia. Nem uma única vez, quando eu entrei para um teste para A Nova Geração, fui reconhecida como alguém que teve uma história com Jornada, de qualquer tipo, o que foi estranho para mim. Mas, a partir do primeira teste, eu percebi que essa é a maneira que ia fazer, que eram duas coisas separadas, que eu não seria tratada de forma diferente do que qualquer outra pessoa que entrou na sala. Eu estava bem com isso. Me foi realmente oferecido um papel e, acredite, eu queria estar na série, porque os fãs iriam me perguntam: “Quando você vai estar lá?” Eu estava indo a convenções com bastante regularidade, no momento, e então ouvia muito essa pergunta. Eu diria que, “Se fosse minha escolha, eu ficaria na manhã seguinte, mas todos nós sabemos que não é assim que funciona”. Por isso, significou mais para mim em vários níveis do que apenas conseguir um emprego e pagar minhas contas . Me ofereceram o papel (K’Ehleyr) que Suzie Plakson finalmente pegou, e eu não poderia fazê-lo porque eu já tinha me comprometido com um outro trabalho que entraria diretamente em conflito com a minha agenda. Acredite em mim, eu tentei de tudo para que pudesse fazê-lo. Então, eu fui forçada a deixar Jornada. Quase me matou de tristeza, e eu não estou exagerando. Foi uma perda enorme na época, porque eu não sabia se outra oportunidade viria.”

“Em seguida, veio a oportunidade, graças a Deus. Eu fiz “Gambit” parte II. E, novamente, não foi dado a mim. Eu tive que fazer o teste. Eu tive que voltar para um callback (chamada para novo teste com mais concorrentes), e foi muito duro à espera de ser chamada, porque muito estava em jogo para mim. E eu fiquei emocionada ao obtê-lo. Eu trabalhei por três semanas. Trabalhar com Patrick Stewart foi realmente emocionante para mim. Foi divertido trabalhar com Julie Caitlin Brown (a mercenária Vekor), a quem eu conhecia. Então, eu apenas estava nas nuvens, não dá para descrever. E eles foram bons episódios.”

O que você está fazendo nesses dias?

“Eu vivo em Nova York, a sudeste de Syracuse. Eu comprei uma casa de 1830, cerca de oito anos atrás. Eu devia estar maluca; uma mulher na casa dos 40 anos comprando uma casa velha. Eu já me tornei parceira de um construtor de casa personalizada. Nós possuímos nossa própria pequena empresa de construção de casas personalizadas chamada Homes Zellar. Mas eu ainda faço aparições em convenções, que eu amo. É ótimo atender todos os fãs.”

“Eu acho que estaria aberta a fazer mais atuações. Mas o setor imobiliário não é o tipo de carreira que você pode simplesmente abandonar quando algo mais aparecer. É uma carreira muito exigente. Tão resistente quanto o mercado está agora. No entanto, eu tenho um show de uma mulher que eu escrevi e, se eu pudesse apenas encontrar a confluência de fatores certos – um produtor e o local certo, e o tempo – acho que seria uma coisa muito interessante para fazer. Mas a peça voltou a prateleira empoeirada, porque eu tenho que trabalhar.”