As impressões do ator Jeremy Raymond, o Nibiriano

jeremyA abertura de Além da Escuridão nos trouxe uma nova raça alienígena para o cânon de Jornada, os Nibirianos. O vislumbre dos humanóides primitivos se deu graças a interpretação do ator e músico canadense Jeremy Raymond. Através de seu blog, ele contribuiu ao site Star Trek com as impressões de fazer um papel incomum e as consequências sobre sua vida e carreira no futuro.

“Lá estava eu, sentado nos escritórios da Bad Robot esperando a minha reunião com J.J. Abrams”, comentou Jeremy sobre sua contratação para o papel, quando recebeu um telefonema do escritório de Abrams dizendo que eles estavam interessados num papel no novo filme.

Detalhes sobre o projeto foram mantidos em segredo, de modo que ele não tinha idéia do que queriam que fizesse. “Então, como eu estava sentado na Bad Robot, eu senti como se estivesse flutuando em um sonho muito legal. Depois fui para o escritório do J.J., sentei-me com ele e ele preencheu todos os espaços em branco para mim. Deu todos os detalhes a respeito de minha parte da história e meu papel nesse segmento.”

O ator sabia que algumas de suas características físicas, além de sua performance artística, tinham inicialmente chamado a atenção do pessoal da produção. Jeremy disse que no início de sua profissão perdeu determinadas funções porque não se encaixava na estética típica de um determinado arquétipo de personagem. “Era algo que eu lutei na fase inicial da minha carreira, mas eventualmente cresci apreciando isso. Minha aparência não só me deu a oportunidade de colocar um selo físico exclusivo em um papel, mas as minhas experiências de vida também me deram uma perspectiva que era diferente de muitos dos meus colegas atores.”

Foi esta distinção que formou a base para a solução do que Abrams queria fazer, mas estava claro que haveria muito trabalho ainda – mais perguntas precisavam ser respondidas.

Depois de acertado tudo, contrato, valor e local de trabalho, Jeremy foi para Los Angeles para testes de maquiagem e de pré-produção. O que foi surpreendente para ele foi ver como organicamente todo o processo foi evoluindo – o desempenho iria inspirar mudanças na composição, que iria inspirar mudanças no traje, que, então, moldaram o desempenho de novas maneiras. Além de Abrams e Jeremy, havia algumas pessoas que foram absolutamente fundamentais para a criação dos Nibiranos.

“Neville Page, designer de criaturas, parece ter essa capacidade de produzir facilmente desenhos conceituais selvagens, incríveis que fariam o seu queixo cair. Michael Kaplan e sua equipe de guarda-roupa criando uma impressionante variedade de trajes e desenhos que foram maravilhosos para trabalhar. E, claro, a incrível maquiagem de efeitos especiais foi o resultado de muitas horas de trabalho árduo por David Anderson e Jamie Kelman”.

Jeremy se considera um trekker casual que conhece um pouco de A Nova Geração, e, posteriormente, Deep Space Nine e Voyager. Mas ele sempre se simpatizou com personagens mais originais e estranhos, como Neelix e Odo.

Embora o ator esteja habituado em trabalhos com tela verde, houve muito menos tela verde neste filme de Jornada do que a maioria das pessoas imagina. “Caminhando no set de Nibiru pela primeira vez, eu já me via sendo realmente transportado para um mundo alienígena. Tudo foi tão maravilhosamente construído, com um olhar atento aos pormenores, de maneira que ia a pé até qualquer parte do cenário, examiná-lo de perto e ainda assim parecia real. Eu acho que com esses esforços feitos na versão final do filme, as pessoas vão acreditar realmente neste universo que J.J. e a equipe criaram, e isso é provavelmente porque eles fizeram tudo o mais real possível, e, em seguida, sublinharam com um grande CGI.”

“Como você pode imaginar havia um monte de segredo envolvendo a produção deste filme, e isso significava ser muito, muito cuidadoso durante todo o processo. Isso também significava que, além de alguns amigos próximos e familiares, ninguém sequer sabia que eu estava trabalhando no filme de Jornada. Mas eu realmente respeitava a decisão do cineasta de manter tudo em segredo. É óbvio que eles são apaixonados por filmes e que têm uma quantidade enorme de respeito por seu público, assim preservar as surpresas e criar a melhor experiência de ir ao cinema foi muito importante para eles. Vendo a partir dessa perspectiva, não só fez o segredo mais fácil, mas tornar-se mais emocionante também.”

“Assistir a premiere de Los Angeles foi uma experiência que eu vou lembrar para o resto da minha vida. A tarde, um amigo meu e eu dirigimos para a Dolby Theater, onde a estréia estava sendo realizada e eu vi que um quarteirão inteiro da Hollywood Boulevard tinha sido fechado e arquibancadas sendo erguidas. Então eu vi uma linha de fãs que se estendia por todo o quarteirão. Foi nesse momento que senti a dimensão da coisa toda”.

“Neste ponto, eu não tenho certeza qual o impacto que Jornada vai ter na minha carreira e na minha vida. Qualquer agente sabe como isso pode ser frustrante, especialmente nas fases iniciais de suas carreiras, bater em todos os tipos de portas que permanecem fechadas. Jornada foi como uma carga de C4 saindo, e agora que a fumaça está começando a baixar eu posso ver que as portas foram completamente abertas. Eu reconheço que minhas contribuições em filmes são modestas, mas estou orgulhoso do trabalho que fiz e estou muito feliz que as pessoas de todo o mundo estejam vendo isso.

Para o ator fica a esperança de que seu trabalho seja reconhecido e que J.J. Abrams, que está tomando a frente de Star Wars, venha a convidá-lo mais uma vez.

Jeremy avisa para os fãs que querem saber mais sobre todo o processo de gravação, que uma equipe de filmagem documentou todo o percurso dos Nibiranos, desde as fases iniciais da criação até as filmagens, e que provavelmente fará parte dos extras do DVD/Blu-ray.