Além da Escuridão abre forte na Europa e Ásia

Galera de LondresA estratégia da Paramount com Além da Escuridão, para o mercado exterior, parece que está surtindo efeito.  Nestes primeiros dias de estreia fora dos EUA, o filme conseguiu, até aqui mais de 30 milhões dólares limitada ainda a alguns países. De acordo com o THR este retorno é 70% maior do que o seu antecessor fez em 2009, estabelecendo novos recordes da franquia neste fim de semana de abertura em cada mercado. Detalhes a seguir.

O filme abriu nos seguintes mercados, até o momento: Reino Unido, Austrália, Áustria, Croácia, Alemanha, Irlanda, Nova Zelândia, Suíça, Bulgária,Hong Kong, Índia, México, Noruega, Suécia, Taiwan e Tailândia.

Ainda não se tem os números de todos os países, mas os resultados iniciais são animadores. Destaques para o Reino Unido com 13,3 milhões dólares em 556 cinemas e refletem um aumento de 50% sobre a bilheteria alcançada por Star Trek em 2009. Na Alemanha, o filme arrecadou neste fim de semana 7,6 milhões de dólares a partir de 627 cinemas que refletem uma melhoria de 80% em relação ao filme anterior. Austrália arrecadou 5,5 milhões da suas 263 telonas (mais de 50% de aumento) e no México arrecadou 3 milhões de dólares dos seus 573 cinemas.

Tradicionalmente filmes de Jornada tiveram um bom desempenho nos mercados de língua inglesa e também muito bem na Alemanha, de modo que a melhor notícia para a Paramount, em valores, vem do México, onde o filme teve um aumento de 300% em relação ao filme anterior.

O vice-presidente da Paramount, Rob Moore, ficou particularmente feliz com os números do México, contando ao The Hoolywood Reporter “Isso é o que nós estávamos realmente esperando. O México é um grande barômetro. O primeiro filme certamente preparou o terreno para quem não é fã de Jornada. Queremos que este filme cruze a fronteira e crie novos fãs”.

Mas apesar do entusiasmo, a Paramount não espera que este segundo filme de Abrams venha a se comparar em termos de arrecadação a Homem de Ferro 3. Em termos de retorno do interesse a franquia, eles exaltam o aumento considerável de bilheteria em relação a 2009. Além do México, outro grande destaque para a estreia do filme está em mercados os quais Jornada não foi particularmente forte como Nova Zelândia, Áustria, onde o filme está obtendo um incremento de 250 por cento superior ao seu antecessor. Extrapolar isso para mercados como a Rússia, Brasil e Índia, poderia fazer com que o filme entre na faixa dos 250-300 milhões de dólares no mercado fora dos EUA, se mantiver neste ritmo, disse o site Box Office Mojo.

O filme Star Trek totalizou 127,9 milhões de dólares em bilheteria fora do mercado americano, em comparação com uma arrecadação nos EUA de 257,7 milhões de dólares. Para melhorar isso, os produtores criaram uma estratégia de marketing agressiva para garantir o sucesso.

Brook Barnes, escrevendo para o New York Times, observou que a Paramount aumentou seu orçamento de marketing internacional para o filme em 35% em relação ao do filme de 2009. O Presidente da Paramount Brad Grey disse ao NYT, “Com J.J. superando a si mesmo e os nossos esforços para construir o nosso sistema de distribuição global, eu estou muito, muito confiante que a franquia vá finalmente seguir de acordo com seu potencial.”

Estratégias para criar interesse no filme incluíram convites a imprensa estrangeira em Los Angeles para um dia especial de imprensa, o símbolo Delta foi transmitido nos céus de Londres para assinalar a Hora do Planeta, e foi anunciado que o filme teria uma implantação escalonada, sendo lançado na Austrália, Alemanha, Grã-Bretanha e México, antes dos Estados Unidos e Canadá, e agendando para mais tarde a estreia em outros países. Argentina, Venezuala e Japão não verão o filme até 22 de agosto, por exemplo.

Jogando com o personagem vilão de Benedict Cumberbatch foi outro plano deliberado. Falando à THR, presidente de distribuição internacional da Paramount, Marcoly Anthony disse: “Em muitos lugares, fizemos uma extensa pesquisa para descobrir o que devemos mostrar. Fora dos EUA, tentamos fugir da impressão de mal visto de Jornada”.

Os membros do elenco e produtores têm lançado o filme em uma série de países, viagens ao Japão por J.J. Abrams, Chris Pine e Benedict Cumberbatch, bem como uma turnê por 11 cidades (incluindo o Brasil) por Bryan Burk para o qual ele revelou 35 minutos de filme.  Como outros mercados estrangeiros, particularmente aqueles em que o inglês não é a primeira língua, será interessante ver se a bilheteria permanece forte.

Isto é particularmente verdadeiro com a China, onde Além da Escuridão é o primeiro filme de Jornada lançado naquele mercado. O mercado chinês é imprevisível, e alguns filmes considerados de boa arrecadação foram pior do que o esperado. Michael Cieply do New York Times informou em abril, “a estratégia global de negócios de Hollywood, que conta com a venda de ingressos enormes na China para filmes de gênero fantasia, de alto orçamento em 3-D e formatos Imax de tela grande, está chegando desequilibrado”. Filmes como “Oz, o Grande e Poderoso”, “O Hobbit” e “Jack O Caçador de Gigantes” não corresponderam às expectativas no mercado chinês. Se Além da Escuridão pode derrubar essa tendência e se tornar o primeiro sucesso verdadeiramente global da franquia, será um desafio para Abrams e cia.

Fonte: Trek Movie