Orci responde duramente às críticas sobre o filme

orciO site TrekMovie, que vinha ajudando o diretor J.J. Abrams e sua empresa Bad Robot na divulgação dos dois últimos filmes de Jornada, surpreendeu o fandom com um extenso editorial, fazendo duras críticas sobre o estado atual da franquia em relação ao novo filme. O roteirista Roberto Orci procurou responder a essas críticas no mesmo tom.

Aproveitando a notícia sobre a votação numa convenção de fãs que considerou Além da Escuridão o  pior filme de Jornada, o site Trek Movie publicou um editorial bastante crítico quanto ao último longa de Jornada. Veja alguns pontos abaixo:

Jornada, como todas as propriedades de entretenimento de longa duração, teve altos e baixos – alguns muito altos … e outros muito baixos. Na minha opinião, Jornada estava em (mais um) ponto de virada para se restabelecer como um fenômeno cultural, com o reboot de 2009, e agora a franquia não está sendo um grande negócio.

Muitos fãs da velha escola estão descontentes com o novo filme, e depois de conversar com alguns fãs casuais duvido que Além da Escuridão venha a ter o mesmo sucesso em trazer novos fãs para o rebanho como filme de 2009 fez.

Mais do que isso, Além da Escuridão teve um desempenho de bilheteria inferior (nos EUA) – ao mesmo tempo foi um sucesso moderado e está no Top 10 dos filmes do ano, mas ele está longe de ser o blockbuster de bilhões de dólares que a Paramount esperava. Com muitas outras propriedades de ação ​​competindo no mercado, Jornada não é atraente como era antes, e um monte de gente está apontando a sua atenção para outro lugar.

O roteirista Roberto Orci (que escreve como ” boborci” na seção bate-papo do site Trek Movie) respondeu a essas críticas com o seguinte comentário (o avatar de Orci foi confirmado como verdadeiro pelo moderador do site Matt Wright):

Eu acho que o artigo acima é semelhante a uma criança agindo contra os seus pais. Faz com que seja difícil para algumas pessoas ouvirem, mas desde que eu seja um pai amoroso, eu li esses comentários sem raiva ou ressentimento, não importa o quão equivocados sejam.

Dito isto, tendo os dois maiores filmes de Jornada alinhados com os melhores comentários é difícil de aceitar uma descrição de “não estar funcionando”. E, francamente, seu tom e atitude torna difícil para eu entender quais poderiam ser as noções decentes para se prosseguir no futuro. Como eu gosto de dizer, há uma razão pela qual eu escrevo filmes, e você não” .

Em resposta a alguém que comparou Além da Escuridão com Os Caçadores da Arca Perdida , Orci elevou o tom da discussão:

Além da Escuridão tem comentário infinitamente mais social do que em todo o universo de Indiana Jones, e eu digo isso com Harrison Ford sendo um amigo. Você perde credibilidade pra caramba quando honestamente não dialoga com uma porra de escritor de filme pedindo-lhe uma pergunta honesta. Você valida o clichê dos fãs de merda. E desrespeitoso no processo. Assim, como Simon Pegg diria: Dane-se!

Em outros momentos, Orci continuou batendo boca com alguns internautas da seção comentários, inclusive desafiando alguém a lançar uma idéia melhor para o filme.

O escritor depois justifica sua reação um tanto agressiva diante de certas críticas.

Não me leve muito a sério. Se você esteve neste fórum por 5 anos (como eu) sabe que duas vezes por ano eu explodo com idiotas. Hoje, parecia haver uma congregação deles, por isso parecia uma boa hora (para desabafar).

Vocês são os mais ouvidos dos fãs sempre. Isso não significa que vão conseguir fazer o que vocês quiserem. Significa apenas que “eu escutei”. Então decidimos uma questão, depois de ouvirmos tantas opiniões quantas possíveis. Parafraseando um dos meus grandes e amados heróis, George W. Bush , “nós somos aqueles que decidem”.

Fonte: TrekWeb e Dailydot