Simon Pegg fala sobre escrita de Star Trek 3

S peggNo dia da coletiva de imprensa para Kill Me Tree Times, o site Collider teve a oportunidade de passar algum tempo conversando com o ator Simon Pegg, que faz o assassino do filme. Durante a entrevista, entre outros assuntos, Pegg falou pela primeira vez sobre como está sendo sua escrita em Star Trek 3.

Veja os pontos mais importantes dessa entrevista.

Como é estar escrevendo Star Trek 3 ?

PEGG: Horripilante!

Quando você começou a trabalhar em Star Trek , como ator, você imaginava que estaria nesta posição?

PEGG: No set, às vezes, há espaço para a improvisação, especialmente para alguém como Scotty, que é escocês, mas nunca nada mais do que pequenos ajustes de diálogo, aqui e ali. Agora é como, “Ok, agora você tem que escrever o diálogo”. É assustador! Além disso, o período de tempo que estamos trabalhando é extremamente apertado. Isso significa que nós temos que entregar a mercadoria. Não podemos ser preguiçosos sobre isso. Não podemos procrastinar. Nós temos que pensar em algo porque a produção está batendo na porta dizendo: “Quando é que podemos construir isso? O que vamos fazer com o que construímos? Quem não está nisso?”. Eu não sei! Vamos corrigir e descobrir. É um processo interessante.

Como isso aconteceu? Foi algo que você pediu para fazer?

PEGG: Não. Eu e Bryan Burk, que é um dos produtores na Bad Robot, trabalhamos juntos em um monte de coisas. Estávamos sentados, falando sobre a direção do próximo filme. Eles estavam pensando: “Talvez devêssemos voltar à prancheta de desenho, um pouco, com o roteiro”. Bryan e eu apenas sentamos e conversamos , e nós ficamos animados. E então, Bryan disse, “Você quer escrevê-lo, então?” Foi uma decisão difícil. Eu pensei duas vezes sobre isso, um pouco, porque me sentia com uma grande responsabilidade. Devo muito a J.J. (Abrams) e Bryan. Eu amo esses caras. Eu quero fazer direito por eles, então eu senti que deveria tomar coragem e fazê-lo.

Mas, você se sentiu como se soubesse dos personagens e do mundo bem o suficiente para enfrentá-lo?

PEGG: Sim. É estranho andar em algo e tomar posse dela, de certa forma.Tudo o que eu escrevi foi meu, desde o germe da primeira ideia, ou compartilhado com Edgar (Wright) ou Nick (Frost). Mas, com isso, eu estou andando em um reino que não pertence a mim, e eu tenho que tratá-lo com um grau de respeito.Obviamente, eu sempre tratei as coisas com respeito, porque eu tenho que respeitar certas regras e fazer o bem pela série original, e não ser muito pós-moderno com isso e não ser muito consciente de si mesmo. Eu tenho que tentar assumir o espírito da série, ao invés de preenchê-la com coisas que as pessoas só vão dizer: “Ah, sim, isso é uma coisa ou outra do episódio”. É mais do que isso.

Quando é que você supõe estar concluído o script de Star Trek?  

PEGG: Faça chuva ou faça sol, Junho. Estou ocupado escrevendo. É uma coisa em curso. Eu tenho certeza que vamos aprimorando-o, através da filmagem. Você nunca realmente, verdadeiramente, começa a escrever um filme até a edição. Há um léxico totalmente novo que você está confrontado, quando você filma, que é a linguagem visual que você não tem na página.E então, você começa a perceber, “Espera, não precisamos deste discurso porque esse olhar diz tudo”. Então, vai ser uma coisa em curso, até o próximo ano.

Como estão as filmagens para M I 5? Você poderia ter-se retratado como uma estrela de ação?

PEGG: Não! Foi muito divertido! É engraçado ver [o trailer] porque nós só agora aprontamos há duas semanas. Há muita coisa que não está no trailer. Você nunca vai entrar em um filme com Tom Cruise e não ser divertido. Ele é um personagem muito inspirador. Ele se importa muito com o produto. Ele fica obcecado com o público em ter uma experiência verdadeiramente cinematográfica, então ele vai fazendo todas essas coisas. E eu estava naquele avião, quando ele tomou e estava do lado. Eu estava na cabine de comando, na verdade, mas eu fui para trás e ver o monitor. Ele fez isso. Em uma época onde você pode fazer qualquer coisa com CGI, e as pessoas só pensam: “Ok”, mas as pessoas têm uma ideia abstrata do CGI. Quando você vê algo que fizeram (sem CGI) e como fica depois, dá para ficar pensando, “Como é que eles fazem isso?!”. É uma ocasião rara, nos dias de hoje. Tom tem estado na vanguarda de fazer com que as pessoas ainda façam essa pergunta, escalando o Burj Khalifa, e pendurado ao lado de um A-400. Claro, havia precauções de segurança, mas ele fez isso. Foi extraordinário vê-lo fazer isso. Há coisas que ele faz no filme que é muito comprometido e tão emocionante como se pendurar fora de um avião, que você não vê no trailer.

Será que vendo Tom Cruise fazer tais acrobacias que desafiam a morte faz você querer intensificar, ou você quer apenas deixar tudo isso para ele?

