Boeing obtem patente de “escudos” estilo Jornada

EscudosA Boeing pode estar trabalhando em campos de força só vistos em “Star Wars” ou “Jornada nas Estrelas”. A fabricante de aeronaves Boeing adquiriu uma patente para um escudo de plasma que usa a energia para parar ou diminuir as ondas de choque criadas por explosões.

Embora os campos de força não irão bloquear balas, ainda ajudariam veículos militares a evitar que fiquem danificados das repercussões de um explosivo.

A patente, chamada de “Método e sistema para a atenuação de ondas de choque através do arco electromagnético”, ilustra como o sistema designado para proteger alvos de edifício, veículo ou pessoa seria constituído por um sensor capaz de detectar uma explosão geradora de ondas de choque e um gerador de arco. O gerador de arco seria capaz de receber o sinal de uma onda de entrada e produziria um campo de plasma entre o alvo e a explosão utilizando lasers, eletricidade e microondas.

“Tais incorporações como as descritas acima podem reduzir a densidade de energia da onda de choque através da criação de um segundo meio no caminho da onda de choque, que reflete o avanço, refrata, absorve e desvia a pelo menos uma parte da onda de choque”, diz a descrição da patente.

A patente foi concedida pelo Patent and Trademark Office dos Estados Unidos em 17 de março, mas não está confirmado se a Boeing vai avançar com a produção do sistema de atenuação de ondas de choque. A maioria das patentes, na verdade, não se materializam em produtos funcionais.

Fonte: Daily News