Joseph Gatt fala de seu papel em Além da Escuridão

gatt-cropFora o mistério sobre John Harrison, um interessante novo personagem na ponte da USS Enterprise é interpretado pelo ator britânico Joseph Gatt. Conhecido anteriormente por papéis secundários de ação, Gatt conseguiu um lugar em Jornada. Em uma entrevista exclusiva ao TrekMovie, o ator fala quanto ao seu trabalho em Além da Escuridão. Spoilers.

O que você pode nos dizer sobre como conseguiu o papel no filme Além da Escuridão?

Joeseph Gatt: Foi uma coisa bastante normal, na verdade. Eu recebi um telefonema do meu agente dizendo que eu tinha um compromisso de ler para April (Webster) e Alyssa (Weisberg.) Mesmo que não me tenham dito o nome do filme, eu sabia muito bem que era para ST2 por causa de quem lançava-lo e a natureza secreta do teste. Eu tive três reuniões separadas durante um período de dois meses e li vários conjuntos diferentes tipos secundários antes de finalmente ser oferecido o papel. Eu nem sabia exatamente o que eu ia fazer. Tudo o que eu sabia era que a ponte da Enterprise ia ser o lugar do meu personagem.

Primeiro, você pode esclarecer uma coisa, me foi dito pelo designer de maquiagem David Anderson que o nome de seu personagem era “GATT-2000 ‘- foi apenas um apelido ou isso é realmente o nome do seu personagem?

Joeseph Gatt: Bem, esta é a coisa interessante. Durante a filmagem, todo o elenco recebeu nomes genéricos, não específicos, por razões de segurança, e também porque J.J. é muito espontâneo e gosta de descobrir um monte de coisas na hora que está filmando. Eu não acho que um nome específico tinha sido decidido no tempo exato desse acontecimento na Bad Robot que você foi em Dezembro. David (que estava com sua equipe nos estúdios AFX, projetando o personagem) disse que seria “GATT2000”. Este foi o nome descritivo que ele deu ao meu personagem no set. Isso foi mais tarde alterado para “GATT5000”, pois “GATT2000” parecia um pouco anacrônico, considerando que o filme se passa no século 23. Meu gerente só recentemente (esta semana) recebeu a confirmação do departamento de publicidade da Paramount que eu poderia dizer publicamente que o meu nome do personagem é “GATT5000”.

NOTA do TrekMovie: Entrevista realizada antes da premiere de Londres, o TrekMovie confirmou que o crédito final lista Joseph Gatt como “Oficial de  Ciências 0718”.

gatt 5000 2O que você pode nos dizer sobre o seu personagem? Eu vi o que parecia ser algum tipo de coisa piscando azul na parte de trás da cabeça o que implica que você tem algum tipo de implante cibernético?

Joeseph Gatt: Eu não estou em posição de dizer muito mais, então você já sabe, como eu não tenho certeza do que J.J. gostaria de liberar ou não. Mas o que eu posso dizer é que eu sou um ser humano alterado e um dos meus aumentos cibernéticos é na parte de trás da minha cabeça. O conceito é que é uma versão em miniatura do computador principal da nave que me coloca em conexão telepática direta com os sistemas da nave em todos os momentos. Eu sou o Homem de Seis Milhões de Dólares no espaço!

Quando você foi anunciado, eu pensei – papel muito físico em Thor – seria um dos Klingons. Você ficou surpreso que acabou na ponte? 

Joeseph Gatt: Eu fiquei, na verdade, agradavelmente surpreso. Eu sempre pensei que quando me reservassem algo em um filme como “Star Trek” seria um papel de ação pesada, de modo a acabar na ponte foi uma surpresa total, mas muito agradável. Eu tive a oportunidade de fazer alguma ação, mas eu também gostaria que houvesse mais coisas físicas para “GATT5000”. Talvez no próximo …?

Em que sessão da ponte estava? Você ficou na ponte na maioria das vezes ou todas as cenas fez na ponte?

Joeseph Gatt: Todas as minhas cenas eram no set ponte da Sony Studios, e tudo o que acontece na ponte envolve ou contém o meu personagem de certa forma. Passamos cerca de seis semanas filmando todas as cenas na ponte da Enterprise antes de mudarem para outro set.

Como foi a atmosfera com o restante do elenco na ponte? Séria? ou mais casual?

Joeseph Gatt: É sempre uma situação muito interessante quando você se junta a um elenco já estabelecido. Você nunca sabe se eles vão recebê-lo calorosamente ou tratá-lo como alguém de quinta categoria. Neste caso, eu não tinha nada para me preocupar. Todos no elenco e a equipe foram incríveis e saudaram o novo elenco de braços abertos. J.J. criou uma atmosfera familiar no set e queria que todos apreciassem isso, levando cada pessoa no set a fazer isso acontecer. Não importa o tamanho da sua função ou trabalho, todos foram tratados com igual importância. Ele passava tanto tempo conversando com os figurantes quanto fazia com o elenco principal. Ele é um grande diretor, com uma consciência social incrível e liderou o projeto com uma incrível energia, imaginação e simpatia! Considerando-se os altos riscos envolvidos na realização de um filme de grande orçamento, a atmosfera no set foi geralmente muito casual, mas aquilo era um negócio. Houve momentos de intensidade e seriedade, é claro. O trabalho nunca foi sacrificado em prol da brincadeira, mas havia sempre brincadeiras e me diverti. Não importa o que estava acontecendo, não importa quanto tempo do dia levava, ninguém jamais foi autorizado a esquecer de que deveríamos estar nos divertindo.

gatt 5000Agora que você é um ator de Jornada, algum plano em ir a convenções?

Joeseph Gatt: Eu já vinha aparecendo em convenções por alguns anos, principalmente na Califórnia, devido à popularidade dos meus papéis como “Kratos” em “God of War” o jogo de vídeo game e como “O gigante gelado de Grundroth” em Thor. Como meu perfil tem aumentado, especialmente com o lançamento de Além da Escuridão, eu fui convidado a aparecer em mais convenções em todo o país. Eu absolutamente amo fazer convenções. Adoro conhecer os fãs cara a cara, especialmente as crianças. Mas eu também amo viajar, em geral, e eu sou um nerd do gênero sci-fi mesmo. Isso me alimenta de muitas maneiras.

Então você vai ficar vivo (no final do filme)? Acredita que tenha um futuro na Frota Estelar?

Joseph Gatt: Eu não posso te dizer isso! Mas eu não estou vestindo uma camisa vermelha, e cabe a você adivinhar se J.J. vai quebrar uma tradição de 50 anos de Jornada ou não (o ator dá uma piscada ). Eu, é claro, adoraria continuar a estar envolvido no universo de Jornada e esperamos trabalhar com J.J. novamente em outros projetos espaciais no futuro próximo …

No que você está trabalhando agora?

Joeseph Gatt: Nada certo ainda, mas estou lendo três grandes scripts com grandes papéis para mim. Estou preso em uma situação onde tudo o que eu estou envolvido é “top secret”, que é muito emocionante, mas também um pouco frustrante. Desnecessário dizer que, será no espaço!

SPOILER!

Com relação as melhorias cibernéticas, GAT 5000 possui voz modulada, seus olhos parecem reforçados com CGI e ele tem uma espécie de interface grande na parte de trás de sua cabeça. Em um ponto do filme, Kirk pergunta a ele sobre danos a nave, e o personagem dá todas as informações de  forma rápida e precisa, indicando que está relacionado ao sistema de controle de dados.