V. I. S. O. R de La Forge pode ser realidade?

Na série A Nova Geração, o engenheiro da USS Enterprise-D, Jordy LaForge, embora cego, era capaz de ver graças a uma viseira que o permitia enxergar até frequências não observadas pelos olhos normais. Agora, graças a uma equipe de Israel, na vida real, a tecnologia deu mais um passo para aproximar-se com a ficção científica.

Recentemente foi apresentada à comunidade científica um dispositivo surpreendente que pode usar o som para invadir o córtex visual de pessoas cegas e deixá-las “ver”.

Dr. Amir Amedi da Universidade Hebraica de Jerusalém disse que o modelo de seu dispositivo de substituição sensorial, se parece muito com a viseira do personagem de Jornada Jordy La Forge.

O dispositivo de substituição sensorial, inventado há 20 anos pelo pesquisador holandês Peter Meijer, usa um algoritmo para traduzir a posição e a aparência de um objeto em tons distintos.

Com apenas um breve período de treinamento, os usuários podem aprender a interpretar a “paisagem sonora” para mostrar-lhes a forma, localização e posição de pessoas ou objetos, e até mesmo ler as palavras escritas em alto relevo.

A equipe de Amir Amedi demonstrou que os sons criados realmente ativam os córtices visuais de pessoas com cegueira congênita, dando-lhes a oportunidade de ver.

O trabalho de Amedi foi apresentado na recente edição da revista Cerebral Cortex, “O cérebro não é uma máquina sensorial, embora muitas vezes se pareça com uma, é uma máquina de tarefa”, disse Dr. Amir Amedi. Sua descoberta se baseia em trabalhos anteriores da equipe que observou leitores em braille, onde foi mostrada uma atividade exatamente na mesma parte do cérebro que se ativa quando os leitores deficientes visuais lêem.

Surpreendentemente, exames de ressonância magnética mostraram que pessoas cegas através do dispositivo Dr Meijer viam pelas mesmas vias com que as pessoas de visão normal veriam, mostrando que essa separação das funções do córtex visual realmente não precisa dos olhos propriamente dito.

De acordo com o artigo do daily mail, o estudo israelense é apenas um dos vários publicados recentemente sugerindo que os sensores visuais, auditivos e táteis não são necessários para que o cérebro interprete o que está acontecendo ao seu redor.

Fonte: Star Trek.com