Novas imagens de A Nova Geração/Doctor Who

O site Comic Book Resources publicou novas capas do crossover A Nova Geração e Doctor Who:  Assimilation². Numa parceria entre a BBC Worldwide Consumer Products, CBS Consumer Products e IDW Publishing, “Assimilation²” é uma coleção em quadrinhos, com oito edições e apresenta o encontro de duas forças da ficção científica, numa aventura através do tempo e do espaço.

Escrito por Scott e David Tipton (“Star Trek:  Infestation”) e Lee Tony (“Doctor Who”), Star Trek: The Next Generation / Doctor Who: Assimilation2 tem desenho de JK Woodward (“Fallen Angel”), e arte de Joe Corroney. A primeira edição está prevista para lançamento no mercado em maio de 2012.

Como é que este projeto surgiu e como é que vocês acabaram se envolvendo?

Scott Tipton: “Eu não posso falar que maquinações por trás dos bastidores trouxeram esse projeto a vida, mas quanto a nós, quando o [editor] J. Denton Tipton e o [Editor-Chefe] Chris Ryall da IDW vieram a nós e perguntaram se tínhamos alguma idéia para um encontro entre as duas maiores e melhores franquias de ficção científica de todos os tempos, o que mais poderíamos dizer? Nós absolutamente pegamos a chance. Basta uma olhada no meu currículo e verá que sou fã de Jornada, mas eu tenho assistido “Doctor Who” toda a minha vida, também. E o revivido “Doctor Who” dos últimos anos tem sido, pelo menos para mim, sempre o melhor drama na televisão”.

Você aceitou esse desafio de braços abertos ou existiu algum receio que as bases de fãs de Jornada e “Doctor Who” ficassem meio raivosas?

Scott: “Na verdade, eu me perguntei muito sobre isso. Eu passei toda a minha carreira nos quadrinhos ou escrevendo para os fãs de Jornada ou fãs de Joss Whedon, então eu não me assusto fácil. E verdade seja dita, eu nunca tive uma única interação negativa com fãs, ou em uma convenção, em qualquer coisa que eu escrevi para Jornada ou “Angel”. Se você tentar fazer o melhor de si e respeitar os personagens, os fãs darão apoio, e mesmo se eles não gostem de cada pequena coisa que você fez, eles vão te dar o benefício da dúvida ao ler o seu trabalho. Estou confiante que os Whovians (fãs de Doctor Who) vão me dar uma chance.”

Quando o crossover foi originalmente concebido, a nona versão do Doctor (interpretado por Chris Eccleston) uniria forças com o Capitão Archer (Scott Bakula) de Enterprise. Neste cruzamento você tem o atual Doctor (Matt Smith) em parceria com o Capitão Picard (Patrick Stewart) de A Nova Geração. Como você decidiu que o capitão estaria representando a Frota Estelar? E como você considera a mais recente encarnação do Capitão Kirk (Chris Pine) e o resto da tripulação da re-imaginada USS Empresa do filme “Star Trek”?

Scott: “Foi de comum acordo por todos os interessados, incluindo nós, que o melhor ajuste para esta história em particular era o capitão Picard e a tripulação da Enterprise-D. Eu acho que A Nova Geração teria uma melhor correspondência para “Doctor Who” em muitas maneiras. Além disso, com o sucesso de A Nova Geração na BBC America e o fato de que este ano é o 25º aniversário da série, as estrelas pareciam estar em alinhamento. Nunca houve qualquer discussão sobre o uso do novo re-imaginado Kirk e Spock. Honestamente, eu acho que seria muito cedo. Eles merecem a oportunidade de encontrar sua própria identidade.”

No título “Star Trek: The Next Generation / Doctor Who:. Assimilation2”, o ‘2’ implica numa sequência ou é assimilação ao quadrado?

Scott: “Ah, é “Quadrado”. Definitivamente, “quadrado”. E, para citar um dos meus filmes favoritos, “The Iron Giant”, tudo o que isso implica …”

Será que vamos ver todos da tripulação de Picard, incluindo Riker, Crusher, Deanna, Data, Worf e Geordi La Forge?

David Tipton: “Nós não queremos divulgar muito neste ponto, por razões óbvias, mas eu acho que é seguro dizer que os personagens principais de A Nova Geração também estarão bem representados.”

Scott, você disse que os companheiros do Doctor irão desempenhar um papel, de modo que podemos esperar ver Amy e Rory também?

