Mulgrew fala sobre a série Voyager

mulgrewKate Mulgrew apresentou recentemente o seu mais novo trabalho, não como atriz, mas como escritora. No seu livro de memórias, Born with Teeth, Mulgrew fala sobre fatos de sua vida e também sobre Voyager, a série que alavancou sua carreira. Numa entrevista ao site StarTrek.com ela conta a respeito de seu trabalho na franquia.

Em 23 de abril de 2001 foi ao ar o último episódio da série Voyager, “EndGame”, onde a nave USS Voyager, sob o comando da capitã Kathryn Janeway, encerrava sua jornada de volta para casa.

Aqui nesta entrevista apresentamos os tópicos relacionados a Jornada.

Vamos falar por alguns momentos sobre Voyager. É surreal  para você vendo que a série está próxima de completar o seu 20º aniversário?

Born with TeethMULGREW: Acho isso difícil de acreditar, porque Janeway está sempre comigo. Ela é o que as pessoas se lembram. Ela tem sido uma grande parte da minha vida. E não me sinto como se fosse há 20 anos. Então, eu não sei como responder a isso, a não ser para dizer que ela deve ser uma homenagem à própria experiência.

Todo o elenco de Voyager, com a exceção de Jennifer Lien (Kes), irá se reunir para grande convenção da Creation em agosto. Você está animada para essa reunião?

MULGREW: Oh, eu não sabia que todo mundo vai estar lá. Isso vai ser divertido. Isso será ótimo. Tenho visto a maioria deles individualmente em momentos diferentes, mas eu não os vejo todos juntos há anos.

Você já ainda ouve a voz de Janeway na sua cabeça ou imagina algo como “O que Janeway está fazendo agora?” Ou foi um papel que você interpretou, acabou e a vida continua?

MULGREW: Este último. Janeway foi um papel magnífico. Foi uma mudança de vida e, certamente, papel de mudança de carreira que eu interpretava, e eu atuei com cada partícula do meu ser. Então, agora, ela está descansando. Ela está alegremente em repouso, mas eu estou sempre em gratidão com ela. E ela pode ser ressuscitada. Você nunca sabe.

Então você estaria aberto a fazer Janeway novamente?

MULGREW: Sim, mas só se eu pudesse fazer isso com William Shatner e Patrick Stewart. Os capitães têm que ficar juntos. E foi muito triste com Leonard Nimoy, não é?

Tanto quanto Kate Mulgrew e como Kathryn Janeway você foi um modelo para muitas, muitas mulheres jovens. Estamos supondo que ouvindo falar disso você nunca fica velha, certo?

MULGREW: Claro que não. Eu recebo muito isso. Eu ouvi ontem à noite em Chicago. Eu ouvi em Nova York, por ocasião do lançamento do livro. Eu acho que muito do que está conectado a Janeway, e eu sou grata a Janeway por isso e eu sou muito grata a Rick Berman por isso, com a oportunidade de interpretá-la. E eu sou muito grata a Genevieve Bujold, que teve as ferramentas necessárias e a elegância de se demitir e não deixar a coisa toda em suspensão.

Última pergunta: Qual é o próximo trabalho?

MULGREW: Eu vou estar promovendo o livro. Eu vou estar promovendo a nova temporada de Orange Is the New Black. E, depois, voltar a trabalhar na série, na verdade. Começamos a quarta temporada, em junho. Eu tenho uma carga completa para os próximos meses, e tenho estado ocupada – felizmente ocupada – nos últimos três ou quatro anos, o que tem sido grande. Tudo bem. E eu estou esperando para voltar aos palcos em breve, também. Eu vou estar fazendo um workshop em maio, com Jenny Schwartz. Eu fiz um trabalho com ela alguns anos atrás chamado Somewhere Fun. Então, Reed Birney e eu estamos trabalhando com ela para esse fim. Queremos desenvolver uma peça sobre a dissolução de um casamento longo. Ele é um dos meus amigos mais próximos, um ator brilhante. Então, eu vou estar fazendo isso por duas semanas em maio, um pouco antes de voltar a trabalhar em Orange Is the New Black.