Koenig: “Nimoy lutou para Nichelle ter salário igual”

spock uhuraDe acordo com um dos atores da Série Clássica, Walter Koenig (Chekov), Leonard Nimoy, uma vez, lutou para que Nichelle Nichols chegasse a ter equidade no valor do seu pagamento frente aos demais do elenco. O site TrekMovie ouviu Nimoy sobre o assunto, que confirmou o fato.

Em entrevista ao Las Vegas Sun, para promover a grande convenção Las Vegas, Walter Koenig falou um pouco sobre seu tempo em Jornada, seu relacionamento com os colegas da série e disse porque Gene Roddenberry chamava Nimoy de “A Consciência de Jornada”.

“Você sabia, eu fui acusado de ter um sotaque russo terrível ao longo dos anos, principalmente por alunos que estavam estudando russo na faculdade”, disse Koenig sobre o sotaque de seu personagem Chekov, “Disseram que não há W na língua russa, e como resultado, eu não deveria estar invertendo V por W, quando falava. No entanto, meu pai falava assim, e meu pai era um imigrante do bloco soviético que falava russo fluentemente. Ele falava assim … então isso era um pouco chato, de vez em quando, quando diziam que eu não falava corretamente”.

Depois que a série acabou, já passou pela sua mente que você estaria ainda ligado ao personagem Chekov quase 50 anos mais tarde?

Não, não. Quando foi cancelada na primavera de 1969, acabou. Eu estava pensando em me tornar um homem da empresa Fuller Brush ou vender aspiradores de porta em porta (risos). Eu não tinha ideia do que a vida iria guardar para mim. Certamente Jornada não era uma possibilidade viável.

Isso tornou-se parte da cultura pop e você foi lançado em Jornada, em grande parte, por causa de sua semelhança com Davy Jones dos Monkees, que era especialmente atraente para um público mais jovem. Por que você foi escalado como Chekov, em primeiro lugar? “

Eles estavam procurando preencher uma audiência mais ampla, e o mapa demográfico ía de crianças de 8 a 14 anos de idade, em sua maioria meninas, que não tinha ninguém na série que elas pudessem se identificar. Essa foi a razão por me colocarem no elenco.

Qual é a sua relação como com os outros membros do elenco?

William Shatner e eu tivemos nossos problemas ao longo dos anos e argumentamos isso no programa (os dois entraram em uma discussão acalorada sobre o ego de Shatner durante o programa de Shatner “Shatner’s Raw Nerve”), e depois de ter tido esse debate com dele, recebi uma carta assinada por oito mulheres – apenas com o primeiro nome – me acusando de ser um, o que era mesmo? Oh, um “ingênua de envelhecimento”. Isso foi engraçado.

E os outros?

Nós não ficávamos muito juntos. Eu fui o padrinho de casamento de George (Takei) e Brad (Altman) há alguns anos e tive a honra de estar lá com eles. Nós nos reunimos em convenções e podemos sentar para jantar ou para um bate-papo. Nichelle (Nichols), eu sempre amei. Eu gostava do DeForest (Kelley) muito, e Jimmy (Doohan) muito. Leonard(Nimoy foi sempre uma espécie inacessível. Mas um homem muito bom. Com ética e um bom senso de moralidade.

Como assim?

Quando veio a formação do elenco havia uma disparidade de salário onde George e eu estávamos recebendo o mesmo salário, mas Nichelle não, eu o levei o assunto para Leonard e ele levou isso para o escritório da frente e eles corrigiram.

Ele foi uma espécie de capitão, então?

Sobre essa questão, ele foi. Você poderia contar com Leonard para esse tipo de coisa.

O que você gosta na TV hoje em dia?

Eu não assisto muita TV de rede. Os programas mais inovadores estão na TV a cabo, Showtime e HBO e alguns outros. O material nas redes, tem os mesmos programas e as mesmas histórias recauchutadas. Se alguma coisa se destaca, é porque o ator se destaca, não as histórias.

O site TrekMovie foi ao Sr. Nimoy, que confirmou a história da disparidade de salário de Nichelle com os demais. Ele também esclareceu que isso “foi durante os anos da Desilu”, ou seja durante a produção da série original.

Nimoy também lembrou um incidente semelhante durante a década de 70 quando ele novamente tomou as dores de seus colegas de elenco.

“Houve também o caso em que George e Nichelle não estavam contratados para fazer suas vozes na série animada. Eu me recusei a fazer Spock até que eles fossem contratados. Sr. Roddenberry começou a me chamar de a consciência de Jornada”.

O fato de que Nimoy lutou por Nichelle Nichols na década de 60 mostra um pouco de coragem. Naquela época, a igualdade de remuneração das mulheres não era o mesmo tipo de tema quente que hoje é debatido. Em cima disso, enquanto ele estava lutando, Nimoy ainda era apenas um ator na série e não tinha o tipo de atração que ele tem hoje.

Fonte: TrekMovie