Scott: “Ah, com certeza. Quer se trate de Sarah Jane, Tegan, Adric, Leela, Rose Tyler, Donna Noble ou Amy Pond, “Doctor” é definido por seus companheiros, não importa se eles estão com ele por vários anos ou apenas algumas horas. Eu não sonharia em fazer esta história sem Amy e Rory.”

A mistura Cyberman/Borg é igualmente impressionante como os dois cyborgs são praticamente idênticos em termos de filosofia e regras de engajamento. O que, se for o caso, as diferenças que você descobriu entre as duas raças quando você estava escrevendo a série?

Scott: “Mais uma vez, falar muito sobre isso também iria revelar um pouco do que temos. Mas, falando de generalidades, o que está sempre se deparando como a principal diferença é que os Cybermen parecem apenas mais irritados. Há um drama para os Cybermen que os diferencia, apesar de sua pretensão de serem livres de emoção. É também a tendencia para ser seu calcanhar de Aquiles, ou pelo menos, foi, no passado. O que os Borgs querem? O que os Cybermen querem? E por que eles trabalham juntos? Aí estabelece o conto …”

E as distinções ou semelhanças entre a forma como o Doutor e Capitão Picard operam?

Scott: “Tem havido muita conversa sobre como fazer esses dois personagens e, por extensão, a sua série de malhas. É um pouco assustador, na verdade, na medida em que A Nova Geração é ficção científica, enquanto que “Doctor Who” às vezes pode virar mais para o reino da fantasia científica. É fácil pensar que os dois não se misturam, desde que o Capitão Picard seja muito sério, enquanto que o médico muitas vezes é muito engraçado. Mas as pessoas esquecem que houve alguns momentos hilariantes em A Nova Geração, e quando “Doctor” se mostra, pode ser assustador. Acho que o contraste entre os dois vai ser onde a diversão é real.”

Quaisquer planos para algumas aparições surpresa de populares personagens de apoio como “Q” ou capitão Jack? 

Scott: “De novo, “Spoilers!” Mas, em geral, eu acho que temos que ter cuidado para não ir muito longe com as participações especiais e os Easter Eggs em um livro como este. Essa tentação está lá para tentar espremer em todas as galerias de vilões do “Doctor”, e todos os inimigos mais perigosos da Federação, e você pode perder o controle da história que você começou a contar, em primeiro lugar. Assim, enquanto os fãs de longa data de Jornada e de Doctor, sem dúvida, reconhecerão algumas pessoas conhecidas, lugares e coisas, estamos tentando manter o foco em contar a melhor história possível.”

Eu, pessoalmente, mal posso esperar para o primeiro diálogo compartilhado entre o médico e Data. Pode confirmar a interação dos dois e que o intercâmbio irá proporcionar a maior emoção?

Scott: “Para responder à primeira parte da sua pergunta, oh, com certeza. E vou confessar que a primeira vez que eu digitei uma descrição da cena tinha as palavras “Riker”, “Data” e “TARDIS” nela, eu tinha que parar de escrever porque eu comecei a cacarejar como um mergulhão. Algumas coisas na vida que você nunca espera acontecer …”

A BBC e CBS seguraram que tem essas duas propriedades em grande estima. Como têm sido os estúdios em termos de escolhas que você quer fazer com os personagens e, se alguma coisa já disseram que você não pode fazer?

David: “Nós dois estamos muito, muito satisfeitos com o apoio criativo que temos recebido da BBC, CBS, e IDW. É um processo colaborativo, e tem sido muito positivo. Estamos todos procurando fazer disto um projeto que parece ser consistente com os personagens e histórias de ambas as franquias.”

Esta história é ambientada na continuidade e considerando o cânon ou isso é um divertimento sem comprometimento com duas das maiores franquias Sci-Fi?

Scott: “A minha posição sobre o cânon é simples: Se eu gosto de uma história, se tiver um impacto emocional em mim, então aconteceu, pelo menos para mim. Quando você segue esse caminho, cada leitor tem seu cânon próprio de histórias que importa, e aquelas que não importam. Estamos apenas tentando criar uma que importa.”

Finalmente, se “Star Trek: The Next Generation / Doctor Who: Assimilation2” for bem sucedida, o que sem dúvida virá depois, você seria capaz de voltar para uma segunda série?

Scott: “Você está brincando? A Máquina do Juízo Final e a Frota Imperial Dalek juntas não poderiam me deixar de arrastar para isso.”

David: “Claro.”

Fonte: TrekWeb