Produção de Star Wars teve influência de Jornada

gene lucasGary Kurtz (que aparece ao fundo da imagem) foi o co-produtor do longa metragem original de Star Wars e de sua primeira sequência, O Império Contra-Ataca. Em uma nova entrevista ao site Mashable ele fala sobre como George Lucas foi influenciado por Jornada para a produção de sua franquia.

Gary Kurtz foi o produtor ao lado de George Lucas no início da criação da saga Star Wars (Guerra nas Estrelas). Acredita-se que por discordâncias quanto ao rumo da franquia, após o Império Contra Ataca, Kurtz tenha se retirado.

Kurtz desmentiu que eles tenham se influenciado pelo filme de Akira Kurasawa, A Fortaleza Escondida e até mesmo o livro de Joseph Campbell sobre mitologia “O Herói de Mil Faces”, que muitos acreditam ter sido usado como base, disse que foi exagero.

Então, passou a dizer que havia outra coisa mais influente …

Mas Star Wars foi mais influenciada pela série de Jornada na TV, que estava passando por um renascimento muito popular em syndication no início de 1970?

Sim. [George] falou sobre isso um pouco. Quer dizer Jornada, a série antiga, era muito bonita, todo o drama humano. Havia um toque de humor nela, mas a maioria era sobre histórias de relacionamento. Não havia muito sobre batalhas intergalácticas. Eles não tinham nenhum dinheiro.

Mas ela foi criada neste tipo de tipo de ambiente futurista que foi inspirador. Ela libertou a mente a pensar sobre o que seria a sensação de viajar por galáxias distantes e encontrar outras espécies. Eu acho que isso definitivamente foi uma das influências – porque é isso que Flash Gordon também foi.

No documentário de Rod Roddenberry “Trek Nation”, o próprio George Lucas disse que Star Wars “estava sobre os ombros” de Jornada.

Fonte: Trek Movie