PEGG: Você tem que pisar atrás dele porque senão você apenas fica para trás. Perseguição de carro que você vislumbra no trailer, nós filmamos em Casablanca e Rabat, e foi sempre apenas eu e Tom no carro. Ele nunca foi de dublês.Uma boa parte da perseguição é por nossa conta. Corta para o exterior, mas uma grande parte do tempo, é só a gente. Ele fez toda a condução, então eu estava feliz por lhe permitir fazer isso. Casablanca estava realmente quente. Sempre que eu não estava olhando, ele ligava os aquecedores de assento e começava a ficar um pouco quente. Eu percebia que ele estava fazendo, e tornava-se esta guerra. Em meio a essa perseguição de carro louca, onde ele estava dirigindo em torno desses pequenos becos, sempre que ele virava a esquina, eu mudava seu aquecedor. Foi um dia muito bobo.

Obviamente, as pessoas estão sempre me perguntando quando você, Nick Frost e Edgar Wright estarão fazendo algo juntos novamente. É algo que vocês conversam, e a programação é realmente muito difícil, neste momento?

PEGG: O agendamento é a coisa mais difícil. Literalmente, hoje, Edgar foi me chamando. Ele está aqui em desenvolvimento do bebê do piloto, por isso ele é alguém do tipo, “Venha, vamos ter uma hora e apenas checar a outras coisas”. Eu realmente quero fazer isso. Na verdade, estamos tentando reservar em um dia, em cerca de um mês, onde podemos sentar e começar a inventar coisas. Nossos horários são, obviamente, muito ocupados. Nós estamos tentando encontrar o momento de voltar a ficarmos juntos e chegarmos a próxima coisa a fazer, que com certeza vai acontecer. É apenas uma questão de quando. Temos que limpar a mesa, um pouco.Obviamente, quando o trabalho se estende até o próximo ano, é difícil encontrar o momento, mas nós o faremos.

Você tem uma lista de idéias que espera chegar?

PEGG: Sim, nós temos uma idéia já para o próximo filme, que estamos trabalhando. Nós apenas precisamos entrar em uma sala e desenvolvê-lo. O que costumamos fazer é ir embora juntos, para o fim de semana, para um hotel ou algo assim, e nós apenas vamos em uma sala e falamos e falamos e falamos. Precisamos fazer isso. E então, assim que nós fazemos isso, podemos começar a cozinhar-lo e tê-lo em banho-maria, para que quando nós dois estivermos livres, não estaremos começando do zero.

Desde que você e JJ Abrams se tornaram bons amigos, quais são seus pensamentos sobre Star Wars ?

PEGG: Eu estou imensamente animado, depois de ter tido a sorte de visitar o set. Eu nunca estive em um set de filmagem onde todos tem estado tão investidos no material, porque eles são emocionalmente e intrinsecamente ligados a ele, como as pessoas que trabalham em uma indústria que foi informada pelos filmes originais. De repente, eles estão de volta nesses ambientes, vendo esses cenários de novo e ver o trabalho com JJ, coisas reais físicas, e modelos e marionetes e máscaras.Além disso, a nova tecnologia irá, é claro, estar envolvida nela. Os filmes originais eram sempre sobre algo de ponta. Eles não eram filmes retro. Eles foram muito voltados para obras de arte tecnológicas, e, como tal, temos material. Vai ser extraordinário. Estou muito animado que as pessoas possam vê-lo. Vai ser tudo o que queríamos há 16 anos e não conseguimos.

É tão legal porque é uma combinação desta tecnologia muito diferente com uma franquia que faz você se sentir a maravilha de ser uma criança novamente.

PEGG: Totalmente! Eu levei a minha filha para o cenário, e ela conheceu BB-8, o droid que você vê no trailer. Ela sentou-se com ele por muito tempo, e acabou falando com ele. Os caras estavam operando-o, fora da câmera, e ela estava lá. Eu disse: “Vamos lá, nós temos que ir”, e ela disse: “Eu só quero passar mais tempo com ele e dar um outro abraço”. É apenas uma bola com uma coisa sobre ele, mas é uma prova de que esse personagem, o quanto ele vai ter impacto sobre o público, porque ele é tão cheio de vida. E que atravessa, por tudo. Além disso, vai ver os velhos elementos básicos novamente deixando louca a mente das pessoas.

Casting Call

Enquanto isso a produção segue com as chamadas nas agências de atores e atrizes para papéis secundários e figurantes. Há muita movimentação nas redes sociais a respeito deste anúncio. Ainda não há informação quanto ao papel de vilão e o das supostas presenças femininas.

Outra notícia que pode influenciar futuramente alguma produção na telona de Jornada refere-se a “Star Wars: Episódio IX”, que, segundo o Latino Review, contará com o retorno de J.J. Abrams na direção. De acordo com o site, Abrams, que é o produtor atual de Star Wars Episódio VII: O Despertar da Força, tem agradado ao estúdio Disney e por conta disso tem boas chances de retornar para concluir a nova trilogia, previsto para 2019.

Star Wars: O Despertar da Força chegará aos cinemas em 17 de dezembro. Rogue One (direção de Gareth Edwards) tem estreia prevista para 15 de dezembro de 2016 e Star Wars: Episódio VIII para 26 de maio de 2017 e terá a direção de Rian Johnson.

Portanto, J.J.Abrams estará bastante ocupado com a franquia de George Lucas pelos próximos anos. Se houver alguma continuação de Star Trek após o fim da trilogia dificilmente veremos J.J. na cadeira do diretor.