Entrevista com Mark Allen Shepherd, o Morn

mornO ator Mark Allen Shepherd é mais conhecido de Jornada por sua interpretação do personagem Morn da série Deep Space Nine. Como frequentador assíduo do bar de Quark, Morn ganhou a simpatia dos fãs, embora o seu nome nunca tenha aparecido nos créditos oficiais. Além disso, ele fez pelo menos outros dois papéis de fundo, um ser humano e um Bajoriano na mesma série. Em entrevista ao Star Trek.com, Shepherd contou, de forma divertida, a respeito desse seu personagem na franquia.

Morn era um Lurian que frequentemente estava no bar do Quark. Ele se dizia muito falador, e desfrutou de uma grande variedade de bebidas alcoólicas. Morn era dono de uma empresa de transporte, especializada no transporte de várias cargas não muito legais.

Apesar de nunca proferir uma palavra, Morn se tornou um personagem recorrente na série, e ainda teve um episódio escrito sobre ele (” Who Mourns for Morn?”), onde o próprio Shepherd apareceu, sem maquiagem, neste episódio, sendo convidado a tomar o assento de Morn no bar, quando o personagem é dado como morto.

Para ficar como Morn, o ator levava quase duas horas para aplicar maquiagem pesada. Além disso, comenta-se que gastava 14 horas de filmagem em um dia. Mas todo o esforço não foi em vão. A cabeça protética do personagem foi esculpida por Vincent Niebla, que ganhou um Emmy por seu trabalho.

Nessa entrevista, Shepherd dar vida novamente ao seu personagem, contando aspectos não mostrados na série.

Você já percorreu um longo caminho, e para alguém que nunca ouvimos uma palavra em frente a câmera, você teve uma grande dose de atenção. Como foi isso para você?

Morn: Inacreditável, porque, como Quark ou Dr. Bashir podem te dizer, eu literalmente falava no pé de orelha de todo mundo mais de 99% do tempo. Então isso significa que eu mesmo converso muito no meu sono, também.

morn 2Como isso é possível?

Morn: As chances e as improbabilidades infelizes de constantemente ganhar na mesa de dabo. O que eu faço ocasionalmente. Mas, já que eu praticamente vivo no bar do Quark, não é um problema.

Quark em mais de uma ocasião manifestou o seu apreço por você, de ser o seu melhor cliente. Seria justo concluir que Quark é, provavelmente, o seu melhor amigo deste lado da fenda espacial?

Morn: Sim, Quark é um bom amigo, embora, ele conheça um bom cliente quando vê um e até sugeriu uma regra de Aquisição, a 286, para ser mais específico, em “Way of the Warrior”, no raro momento que deixei o bar  para sair por um período. E neste tempo eu fiquei por duas semanas em viagem de negócios … Você sabe que Quark tinha tudo planejado, que 5% foi exatamente o quanto de negócios ele perderia durante esse tempo. E antes mesmo que eu percebesse, você sabe o que o filho de um Moogi fez? Ele secretamente me digitalizou de todos os ângulos, a fim de ter um holoprojetor da minha imagem para que ninguém sequer soubesse que eu não estava ali sentado como sempre na minha banqueta. Você tem que admitir, porém, que Quark é um bom homem de negócios. Ele sabe o que está fazendo.

Sim, Quark também está no topo da nossa lista de pessoas que gostaríamos de chamar para uma entrevista, mas ele sempre pede algumas barras de latinum antes mesmo de começar. E nós não pagamos por entrevistas.

Morn: Sim, há um velho ditado na Terra que diz “quem tem dinheiro compra, quem não tem cai fora”. Já que vocês são de século 21 da Terra pensei em jogar isso para efeito.

Você tem um bom senso de humor, Morn. Onde é que ele vem?

Morn: Eu cresci com 17 irmãos e irmãs. E na nossa família, você tinha que ter um senso de humor ou estar disposto a fazer favores para todos. Eu escolhi humor. De alguma forma, faz mais sentido, mas se alguém quer fazer um monte de favores ou me dar dinheiro isso é uma coisa boa, também. E se você não for rápido o suficiente na hora do jantar … você vai para a cama com fome.

morn worfIsso era realmente tão terrível como o Dr. Bashir descreveu?

Morn: Não, eu nunca questionei isso antes. Foi desse jeito que eu cresci então eu aceitei. É muito sociável e se você precisar de ajuda com alguma coisa ou alguém, de repente você se encontra rodeado de amigos. E você ainda pode jogar um bom jogo de beisebol em ambas as equipes, se você quiser.

Tenho certeza que o Capitão Sisko poderia apreciar isso. Alguma vez você já contou a Sisko sua piada, você sabe, a “piada mais engraçada do universo”? E você se importaria de explicar isso para os nossos leitores?

Morn: Não, não Sisko, não sei porquê. Eu nunca fiz. Nunca surgiu na conversa. Ele sempre parece preocupado com coisas mais importantes.

Será que o Comandante Worf gosta de suas piadas?

Morn: Nem sempre. Eu treinava com Worf, pelo menos uma vez por semana nas holosuites acima bar do Quark. Dizer-lhe piadas enquanto combatemos não é uma boa idéia. A menos que sejam observações sutis que nos ajudam a concentrar mais em nossas técnicas de batalha. Eu costumo tentar não fazê-lo ficar com raiva. Worf é o melhor parceiro de treino que eu já tive. E enquanto nós dois nos beneficiarmos disso eu ficaria feliz em continuar fazendo.

Você ainda está em contato com Mark Allen Shepherd, e se assim que vocês gostariam de trabalhar juntos novamente em breve?

Morn: Absolutamente, Shepherd é um grande cara e um bom amigo. Na verdade, existem alguns que dizem que somos a mesma coisa, e eu ouvi recentemente algo que nós dois vamos estar aparecendo na Terra no Creation Entertainment’s Official Star Trek Convention, em Las Vegas, de 31 de julho até 03 de agosto.

Mark

Foi um prazer entrevistá-lo, Morn. Existe alguma coisa que você gostaria de dizer aos nossos leitores? 

Morn: Sim, eu gostaria de agradecer a todos os fãs e para você Mark Allen Shepherd, porque é realmente você, não é?

Mark Allen Shepherd: Sim, Morn! Tem sido eu realmente o tempo todo. Morn e eu gostaríamos de desejar-lhe um feliz 1º de abril.