Restaurada a nave Galileu da série original

galileu 1A famosa nave auxiliar da USS Enterprise cujo nome deu origem ao episódio da série original, “Galileu 7”,  após o cancelamento da série ficou encostada num terreno baldio e em frangalhos por anos. Então, um grupo de fãs resolveu restaurar a nave à sua antiga glória, com a finalidade de se tornar uma peça de museu. Após um trabalho árduo, ela finalmente ficou pronta e apresentada ao público.

Após nove meses de restauração, a nave auxiliar Galileo – a nave em tamanho real da década de 60 – foi revelada publicamente na semana passada em uma cerimônia em meio a fortes aplausos de uma multidão de fãs e amigos. O acontecimento se deu no centro de visitantes do Centro Espacial Johnson da NASA.

“Isso é incrível”, disse Adam Schneider a uma multidão de mais de 350 amigos e outros fãs. Ele revelou que a Galileo foi restaurada em 22 de junho, em Atlantic Highlands. Schneider comprou a enorme nave em leilão com o específico objetivo de restaurá-la e doá-la a um museu para o público apreciar. “Apesar de desgastada por quase 50 anos, basicamente, ao ar livre, para um suporte construído para durar um ano ou dois, ela está pronta para sua próxima viagem.”

galileu 4O trabalho foi feito por uma empresa de restauração de barcos que realizou o serviço obedecendo os mínimos detalhes originais. “Isso significa muito para todos, todos os fãs”, disse Mike Stein de Nutley, líder do fã-clube U.S.S. Justice. “Esta vai ser uma inspiração do que a nossa visão para o futuro será para as pessoas que vão vê-la.”

A nova casa da Galileu é o museu do Centro Espacial Houston, Texas. Lá, a nave será apresentada com outras relíquias da era espacial para ajudar a transmitir a história do programa espacial dos EUA. Galileo será formalmente apresentada no Centro Espacial de Houston em 31 de julho.

“Esta será uma peça central na sua exposição que mostra a relação entre ficção científica e viagens espaciais reais”, disse Schneider, acrescentando que Galileo antecedeu a própria frota de ônibus espaciais da NASA por mais de uma década.

galileu 3Construída pelo reformador de carros Gene Winfield, a Galileo mede cerca de 7 metros de comprimento por 5,5 metros de altura e 1,7 m de altura do teto. Foi basicamente feita de madeira pintada e chapa de metal sobre uma estrutura de aço. A enorme peça apareceu em sete episódios antes da série ser cancelada em 1969.

“Esta é sem dúvida a maior peça na natureza de Jornada, e esta é uma nave espacial”, disse Schneider. “Não é uma cadeira, não é uma arma de raios … é uma nave espacial”.

Agora, com a Galileo seguindo o seu caminho para Houston (foi enviada por terra por caminhão) o fim de sua longa viagem está à vista. “Eu odeio admitir isso, mas eu acho que Adam e eu vamos sentir sua falta”, disse a esposa de Schneider durante a sua inauguração.

galileu 2

Vida longa e próspera a Galileo.

Fonte: Space.com